segunda-feira, outubro 09, 2006

Capital Europeia da Cultura

Coimbra foi ultrapassada pela escolha de Guimarães, numa corrida em que também participou Braga. Três anos depois, a frustração que ficou na realização de Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003. Coimbra, cidade a que tenho uma forte ligação, vai definhando cultural e economicamente, sob o olhar paternalista da torre da Universidade e da banalização de outras torres de centros comerciais, enquanto umas auto-estradas lhe passam ao lado a mais de 120 km/hora. Pensar o que se quer para o colectivo futuro é uma urgência e uma mais valia, pois numa região, tal qual numa cidade, os centros vão mudando de local e novas centralidades está aí, isto é, o aparecimento de novas oportunidades. E sendo um pouco mauzinho, pergunto se na escolha da capital Europeia da Cultura alguém sabe se Coimbra ficou à frente, ou atrás de Braga?

7 comentários:

Anónimo disse...

Ai ficou atrás de Braga, ficou.
Andou por lá uma tal BRAGAPARQUES, que os sugopu até ao tutano !
Assim como o CATARINO também andou, a fazer umas rotundas de Merda (conlicença), que além de nos atrapalhar a vida, ficaram uns abortos !...
Quanto ao Metro?... gataram-no ! E foi promessa do actual Presidente, vejam só !
Fizeram uma ponte pedonal, que com uma cheiita do Basófias, deu cabo da margem ajardinada do Polis - ricos cálculos ? (Engenharia civil em vez de Engenharia Hidraúlica !)

Estes "doutores", continuam muito por baixo !

Manel disse...

caro satanás,
O Bragaparques suga-nos, também, quando por necessidade temos que deixar o carro no aeroporto de Lisboa. Paguei mais de estacionamento do carro no parque do que da viagem de avião Lisboa -Stuttgart - Lisboa.
Relativamente às rotundas de Geria, que são as que uso com muita frequência, são estúpidas porque além de serem de granito, sendo Coimbra uma cidade de calcário, são perigosas a quem lá passa. Estúpidas porque prejudicam os outros e se prejudicam a si mesmas.
Relativamente à ecolha para capital eurpoeia da cultura, não é mais que o resultado de acções que se repetem em muitos municípios deste país, isto é, os autarcas transformados em comissões de festas e os ditos jornais locais a darem lustro ao cágado. Veja o título do "As Beiras" de ontem!

Anónimo disse...

Cadagalho no seu macaco...de rotundas e cultura percebo eu...que estavam à espera?????????????

Anónimo disse...

Ó Satanás, olha que engenharias só há duas: a militar primeiro e a civil depois. As outras são imitações. E a especialização não será o melhor indicador de inteligência...
Mas afinal, Coimbra perdeu para Guimarães porque chegou primeiro. É o berço da Nacionalidade. Tanto que foi daí que D.Afonso Henriques partiu para conquistar Lisboa aos Mouros. E conseguiu... Só que deixámos que os Mouros continuassem lá!! Agora até parece que constituiram os "Diabos Vermelhos".

Anónimo disse...

Perdeu porque os outros são melhores, i mai nada, mas que carago...

Anónimo disse...

Depois do que foi o Coimbra Capital Nacional da Cultura, estavam à espera de quê?
"A água não passa duas vezes debaixo da ponte". As oportunidades ou se agarram ou se perdem e os agenters culturais de Coimbra que tiveram a oportunidade de mostrar que a cultura é tudo o que diga respeito à actividade humana e não apenas feito por um elite, como gostaram de mostrar os "Senhores Doutores de Coimbra".
E porque é que tinha de ser Coimbra? Começem por elaborar uma política cultural séria e credível para a cidade e mostrem do que são capazes, envolvendo um maior número de pessoas e de actividades.

Parabéns Guimarães, património da Humanidade.

E já agora como é que está o processo de candidatura da alta de Coimbra a patrimónnio da humanidade? Parece que muito lento.

Anónimo disse...

Mais uma vez a culpa é dos Catarinos!!! Vejamos, meus amigos....
Se Coimbra fosse Capital Europeia da Cultura , seria teoricamente impossível que a próxima fosse Cantanhede!!!
Então, e as culturas de Jorge Catarino Unipessoal, Lda. ????
Estão todos feitos uns com os outros, acreditem!
Ai, ai, ai, ...não há coincidências!!!!