quarta-feira, agosto 26, 2009

Semáforos

Esta é a actual distribuição de tráfego no arraial da Tocha, que não serve quem lá passa nem quem lá vai feirar ou simplesmente fazer turismo, onde a rotunda existente que constitui o actual sistema distribuidor de tráfego, só serve para ter uma estátua.

3 comentários:

Bruno E. Santos disse...

A situação mesmo irracional é a que se passa na entrada nessa rotunda a partir da rua Manuel Rodrigues Romão! Sempre foi uma entrada pouco segura, mas há cerca de 2 ou 3 anos fizeram lá umas alterações que a conseguiram tornar ainda mais perigosa!

Uma condutor tem de parar num stop! Contudo, só uns 7-10 metros à frente desse stop é que as leis da física (é impossível ao olho humano visualizar através de um prédio), permitem a um condutor conseguir ter visibilidade para averiguar se circulam ou não veículos e entrar na rotunda ou nos semáforos em segurança! É que nem há sequer um espelho côncavo colocado para facultar algum auxílio visual! A única forma de minorar o perigo deste sistema é esperar que o semáforo passe a vermelho, fazendo parar ou abrandar aí o trânsito! E o perigo é igualmente minorado pelo facto de que os automobilistas que vêm das direcções de Cantanhede ou Arazede tenderem a circular aí devagar! Contudo também há excepções, pois alguns gostam de acelerar aí a fundo para aproveitar o tempo que resta das luzes verdes ou alaranjadas dos semáforos!
Se um automobilista entrar e tiver um acidente, pelo código da estrada é ele o culpado, por não respeitar o stop; mesmo que lhe seja humanamente e fisicamente impossível visualizar outros veículos, antes de entrar nesse sistema de circulação!

Por acaso o "Sr. Manel"; pessoa geralmente bem informada; não sabe quem foi o indivíduo que concebeu as alterações nessa entrada da rotunda, há uns 2 ou 3 anos atrás? É que eu, como utilizador frequente e sem alternativa dessa entrada, tenho a curiosidade de saber!

aspirante a tacho disse...

Para mim, era dar com um gato morto nas trombas de quem aprovou tal rotunda... é que é burro todos os dias, o animal...

Anónimo disse...

Oh aspirante a tacho também não podemos andar sempre a dar com gatos mortos nas trombas aos "técnicos"... senão vão-se os gatos... e os ratos estão cada vez mais próximos do celeiro da Gandara...
Não vê que esses homens cursaram superiormente... e logo no 1º dia que apanharam a antiga "caixa de fósforos" vulgo "jardineira" do "Zé Maria dos Santos" para a faculdade deixaram de ouvir o povo. Escondem-se nos gabinetes e fazem umas linhas. Não percebem que são apenas operários que deveriam ser mais especializados.
Lembro-lhe aquela história de há uns anos, quando uma psedo-empresa "socovias" ganhou o concurso para alargar/asfaltar a E.N.109.
Andava o “inginheiro” ali a dar ordens aos medidores, quando um velho já amparado por um pau lhe disse; Olhe que a água neste sítio sempre correu para norte, estando a vala mãe a cerca de mil metros neste sentido. Mas o ser superior não quis saber disso, pois se a outra vala “real” estava a cem metros para sul, era para lá que deveria correr.
Só que a força da natureza nunca ninguém conseguiu enganar e, com as primeiras chuvas, lá estava uma grande lagoa na berma da estrada, que só não invadia totalmente o piso porque, como sabe, a 109 é bem alta e estruturada, mercê das toneladas de pedra que nos anos sessenta levou, altura dos 1ºs. grandes alargamentos.
E assim vai Portugal… uns vão bem, e outros?!... nem por isso.
Assina: JPM