quarta-feira, setembro 15, 2021

Capela de Nossa Senhora da Tocha

 A capela da N. S. da Tocha de Santo Varão tem uma orientação de implantação semelhante à igreja da N. S. da Tocha na Tocha.

Foi instituída em 1661, enquanto a da Tocha foi em 1636.




 



Capela de Nossa Senhora da Tocha

IPA.00005199

Portugal, Coimbra, Montemor-o-Velho, Santo Varão

 

Capela seiscentista, planta rectangular. Retábulo e imagem da padroeira maneiristas.

Descrição

Planta longitudinal, simples, regular. Interior - exterior coincidentes. Volume simples disposto na horizontal. Cobertura de telhado em duas águas. Fachada principal orientada a E., de empena triangular com pequena cruz ao alto e pequena sineira à esquerda. Ao centro rasga-se o portal de verga recta, com cornija e frontão de volutas, entre as quais se inscreve o milésimo de 1661. No alçado lateral N. abre-se uma porta rectangular, simples, e no a S. uma janela quadrada com grade de ferro. INTERIOR: Espaço uno, apenas iluminado pela pequena janela da parede do lado S. À direita da entrada, sobre a verga da porta do lado N., existe uma lápide armoriada contendo inscrição alusiva à instituição da capela, nela se encontrando sepultados Francisco José Floreado e sua mulher Brites Aires Fereira, bem como alguns descendentes. O altar-mor mostra um retábulo em pedra; duas colunas coríntias ladeiam o nicho central, que guarda uma imagem de Nossa Senhora da Tocha; lateralmente dois nichos mais pequenos com esculturas em pedra. O retábulo está ornamentado por frontões triangulares e decoração geometrizante, vegetalista e figurativa.

do sitio  http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5199

A Assembleia da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, em reunião efectuada a 27 de Abril de 1990, aprovou por unanimidade a sua classificação como imóvel de interesse concelhio. Apesar de, há pouco tempo, os seus actuais proprietários terem realizado obras de beneficiação do telhado e das paredes, as portas e o retábulo ainda se encontram em péssimo estado de conservação.

do sítio https://www.santovarao.net/referencias/arquitetura/



Sem comentários: