quarta-feira, novembro 01, 2006

Poços do Mato

Aqui existiu a pequena lagoa “Poços do Mato” onde nidificaram as aves aquáticas da minha infância. Com a continuação do entulho de vária ordem para lá depositado, quer por particulares, quer das obras e podas dos plátanos do largo da Tocha efectuadas pela Junta de Freguesia da Tocha e lá directamente lançadas (onde até se pode observar os jovens plátanos que pegaram de estaca) e acabando com a demolição da velha casa de adobes, a coisa começou a cheira mal e lá veio a INOVA (a Inova é uma empresa municipal de Cantanhede) colocar a salvadora tabuleta. E assim a lagoa morreu!

25 comentários:

Anónimo disse...

Olá Manel. Temos que aceitar que o mundo que nos rodeia é composto de mudança. Mas na verdade é de lamentar que quem manda não tenha suficiente cultura ambiental para preservar algo que seria uma mais valia para a freguesia e por consequência não deixaria que se cometessem estes crimes horrendos (como diria o Louçã). Todos os responsáveis por esta situação que descreveste deveriam ser punidos. Mas como em Portugal toda a gente é inocente... (nem sei para que existe a Justiça)

Anónimo disse...

Caro Manel, sou leitor assíduo do teu blog, mais pelas questões como esta que levantas do que pelos temas políticos. Bom, desculpa lá isto. Ainda para mais gosto das tuas fotografias, são bem feitas. Mas a propósito dos Poços da Mata, trago aqui a minha indignação pela decapitação dos plátanos do largo da Tocha. Como estão agora, aquilo são árvores? Mais valia arrancá-los. Verificar por favor se acaso fazem o mesmo nos largos de Portomar ou Ferreira-A-Nova! Os melhoramentos não devem ser só de calçadas, mas delegar a quem de direito os cuidados a ter com as árvores em recintos públicos. Cumprimentos do Jorge Guerra.

Manel disse...

Mário,
Este processo de entulhar tudo, em que os particulares também são responsáveis, tem um grande responsável que é o poder autarquico, nas pessoas que são presidentes da Câmara e presidentes de Junta.
A INOVA tem espalhado entulho de obras que ela própria vai executando, nomeadamente asfaltos pelos pinhais da Fervença e que parte deste entulho de asfalto o presidente da Junta da Sanguinheira usou com entulho nas manilhas do Corgo e estrada rural na Gesteira, além do ficou em valados dos pinhais. Isto para não falar dos betuminosos que a Inova enterrou de qualquer maneira em Murtede.
Aqui nos Poços do Mato, além das podas do largo da Tocha, levou com entulho do largo que andam a pavimentar com cubos de betão amarelo, da responsabilidade da autarquia.
Estes resíduos estão catalogados na LER. Afinal também pertencemos à UE.
Um abraço
Manel

Manel disse...

Jorge,
Ainda irei postar oubre essas pavimentações com cubos de cimento amarelo no Largo da Tocha.
O largo não está a ser requalificado, está somente a levar com muitos cubos de betão amarelo e cascalho, mas está a ficar liiiiiiiiindo!
Pergunta ao presidente da Junta, pois a inauguração será em 2006, li eu na Expofacic deste ano.
Um abraço.

Pedro Carrana disse...

Manel
olho vivo.. e já agora :
LER - Lista Europeia de Residuos

Anónimo disse...

Não sei ao certo, mas o projecto do Largo da Tocha deveria ter sido estudado por arquitecto (ou arquitecta). Por isso muito cuidadinho com essas bocas...
Já agora, cumprimentos para o Manel.

Manel disse...

Obrigado Carrana, pois nem todos sabem o que é LER.

Manel disse...

Caro Observador:
Não sei quem foi o autro de tal projecto, mas que é fazer chover no molhado, é.
Trocou-se o saibro por cubos de betão, e isso não é requalificar, é mudar qualquer coisa e fica tudo na mesma. Não existe qualquer informação aos pagantes.

Cristina disse...

:((

beijinhos, bom fim de semana

Anónimo disse...

... e ninguém participa à GNR (do Ambiente sediada em Ançã ) ?
Vamos lá, malta de Cantanhede... assumam !

Manel disse...

Caro abade, a sua bença.
Claro que a INOVA já participou! Só pode, senhor abade!
Não é assim que manda a lei suprema?

Anónimo disse...

... mas e V/ ficam-se ?!

Só pode, sr. Manel !
Quem pacíficos que V/ me saíram ?!

MALHEM NO AMBIENTE, NA CÂMARA, NA INOVA... E CHAMEM A TVI, PORRA ! (desculpem, descontrolei-me)

Manel disse...

Caro abade,
Mais uma vez a sua bença, pois sua reverendíssima ainda não me a deu.
Quero a sua bença para ter que o divino me proteja, pois V. reverendíssima ainda não sabe, da parte dele que o caso já está nas mãos da dita autoridade? Ou será que o Abade anda de relações cortadas com o seu patrão?

Anónimo disse...

Para si caro Manel... A MINHA BENÇÃO ! Até pode ser a mais importante "URBI ET ORBIS" !...

Não meu caro, não sabia... mas, se nnguuem der um "empurrãozinho", por certo que ficará tudo em "ÁGUAS-DE-BACALHAU" !

Vá por mim meu caro, que já cá ando Há muito tempo !

+ + + (tome lá mais 3 bençãos)

Anónimo disse...

Caro Manel: Bom dia! A resposta do presidente da Junta à questão da poda/decapitação dos plátanos, foi "que não percebia nada de árvores" (?). Seria bom lembrar que uma árvore é um ser vivo, e que já o escritor Carlos de Oliveira compara a imagem da floresta ao mundo do pensamento (in "O Aprendiz de Feiticeiro"), talvez porque seja à sombra duma árvore digna desse nome que um homem ou uma mulher se sintam bem.´Saudações gandaresas.

Manel disse...

Caro Jorge,
Mas estás tu lembrado do espectáculo com gruas e tudo, só porque o vento derrubou uma árvore que messes depois foi cortada para o arranjo do largo? Foi há 5 ou 6 anos com foto de primeira página no Independente de Cantanhede.
É lamentável, mas é a realidade.

Manel disse...

Caro Jorge,
E também in "o aprendiz de feiticeiro", em que num Outono como este chegaram os arvoricidas à avenida que dava a janela de Carlos Oliveira, e podaram as árvores da mesma forma que os arvoricidas do largo da Tocha.
Claro que no "aprendiz de feiticeiro" foi nos finais de 60 e em Lisboa.

Anónimo disse...

Acho que vocês todos, ó malta amiga e comentadora, fazem muito bem em malhar neste assunto. Eu ando a ver por todo o lado neste país a pique as linhas de água, zonas húmidas e etc. a serem entulhadas, entulhadas, entulhadas! São, parece, vasadouros ideais de lixo! É preciso gritar!!! Gritar por juízo! Por respeito pelo ambiente natural -- que faz parte do nosso património para todos os efeitos!

Manel disse...

Amigo Arsénio, um abraço.
Este assunto está nas mãos da GNR Ambiente. Só não andará para a frente se altos valorers se levantarem.

Anónimo disse...

http://www.gnr.pt/portal/internet/sepna/12.denuncias/form_sepna.asp

Anónimo disse...

A autarquia de Cantanhede tem vereador (varredor) com pelouro (puleiro) do Ambiente?
Alguem sabe o nome da pessoa?
Tem do desporto ( vai muito à bola), tem da cultura (vai muito aos lançamentos e espaços de cultura), mas de Ambiente talvez seja aquele que muda as flores nas rotundas? Talvez1

Anónimo disse...

Mas o que é isto comparado com o que o outro fez em reserva ecológica??? Com muito luxo concerteza... mas em reserva ecológica!

Anónimo disse...

Mas o que é isto comparado com o que o outro fez em reserva ecológica??? Com muito luxo concerteza... mas em reserva ecológica!

Carlos Rebola disse...

Olá Manel
Podes dizer-me se as aves aquáticas voltaram a fazer ninho na lagoa "Poços do Mato" ou se a lagoa morreu porque a GNR "SEPNA" se esqueceu?
Onde fica a lagoa?
Julgo que seria bom reunirmos todos os problemas ambientais e de ordenamento do território num único local ou sítio. Quase em todas as aldeias existem casos de ocupação de terrenos comunais e de agressões ambientais. Será possível fazer algo do género?
Um abraço
Carlos Rebola

Roque disse...

Quando chamarem a GNR para vocês mandem-nos tambem a Febres, pois queremos ser solidários com os Tochenses nessa manifestação de desagrado.
Crime ambiental tambem abunda por aqui. Abraço e bom trabalho.