sábado, abril 04, 2009

Gazeta dos Sarilhos

(Clicar sobre as imagens para aumentar)
Ainda não existia a TV Rural de Curral de Moinas, já a aldeia perdida entre pinhais no fim do mundo tinha a sua edição local de jornais. Antes do aparecimento do jornal Gazeta dos Sarilhos que chegou a ter 6 edições, existiu um primeiro jornal, o Diário dos Sarilhos que só se editou no ano 2001
Só duas pessoas estavam dentro do assunto. Uma sabia e a outra dizia. Toda a Gente sabia e Ninguém dizia.
As notícias eram sempre do maior interesse local onde às vezes crítica social não era bem aceite, mal que muitos sofrem mesmo não sendo do Escoural, levavam a que qualquer edição da Gazeta dos Sarilhos fosse tema central das conversas da aldeia.
O nome Gazeta dos Sarilhos vem do nome da rua principal da aldeia. Aqui é a rua dos Poços de Sarilho.
Na sua última edição, temos a notícia da Gazeta em Tribunal e uma crónica onde o homenageado é o meu amigo Isidro ( http://aminhamesada.blogspot.com/ ) , pois ao tempo era usual a distribuição pelos restaurantes da aldeia do jornal Auri Negra.
Faço notar que os nomes usados são alcunhas e outras subtis indicações para que os moradores da terra reconheçam os visados.

1 comentário:

advheleno disse...

Oh! Manel,o teu amigo Isidro é uma maravilha. Parece que vai ganhar a sua mesada. Parabens, mas nós perguntamos o que é que os gandareses ganham com isso. O Isidro Dixie, e ainda vai tirar umas fotografias. Olha, ele que apresente a conta ao GANDARES, que nós pagamos.
E viva o Jazz!
E vivam os tolos, que pagam as saloias tonterias pseudo culturais dos Isidros da nossa praça.