segunda-feira, novembro 07, 2016

Pousio (2)

Parar para pensar.
Tenho o Blogue desde Março de 2006 com actualizações mais ou menos regulares, e parei aqui para pensar sobre o que se está a passar com esta coisa chamada redes sociais.
Há uma década a Net era uma rede inteligente e diversa de novidades. Hoje mais parece um canal televisivo daqueles que passam “reality shows “, dramas em directo, não notícias, onde tudo, tal como num canal televisivo da moda, é previsível, muita felicidade a rodos, grandes jantares e festas, comentários da politiquice, futebolísticos e insultos. Tudo infantilizado e em manada. Foi um processo mais rápido que a transformação da tasca em esplanada da moda onde as conversas já não existem, onde nem se pode estar sem o ruído das conversas do lado a evidenciar o abovinamento formatado.
Colocar uma lengalenga deste tamanho na tasca virtual é inoportuno, chato e ofensivo, dirão alguns. Porque não te vais embora para tomar teu copo em casa, dirão outros.
Lembro que há menos de uma década alguns autores de blogs foram pressionados a retirar os seus escritos, processados judicialmente e em alguns países, presos. Lembro, também, que que um bloguer chegou a secretário de estado, coisa que as actuais redes sociais não se podem gabar de promover.



(continua)

Sem comentários: