domingo, novembro 13, 2016

Pensamentos económicos



Pensamentos económicos
Teoria do Decrescimento Sustentável
Decrescimento é um conceito econômico, mas também político, cunhado na década de 1970 – parcialmente baseado nas teses do economista romeno, criador da bioeconomia, Nicholas Georgescu-Roegen, publicadas em seu livro The Entropy Law and the Economic Process (1971).
A tese do decrescimento baseia-se na hipótese de que o crescimento econômico – entendido como aumento constante do Produto Interno Bruto (PIB) – não é sustentável para o ecossistema global. Essa ideia é oposta ao pensamento econômico dominante, segundo o qual a melhoria do nível de vida seria decorrência do crescimento do PIB e, assim, o aumento do valor da produção deveria ser um objetivo permanente da sociedade.
A questão principal, segundo os defensores do decrescimento – dentre os quais Serge Latouche é o mais notório – é que os recursos naturais são limitados e, portanto, não existe crescimento infinito. A melhoria das condições de vida deve, portanto, ser obtida sem aumento do consumo, mudando-se o paradigma dominante.
Crítica ao pensamento econômico dominante
Segundo seus críticos, as principais consequências do produtivismo – entendido como a ênfase dada aos aumentos de produtividade e ao crescimento, nas sociedades industriais, tanto socialistas como capitalistas – seriam:
• Esgotamento dos recursos energéticos (petróleo, gás, urânio, carvão) no próximo século, caso se mantenha o atual ritmo de crescimento do consumo. 
• Escassez crescente de numerosas matérias-primas. 
• Degradação ambiental: efeito estufa, aquecimento global, perda da biodiversidade e poluição. 
• Degradação da flora, da fauna e da saúde humana. 
• Evolução do padrão de vida dos países do hemisfério norte, em detrimento dos países do sul, no que diz respeito a transportes, saneamento, alimentação etc.
Embora o produtivismo tenha sido parcialmente questionado pelos defensores do desenvolvimento sustentável, a crítica dos adversários do crescimento é mais radical, já que consideram o próprio desenvolvimento como um oximoro(1) – uma contradição em termos. O desenvolvimento não pode ser sustentável, uma vez que o aumento constante da produção de bens e serviços também provoca aumento do consumo de recursos naturais, acelerando, portanto, o seu esgotamento – lembrando que 20% da população mundial já consome 85% dos recursos naturais.
Pressupostos da Teoria do De crescimento
• O funcionamento do sistema econômico atual depende essencialmente de recursos não renováveis e, portanto, não pode se perpetuar. As reservas de matérias-primas são limitadas, sobretudo quanto a fontes de energia, o que contradiz o princípio de crescimento ilimitado do PIB.
• Não existe evidência da possibilidade de separar crescimento econômico do aumento do seu impacto ambiental.
• A riqueza produzida pelos sistemas econômicos não consiste apenas de bens e serviços. Há outras formas de riqueza social, tais como a saúde dos ecossistemas, a qualidade da justiça e das relações entre os membros de uma sociedade, o grau de igualdade e o caráter democrático das instituições. O crescimento da riqueza material, medido apenas por indicadores monetários, pode ocorrer em 
detrimento dessas outras formas de riqueza.
• As sociedades ocidentais, dependentes do consumo supérfluo, em geral não percebem a progressiva perda de riquezas como a qualidade de vida e subestimam a reação das populações excluídas – a exemplo da violência nas periferias e do ressentimento em relação ao ocidente, por parte dos países que não apresentam o padrão de desenvolvimento econômico ocidental.
Os teóricos do decrescimento sustentável também acreditam que o PIB é uma medida apenas parcial da riqueza e que, se pretendemos restabelecer toda a variedade de riquezas possíveis, é preciso deixar de utilizá-lo como bússola. Assim, defendem a utilização de outros indicadores, tais como o IDH, a Pegada Ecológica e o Índice de Saúde Social (ver, adiante, capítulo Indicadores 
e Índices de Sustentabilidade de Nações).
(1) Oximoro é uma figura de linguagem que harmoniza dois conceitos opostos numa só expressão, formando , assim, um terceiro conceito que dependerá da interpretação do leitor.
Referências 
www.decroissance.org 
www.decroissance.info 
www.degrowth.net 
www.wikipedia.org.br http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

Sem comentários: