terça-feira, setembro 01, 2009

Terrenos em falta

No mapa do século 19 podemos observar o limite do concelho de Cantanhede a sul da Praia da Tocha, à época Palheiros da Tocha. Para tal, bastará clicar sobre o velho mapa para ver o tracejado no sentido nascente para poente, a partir da estrada de ligação da Tocha à Figueira da Foz, isto é, na horizontal do desenho.
No http://sig.cm-cantanhede.pt/sigmc397/start.asp, observa-se que tal não é assim, agora, pois até a ETAR da Praia da Tocha está localizada no concelho da Figueira da Foz.
Será que os documentos históricos são inválidos para os actuais autarcas de Cantanhede? Que fizeram eles pela terra herdada? Venderam-na? Deixaram-se roubar?

5 comentários:

Bruno E. Santos disse...

É um problema que já deveria ter sido resolvido há várias décadas atrás! Acho que no presente e nesta questão específica, não se pode pedir responsabilidades aos autarcas actuais por isto! Agora já deverá ser um facto consumado, com difícil retorno!

E não estou a ver a autarquia vizinha a desistir de vários quilómetros quadrados de território! É que estes km 2, mesmo sendo apenas de floresta e dunas, já representam muito dinheiro por ano, em termos de Fundo de Equilíbrio Financeiro!

Anónimo disse...

Porra pá!!!! Mais uma ETAR em cima duma duna!!! Eu sou defensor das dunas ....
Cpts

Anónimo disse...

deve ser isto http://z.qz.sl.pt

Bruno E. Santos disse...

Agora é que reparei numa outra coisa engraçada, no mapa do século XIX! Só aparece uma Lagoa, na área actualmente correspondente à freguesia da Tocha! Será que nessa altura, as actuais Lagoas da Mata e da Salgueira, ainda estavam juntas numa única Lagoa?

Anónimo disse...

Ainda bem que o território de Cantanhede ficou apertadinho para aqueles lados. Porque a olhar pelo edifício a sul, e outros ao lado, limites do novo território, adivinhava-se uma desgraça urbanistica.
Foi óptimo. Porque se não sabem fazer... então é melhor deixar como está. Pelo menos daquele lado temos a garantia (por enquanto) que
a natureza vai permanecer intacta.
JPM dixit