quarta-feira, outubro 09, 2019

Jogar ao Liques




Liques: Jogo de cartas, onde se pode fazer bluff f, isto é, apostar o jogo sem mostrar as cartas durante o jogo, no embaralhar, no partir de cartas e dar sinais aos parceiros.

O Liques de quatro, como o nome indica é jogado por quatro pessoas em equipas de duas. Cada jogo vale três pontos e termina aos oito jogos. A valorização das cartas é a seguinte por ordem decrescente: cinco de ouros (liques); cinco de paus (licanço); dama de espadas (sota preta); quatro de paus; ás de espadas (cona); três dos quatro naipes; dois dos quatro naipes; restantes ases e as restantes figuras. O jogo do liques de quatro é também conhecido pelo nome de jogo do Garujo.

O Liques de seis, como o nome indica é jogado por seis jogadores em equipas de três elementos. Cada jogo vale três pontos e termina aos oito jogos. A valorização das cartas é a seguinte por ordem decrescente: conde de paus (cavalo); dama de ouros (dourada); cinco de ouros (liques); cinco de paus (licanço); dama de espadas (sota preta); quatro de paus; ás de espadas (cona); três dos quatro naipes; dois dos quatro naipes; restantes ases e as restantes figuras. O jogo do liques de seis é também conhecido pelo nome de jogo do Cavalo.

O Liques de oito, como o nome indica é jogado por oito jogadores em equipas de quatro elementos. Cada jogo vale três pontos e termina aos oito jogos. A valorização das cartas é a seguinte por ordem decrescente: dois de paus; ás de paus; conde de paus (cavalo); dama de ouros (dourada); cinco de ouros (liques); cinco de paus (licanço); dama de espadas (sota preta); quatro de paus; sete de copas; ás de espadas (cona); sete de ouros (dourada); três dos quatro naipes; dois dos quatro naipes; restantes ases e as restantes figuras. 

Sem comentários: