quarta-feira, agosto 28, 2013

O sol nascia sempre do mesmo lado

….” O que eu quero é deixar contadas aqui as horas em que todos vivíamos felizes, sem nada a impedir-nos de falarmos uns com os outros. Principalmente os vizinhos de porta com porta, como sucedia comigo e o meu amigo compadre Luzio. Mesmo a...ssim, sabe-me bem voltar ao estribilho. Entoá-lo um pouco mais ou menos é o meu desvelo, eis a questão. Ou o meu calvário, conforme. Lembro-me bem, tão vizinhos que nós éramos todos, eu que o diga, que é difícil esquecer esses pontos de verdade. Casas com casas, pinhais com pinhais, searas de pão com searas de pão. O sol nascia sempre do mesmo lado, das bandas do castelo, lembro-me como se fosse hoje, entre a casa da Maria Ferrita e o pinheiro do Arménio. E o astro, a erguer-se na sua glória, floreava sobre as searas, bafejava-as nas crescenças, poisava a sua luz nas folhas e nas espigas, até aloirarem no tempo das colheitas.….”
[Idalécio Cação]

(Texto subversivo e inédito)

Este texto do mestre da escrita nada tem a ver com estes gajos. Está aqui como candidato a preso político. Ele e eu, pois não merecemos mais.

Sem comentários: