quarta-feira, agosto 01, 2018

Os erros do passado e os crimes do presente



Os erros do passado e os crimes do presente.
São as tecnologias, ou melhor dizendo, as mudanças tecnológicas a alteram as relações na sociedade. Hoje estamos a viver uma espécie de fim do trabalho tal qual o conhecemos até agora, sendo este mesmo tipo de relação que nos trouxe até aqui, cujo fim nos está a empurrar para uma espécie de uberização que já se vê em nosso redor. Para além das relações individuais, também está a uberizar empresas e negócios, colocando em causa o próprio tradicional uso da propriedade, além de poder levar a uma progressiva desumanização do trabalho, colocando em causa a tradicional remuneração, pode trazer consigo o desejado pelos neoliberais, estes que se julgam sempre acima deste problema, o retorno à mercantilização pura e dura do trabalho.
Antigamente o senhor do escravo tinha a “obrigação” moral de ter consigo o escravo velho ou adoentado. Agora, com esta desejada mercantilização, o trabalhador será empurrado para um assistencialismo mínimo.
Não nos tentem enganar, sempre a falar do passado, como se os erros passados justificassem os crimes presentes. Às tecnologias devemos usá-las, assim como mudar e criar novas relações no trabalho e na sociedade. Devemos é estar atentos e contornar, rejeitando o neoliberalismo sem rosto que cavalga a demagogia, os nacionalismos racistas e os novos ismos protoditatoriais de nova vaga.

Sem comentários: