terça-feira, maio 19, 2020

Castelos virtuais

(Muralha da China)
  
Nas últimas duas a três décadas temos observado os negacionistas do aquecimento global e da poluição global, a trabalhar como se não vivessem no planeta Terra, como se fossem uns eleitos do divino.
Tal como os senhores feudais tinham os castelos para se defenderem doa ataques dos servos, eles têm as suas fortalezas virtuais, mais seguras que os altos muros feitos de pedra. Eles julgam-se fora das restrições comuns aos habitantes do planeta
São eles os donos da opinião publicada. Estão em todos os estados.
Este vírus global deu uma paragem brusca e não planeada. Só que eles dos seus castelos já estão recolocar tudo a seu jeito, tu do no novo sítio, aproveitando o espaço limpo deixado pela pandemia. Esta travagem e viragem em ângulo quase reto é a oportunidade de limpar o todo o seu cadastro, para aparecerem depois com roupas novas, limpas e brilhantes aos olhos dos que vivem com os pés poisados na Terra.
A oportunidade serve para todos, dirão. Mas os senhores do castelo já a pensaram toda, e nós só comentamos como se histórias de imprensa cor-de-rosa se tratassem.
Tenho receios que o pessoal troque alguma pseudo-abundância pela limitação das liberdades individuais, logo nós que estamos viciados em petróleo.

Sem comentários: