sábado, fevereiro 08, 2014

Conto actual


O LOBO E O CORDEIRO

Conta-se que o lobo bebia uma vez em um ribeiro, da parte de cima, e o cordeiro bebia em aquele mesmo ribeiro, da parte do fundo. Disse o lobo ao cordeiro:

- Porque me luchas a água e danas este ribeiro?

E o cordeiro respondeu e disse humildosamente:

- Eu não te faço injúria, nem lucho o rio, porque a água corre contra mim, e água é muito clara; e pero se a quisesse abolver, não poderia.

Outra vez o lobo brada forte e diz:

- Não te avonda que tu me fazes injúria e dano, e ainda me ameaças?

E o cordeiro outra vez humildosamente responde:

- Não te ameaço, mais eu me escuso com boa razão.

E o lobo respondeu outra vez:

- Ainda me ameaças? Já semelhante injúria me fizeste tu e o teu padre, já são mais de seis meses.

O cordeiro disse:

- Ó ladrão, eu não hei tanto tempo!

E o lobo iroso disse:

- Ó mau rapaz, ainda ousas de falar?

E foi-se a ele e matou-o e comeu-o

 

(Fabulário Português)

Sem comentários: