terça-feira, agosto 27, 2013

Descontinuado


Descontinuado

Livraria de centro comercial, daqueles de luzes em cuzes, tudo muito apelativo, organizado.
Os tops de vendas ali estão, mesmo a entrar pelos olhos adentro, como arco triunfal editorial. Os temas em letras garrafais indicam-nos que agora é que vai ser, que vamos todos saber de informática, religião, psicologia e ler, ler muita, ficção. Todo o bicho careta que leva com as luzes da televisão passou a ser escritor de nome na praça, pergunto a mim mesmo como é que eles ainda têm tempo para escrever tampa letra para tanta página de livro, aparecem nas estantes por detrás do balcão de atendimento.
Já tem o nosso cartão? Não se quer fidelizar? Os Dan Brown abafam a bancada com livros de capa dura, colorida e de relevos, com anjos, anjinhos e anjolas.
Venho à procura do livro do autor tal, com este título, disse eu quando chegou a minha vez de ser atendido. A busca rápida no sistema informa-me que o nome do autor e do título correspondem, que está correto, mas a edição está descontinuada. Descontinuada, o palavrão para dizer que já não editam, que a gestão do stock livreiro não está interessada.
Os Dan Brown não estão descontinuados, assim como todos aqueles bichos caretas escritores da televisão. Um sorriso desconfortável mostrou-me que quem está a ficar descontinuado sou eu. Senti-me subversivo. Sou um candidato a preso político, ou melhor, em regime dito democrático a ser mais um ostracizado.

 

Sem comentários: