terça-feira, junho 09, 2009

Gândara

(Foto tirada do http://setepartidas.blogs.sapo.pt/)
... ali estavam os dois apontadores, lado a lado, soberanos, exibindo os bastões do poder da escrita. Ali, eles tinham todo o poder do momento que a escrita tem. Ali, eles registam majestáticamente o número das carradas de mato que irão a colocar sobre a sementeira do pinho, um rego enorme no comprimento, um carreiro de formigas de mulheres de negro, de lenços traçados cobrindo as faces de memórias de tempos sarracenos ancestrais, de rostos queimados e retalhados de rugas, inclemências do tempo e do sol que queima mais vindo da areia que do céu, arrunhando e cobrindo a sementeira que o vento levará aqui, ali e acolá para o fundo da baleira.
...........

8 comentários:

PNR disse...

A candidatura do PNR às Eleições Europeias de 2009 mereceu a confiança de, pelo menos, 13.029 eleitores.
Trata-se de um aumento de 4.915 votos, em relação às últimas europeias de 2004, o que representa uma notável subida de 60,6%

Anónimo disse...

Cuidado Manel que o blog está a ser infectado por um nojento vírus.

Anónimo disse...

Carississimo ANONIMO. Nas eleições para o Parlamento Europeu de 1989, os renovadores fizeram um acordo com o PS, conseguindo eleger um deputado na lista socialista com o estatuto de independente (Pedro Canavarro). Cultive-se.

PNR disse...

Carississimo ANONIMO. Nas eleições para o Parlamento Europeu de 1989, os renovadores fizeram um acordo com o PS, conseguindo eleger um deputado na lista socialista com o estatuto de independente (Pedro Canavarro). Cultive-se.

Manel disse...

Nesta tasca, apesar de o tasqueiro não fumar, informo que não é proibido fumar.
Mas informa que o tabaco quando terá ser de muito boa qualidade, assim como tem sido o vinho.

Assim, lembro que o tema do post é a Gândara.

advheleno disse...

Oh Manel, apanhaste mesmo um virus! Está linda,está! Olha, muda de Blog, e se não resultar foge para a Bairrada. E se assim mesmo não resultar, como solução atómica, escreve ao juiz Baltasar Garzón, que já mandou prender o Pinochet.

Anónimo disse...

Em democracia, uma das coisas mais importantes, é respeitar as opinioes dos outros, para que as suas igualmente sejam respeitadas.

Carlos Rebola disse...

A maquete sossega, exalando o fumo provocado pelas radiações sombrias (desaparecem as pegadas de cinza): primeira fase do processo. Em seguida, as sete luas a extinguir-se absorvem essa espécie de gás, desintegram-se numa poeira lucilante que a esfera maior atrai e assimila à sua penumbra (segunda fase).
A terceira começa com enormes fracturas no areeiro. Não há vento nem deslocação das dunas; o solo, um pouco intumescido, abre-se em fendas paralelas (parecem traçadas à régua num estirador) e as árvores emergem lentamente da maquete: cor de minério púrpura, polidas em barros, saibros, humidade, por milénios de paciência geológica.
Assisto (assistimos os dois) em silêncio à ressurreição das florestas, também silenciosa.

(primeiros parágrafos do capítulo XXIV do "Finisterra" de Carlos Oliveira