quinta-feira, outubro 07, 2010

Areias da Gândara

O terramoto de 1755 esteve no virar de página no pensamento em Portugal e na Europa da época. As certezas em que estava apoiada a sociedade ruíram com o desabar das paredes das igrejas, no auto badalar dos sinos no dia de 1 de Novembro de 1755 e nas réplicas que se lhe seguiram.
Tal como agora, na época Portugal era Lisboa. Foi aí que o poder concentrou esforços. A restante paisagem foi seriamente danificada quer pelos abanões físicos, sociais e ideológicos, quer pelo maremoto que varreu toa a costa de Norte a Sul e Algarve.
Na minha opinião, as areias da Gândara foram resultado desse cataclismo que veio do mar, o maremoto ou tsunami como agora lhe chamam, que deve ter galgado todo o cordão dunar da época, entrando terra adentro e recuando, alterando toda a linha da costa, colocando assim enormes bancos de areia estreme à disposição do vento.
Só passados mais de 150 anos é que se pensou em semear a actual Mata da Tocha.

5 comentários:

Bruno E. Santos disse...

Desculpe lá "Sr. Manuel", mas parece-me que a sua teoria entra em contradição com as que já li, baseadas na Geologia, que vão mais na direcção de uma acção milenar lenta e progressiva!

Também não sei se o tsunami que se segui ao terramoto era assim tão poderoso, para entrar vários quilómetros pelo cordão dunar adentro!
O tsumani terá causado várias dezenas de milhares de mortos em Lisboa, devido ao facto de o terramoto ter causado grandes incêndios que levaram parte da população a fugir e refugiar-se nas margens do Tejo!

Deixo mais uns apontamentos:
- A zona sul do país é ciclicamente atingida por terramotos de grande potência, quase todos os séculos! Tenho as minhas dúvidas sobre se alguma construção civil que por aí vejo, lhes poderá resistir!
- Um grave perigo já identificado pelos Geólogos, diz respeito ao desmoronamento previsível, numa data futura incerta, de parte de uma das Ilhas Canárias, que poderá provocar uma catástrofe gigantesca! Quem se quiser cultivar: http://en.wikipedia.org/wiki/Cumbre_Vieja#Future_threat

Manel disse...

«Mais de oito dias depois do primeiro de Novembro não tiverão as marés o seu curso regular».


Joaquim José Moreira de Mendonça, Historia Universal dos Terre motos, Lisboa, 1758, pp. 242-243.

Manel disse...

www1.ci.uc.pt/nicif/riscos/downloads/t13/testemunhos.pdf


Testemunhos históricos da influencia do terramoto de 1755 na laguna de Aveiro.

Manel disse...

www1.ci.uc.pt/nicif/riscos/downloads/t13/testemunhos.pdf



Testemunhos históricos da influencia do terramoto de 1755 na laguna de Aveiro.


Neste trabalho de Clara Sarmento, no ponto 7, o tsunami de 1755 e a laguna de Aveiro: ideias para o futuro sofreriam perdas profundas os núcleos urbanos de Furadouro, Torreira, S. Jacinto, Costa Nova, Palheiros de Mira, Tocha (Praia da Tocha) e Quiaios.
Ocorreria uma degradação intensa dos eco sistemas e cordão arenoso.

MDomingues disse...

O terramoto de Lisboa,foi dos mais devastadores de todos os tempos!

Mas talvez não como foi muitas vezes pintado!

«Fanciful Depictions

The Lisbon quake was redrawn, often in a fanciful manner, for many years throughout Europe. Chronologically, these depictions can be split into three groups. The first group was made immediately after the event, between 1755 and 1757. The second series is from the 18th century. The last are the illustrations for scientific or religious purposes of the 19th and early 20th centuries. »

Historical Depictions of the 1755 Lisbon Earthquake

http://nisee.berkeley.edu/lisbon/