quarta-feira, setembro 11, 2019

Dar banho ao cão, ou como sujamos hoje muito mais água que antigamente.



Dar banho ao cão, ou como sujamos hoje muito mais água que antigamente.
Eu que já tenho 60.000 Km percorridos posso dizer-vos que vi e passei por muita coisa.
A grande viragem dos finais dos anos 60, inícios dos anos 70, foi por mim observada e vivida, em criança e início da adolescência, numa aldeia erma, perdida entre pinhais, no fim do mundo.
Assim, posso dizer-vos que para aquele tempo os objectivos higiénicos eram um banho semanal, e diariamente a higiene moura, isto é lavagem diária de mãos, cara, pescoço, orelhas e pés. Para os tempos de hoje, e por mim falo, o banho diário é o standard.
Como a água não se consome, mas sim suja-se, eu penso que deveríamos retornar aos parâmetros de higiene dos tempos da minha adolescência.

Nota1: para que uma higiene moura seja mais eficaz, deveríamos seguir um procedimento próximo do abdesto ou ablução, ritual de purificação islâmico antes da reza.

Nota2: nunca esquecer a lavagem diária das partes.

Abdesto ou ablução:

  1. Lavar a mão direita até ao pulso três vezes, depois a mão esquerda.
  2. Levar água à boca e cuspi-la três vezes.
  3. Gentilmente colocar água nas narinas com a mão direita e espremer o nariz com a mão esquerda para exalar a água, repita o processo três vezes.
  4. Lavar a face (desde a linha do cabelo na testa até à barba e de orelha a orelha por três vezes.
  5. Lavar o braço direito inteiro, incluindo a mão, três vezes, e depois a mão esquerda, três vezes. O muçulmano deverá lavar-se até um ponto acima do cotovelo.
  6. Com mãos molhadas começando as mãos abertas sob a cabeça junto à linha do cabelo, limpar até ao fim da cabeça, onde o cabelo acaba e regressar. Isto só é feito uma vez.
  7. Com dedos molhados, colocar polegares nas costas das orelhas, usar o indicador nas curvas da orelha e o dedo médio para lavar as orelhas. Isto é feito apenas uma vez.
  8. Começando com o pé direito, lavar ambos os pés, incluindo os tornozelos.
(Fonte wikipédia)


Sem comentários: