segunda-feira, outubro 13, 2008

Fazer chover no molhado

Ainda há menos de 2 anos o calcetado do arraial da Tocha era o orgulho, a Obra do Sr. presidente da Junta. Agora, talvez devido a algum achado arqueológico, talvez moedas caídas da bolsa da Dona Maria da Silveira, o arraial é um novo estaleiro eleitoral para a colocação de granito, segundo me disseram. Depois do alarido com o calcário na praça do Marquês, não acredito que o Sr. presidente da junta se borre com granito, pois até já me contaram que nem calcário seria colocado, antes sim, voltaria o tradicional chão de terra batida. Os especialistas de fazer chover no molhado lá andam a gastar o dinheiro do munícipe, e tudo à boca calada na dita impressa local. Há dias, uma equipa de TV foi proibida de filmar o arraial, pois aqui quem manda são os senhores presidentes de Junta e de Câmara, que trabalham arduamente para a reeleição.

16 comentários:

Anónimo disse...

...E como o lado sul do arraial aguarda sementeira já algum tempo, o lado norte menos exposto às intempéries, também irá ficar lindo p'amargiar uma boa leira de nabos!
... As grandes cagadas limpam-se sempre no fim de feitas!!!

Um abraço
..

Anónimo disse...

A câmara fez um empréstimo de 7.5 milhões de euros (1,5 milhões de contos), que representa cerca de 1/3 do seu orçamento... Mas enganem-se aqueles que pensavam que este dinheiro era para obras estruturantes... nada disso!!! será para jardins, rotundas, Chafaris, campos de golfe e de futebol... O Saneamento ficará a aguardar mais uns anos... Tb verdade seja dita quem nunca o teve nem lhe sente a falta...

Carlos Rebola disse...

Caro Manel

Provavelmente o que está a ser feito, é parte da estratégia de se ganhar mais um galardão ambiental.

Parece desta vez ser a reciclagem dos três “RRR”, a visada.
R de Reciclar materiais de pavimentos, mesmo que em bom estado, ou reciclar de no sentido de pôr a circular (em círculo fechado) as verbas ou bermas.
R de Reduzir os “fundos” dos buracos.
R de Reutilizar os resíduos, no preenchimento de buracos, onde já se encontram materiais que não foram reciclados por questões técnica e de custos elevados. Ou então, também provável, R de Reutilizar no sentido de voltar utilizar o pavimento anterior para impermeabilizar os solos onde estão a ser enterrados pneus, lixo comum mas também contaminante e alcatrão ou asfalto resultante da obras onde estão a enterrar tubos que poderão vir a ser de saneamento, para evitar a contaminação "in"consciente do Aquífero Cársico da Bairrada que afectaria a água captada nos Olhos da Fervença e distribuída pelos munícipes com toda a "disponibilidade" que já pagamos.

Mais um "prémio" seria a cereja sobre o bolo, dito, das eleições.

Um abraço
Carlos Rebola

Anónimo disse...

Granito? Sugiro antes mármore de Carrara! Ficava uma "chef-d'oeuvre" de grande categoria!

Quanto a isso de proibir uma equipa de TV de filmar o arraial, não acredito que seja verdade! É possível proibir a filmagem de um espaço público, do lado exterior da vedação? Só se foi para proteger a privacidade dos funcionários da obra? Não me parece que as coisas se tenham passado assim!

Anónimo disse...

Se os jovens da TV foram aconselhados a não filmar, não foram proibidos. Aqui o blogger está a faltar à verdade. Proibir é forte e um conselho sempre se aceita.
Parece que os munumentos têm o dedo nisto. Aqui é incompetência da Câmara Municipal e falta de gosto na obra, como a dizer que para quem é bacalhau basta. Depois não será calçada portuguesa mas antes lages de pedra de uma empresa dos lados de Viseu, tipo granitos e rochas, um largo de lages de pedra escura para os ciganos furarem com as fixações das tendas.

Anónimo disse...

? Qual a diferença entre "aconselhar a não filmar" e o "não filmar"????


Num concelho de freguesias sem necessidades!!!??? gastam-se as verbas em trabalhos onde toda gente possa ver, fotografar ou filmar... mas só no fim de prontos/inaugurados... não deixarei de fazer um "click"

Anónimo disse...

A ignorancia é a alma dos derrotados e dos charlatoes.
As vezes mais vale estar calado do que dizer asneiras, ou entao informarem-se. Pelo que me informaram essa coisa que se da pelo nome de IPPAR, com as suas mentes prodigiosas e claro inspiradas no Socialismo democratico (para eles) é que fizeram estas mudanças. Para não falar na flamegerada rotunda onde a queriam colocar no meio do arraial (Obra esta aconselhada e defendida pelos socialistas onde se incluia certo senhor Vitor Batista e outros mais) é pena que não se coloque esse famoso projecto para todos verem. 8UMA ROTUNDA NO MEIO DO ARRAIAL) - sim senhor grande obra.

Anónimo disse...

A ignorância governa-nos há 30anos!
De tanto olhar do seu umbigo para dentro do seu próprio umbigo,isto é, do largo da Tocha para o Largo da Tocha, ignora que há mais Tocha que olha de fora e para além do Largo, e que o olha com outros olhos.

Anónimo disse...

ACTA Nº. 1/98
----------Acta da Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal de Cantanhede realizada no dia seis de Janeiro de 1998.--------------------------------------------------------
CONSTRUÇÃO DE ROTUNDA AO KM 97+200 - LARGO DA TOCHA:- DA JUNTA AUTÓNOMA DE ESTRADAS-DIRECÇÃO DE ESTRADAS DO DISTRITO DE COIMBRA, ofício número quatro mil oitocentos e treze, datado de onze de Dezembro do ano findo, remetendo, para conhecimento, cópia do parecer prestado pela Brigada Territorial da Guarda Nacional Republicana, relativamente à construção de rotunda ao Km 97+200, na Tocha, o qual refere que existindo no local semaforização que regulariza e previne acidentes, não se justifica a alteração geométrica do local com a construção da rotunda. Junto ao processo encontra-se uma informação prestada em dezanove de Dezembro do ano findo pelo Vereador Senhor Major Jorge Diogo, do seguinte teor: “Tendo presente o teor dos documentos mencionados em referência, que se devolvem, informo Vossa Excelência do seguinte: “Diz-se no documento da Guarda Nacional Republicana que houve uma reunião da Comissão Distrital de Segurança Rodoviária, no dia vinte e nove de Outubro do ano findo. Se houve, desconheço em absoluto o que lá se terá passado, uma vez que não estive presente. Não me chegou qualquer informação ou despacho nesse sentido. Independentemente disso, continuo a considerar que a rotunda em questão é absolutamente fundamental e deverá ser implementada quanto antes. A semaforização existente no local, é obsoleta e geradora de conflitos de trânsito, incompatíveis com as necessidades de fluidez e segurança do tráfego rodoviário, sobretudo no Verão. Deve ser pura e simplesmente abolida e substituída pela rotunda”. A Câmara, por unanimidade e tendo por base a informação prestada pelo Vereador Senhor Major Jorge Diogo, deliberou reiterar a sua intenção de construir, quanto antes, uma rotunda ao Km 97+200, junto ao Largo da Tocha, dado que, conforme informação prestada pelo Director do Departamento dos Serviços Técnicos, em quinze de Dezembro de mil novecentos e noventa e sete, para além de todos os inconvenientes, a manutenção dos semáforos no local implica para a Autarquia um encargo anual de um milhão e quinhentos mil escudos, sucedendo-se as avarias e o derrube dos mesmos, pondo em risco a segurança e conferindo ao local um aspecto de degradação quase permanente.---------------------------------------------------------------------------------------------

Anónimo disse...

Nós quando não sabemos das coisas, nem nos queremos informar, mas vale estar calado e não dizer só asneiras. Só quero saber desde quando é que uma brigada da GNR já faz projectos para rotundas. E já agora se fosse assim como esta nessa informação, já a rotunda estava feita. Mas como disse é uma informação pela qual os devidos tecnicos não tiveram qualquer atenção. Quem se quizer informar devidamente que se dirija á junta e peça para ver o respectivo projecto da Rotunda que esses tecnicos queriam fazer e depois se tiver coragem diga se esta de acordo com essa rotunda e explique o que esses cabeças prodigiosas queriam fazer ao largo. Assim sim era informação. Quero ver a coragem de alguns. è só uma pergunta facil de responder! ESTÁ DE ACORDO COM O PRJECTO QUE OS TECNICOS COLOCARAM Á DISPOSOÇÃO DA JUNTA DE FREGUESIA, EM QUE COLOCA A ROTUNDA NO MEIO DO ARRAIAL? (Esse é o projecto que se encontra, para todos verem e dizerem verdades) é só um sim ou não

Anónimo disse...

Mas rotunda já existe e é linda, com aquela obra do Plácido bem no meio, mais as sebezinha onde se pode ler Vila da Tocha.
Para que serviria uma outra?
Só para atrapalhar, claro!
Como a entrada da freguesia passará a ser pelo Escoural, a terra do bloger, a arqueologia viária deve ser mantida para atrair turistas ao largo.
Para uma mentalidade a preto e branco, só uma resposta é válida: não, pois já existe uma rotunda.

Manel disse...

Caríssimos amigos frequentadores desta minha tasca,

Tenho esta tasca aberta a todos.
Aqui podem tomar os copos que queiram e dizer o que bem entendam, na liberdade que a todos nos assiste.
Vou aqui dar uma curtíssima opinião sobre o Largo da Tocha, pois planeio elaborar post mais elaborado, com recolha de informação mais detalhada para melhor fundamentação do mesmo, pois o que corre no diz que disse tem incorporado muito, mesmo muito, ruído. Aqui vai:

1.A actual distribuição de tráfego no arraial não serve quem lá passa nem quem lá vai feirar ou simplesmente fazer turismo.
2.A rotunda existente que constitui o actual sistema distribuidor de tráfego, só serve para ter uma estátua de arte de gosto piroso (é a minha opinião). Que me desculpe o escultor Plácido, mas é pirosa, sem chama e de encomenda através de fotografia única. O Plácido, com facilidade, faria melhor. Mas são gostos, e gostos….
3.Também considerei piroso e pouco prático, para o efeito de arraial de feira que se quer cada vez melhor, o piso de paralelos de betão amarelo que agora foi desmantelado.
4.Considero que tudo isto é demonstrativo de não qualidade que não é virgem nas grandes obras realizadas na Tocha, tal qual aconteceu com o Complexo Desportivo. Também isto tem levado ao esbanjamento de dinheiro público e municipal.
5.Considero que há responsáveis pela não qualidade, estando em primeiro lugar o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede. Depois podem chamar a capítulo os técnicos, o Sr. Presidente da Junta, etc.
6.Quero com isto exercer o meu direito de cidadania, discordando, apoiando, criticando e propondo, para que de alguma forma consiga atingir, mesmo que de raspão, o “pensar global e agir local".
7.Aqui, nesta tasca, a liberdade é para ser usada.
8.Um abraço amigo a todos o frequentadores e clientes da minha tasca.
9.Vai um copo? Esta rodada é por conta da casa!

Vítor Ramalho disse...

Por todo o concelho sucedem-se as obras com fins eleitoralistas.
Já estou a prepara-me para o golfe. Já adquiri uns tacos feitos de troços de couve, uma garrafinha de tinto e a sandoca de couratos só vou comprar na altura não vão aparecer por lá os asinos.

Anónimo disse...

can you email me: mcbratz-girl@hotmail.co.uk, i have some question wanna ask you.thanks

Anónimo disse...

It seems a little more than I need to check the information, because I was thinking: Why does not my GLOG these things!

Anónimo disse...

Very rich and interesting articles, good BLOG!
fishing net