A beatificação de 498 fiéis martirizados na perseguição religiosa que teve lugar durante a Guerra Civil (1934-1939) não deve ser vista de um ponto de vista político, disse um cardeal de nome Tarcisio Bertone, que é o Secretário de Estado do Vaticano.
É só isto que o Sr. Cardeal tem a dizer quando o lembram dos martirizados pelos regimes de Franco e outros ditadores?
Com tanto santo que ultimamente se tem formado, corro o risco de dar um pontapé numa perda e sair debaixo dela um qualquer santo ou beato.
Esta especialidade de fazer chover no molhado, é resultado da encenação de beatificações que em Espanha se tem vivido, enquanto os ventos de civilidade a vão varrendo.
Nem todo o vento que vem de Espanha é, obrigatoriamente, mau.
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=52317&seccaoid=4&tipoid=32
3 comentários:
Amigo Manel,
... Eu pensava que a guerra civil em espanha tinha feito muito mais vítimas!
"Os novos beatos são dois bispos, 24 sacerdotes diocesanos, 462 membros de Institutos de Vida Consagrada (religiosos), um diácono, um subdiácono, um seminarista e sete leigos." ... Se cada um destes tiver direito a um boneco de barro ou de pau, é um bom negócio de arte a explorar.
Cps
M.D.
Vá-lá que os signatários dos posts
não puseram à venda a bala utilizada nem mandaram a conta da mesma aos familiares numa prática que como estalinistas encartados ainda é utilizada pelo partido-irmão da china ... e será util informar que a maior parte dos assassínios,inclusivé destes religiosos,e só pelo facto de o SEREM,foram anteriores à reacção franquista!A gota de água foi a morte de José António Primo de Rivera-leiam o seu biógrafo José Miguel Júdice!!!No total,segundo dados recentes,dos socialistas espanhóis,foram muito mais as vítimas do lado franquista,que do republicano...
...Também era negócio mesmo que fosse uma réplica!Como em Espanha apagam-se as memórias do fascismo, em Portugal muitos pagariam o preço para trazer uma pendurada!!!
Enviar um comentário