quinta-feira, setembro 13, 2018

Alguém tem cinquenta cêntimos de entusiasmo que me possa dispensar?




A mente humana é um universo insondável.
O que se passará na mente de uma pessoa que durante o seu tempo de trabalho efectua tarefas curtas, rotineiras e repetitivas? Deverá pensar nas actividades curtas que faz. Sim, pensará, mas será como um autómato, como tantos outros em outras tantas actividades, sendo algumas consideradas como mais nobres. Mais nobres só porque ao momento estão a preencher uma necessidade especial do momento, pois de nobre pouco terá na prática, mas como sendo apresentada de outra maneira, é neste momento a mais desejada, sendo só uma questão de tempo para se banalizar, passando logo a ser mais do mesmo.
Os pensamentos que se desenvolvem em paralelo com o automatismo humano serão simples, isto é, digo eu: comida, conforto, sexo, pequenos e grandes desejos sonhados, planeamento de actividades curtas e aquisições imediatas e longo prazo e futebol. Talvez muito futebol e novelas. 
Talvez pense em ganhar o totoloto! Este desejo é o que mais, talvez, active as dopaminas e a felicidade sonhada deverá escorrer a rodos pelos neurónios.
Depois, quer em viajem, quer em casa, há o bombardeamento constante de promessas de felicidade nas constantes ofertas publicitárias ao consumo. 
O que mais se pode desejar?
Alguém tem cinquenta cêntimos de entusiasmo que me possa dispensar? É que eu tenho o reservatório do entusiasmo completamente vazio.

Sem comentários: