quarta-feira, setembro 11, 2013

A legalidade do tacho

A quantidade de panelas que por aí há já transformados em tachos como utensílios já considerados obsoletos dado que são muito baixos. É que é a fundura, logo quantidade ou capacidade que distingue um tacho de uma panela. Como sabemos dos "paneleiros" fazedores de boas panelas, devem ser estas as preferidas, pois só nestas se fazem as melhores cozedoras conservadoras do bom paladar dos alimentos. Experimentem fazer um cozido à portuguesa, com todos os devidos ingredientes numa panela, bem cardada, e depois num simples tacho. Que diferença de paladar.
E eu, que nunca fui sequer funileiro, apesar de saber deitar pingos, sei que nesta aldeia-jardim à beira-mar plantada de quem merecia bem uma boa recompensa pelo trabalho desempenhado no serviço da coisa, pois ainda não viram recompensados todos os seus esforços.
Só teve direito a um pote, também conhecido por panela, com três pernas, em certas regiões do país, em ferro bem forjado, como bem forjadas foram as saídas dos pobres que se abarbataram a pensões de reforma obscenas. E ela, quando de lá sair? Vai ter direito a uma como a do Gajo ou, pelo contrário, vai ver-se a mãos com uma simples pensão relativa a um salário mínimo? O Coiso disse ir mandar rever tais situações, aberrantes. Estaria a pensar na D. Marafona.
 

(texto subversivo e obsoleto de autor não identificado)

 

Sem comentários: