domingo, julho 07, 2013

As mil virtudes de se ser mandado às urtigas - JN

As mil virtudes de se ser mandado às urtigas - JN
É um alimento rico e com propriedades medicinais, pode ser fiada como o linho, transformada em papel ou adubo, usada como afrodisíaco, fonte de calor ou corante de tecidos... A lista de utilidades da urtiga, antigas ou descobertas há pouco, nunca mais acaba. Apesar das muitas conotações negativas, vai colhendo o nome de "mil virtudes" e, em Fornos de Algodres, a confraria está a investigar os diferentes campos em que pode ser usada, agora com a ajuda da Faculdade de Farmácia de Coimbra.
Um é o alimentar, diz o grão-mestre António Paraíso. A confraria desafiou Jorge Possidónio, talhante e produtor de enchidos de Fornos, a fabricar alheiras de urtiga, de sabor característico, com um fim de boca algo picante. O resultado foi tão positivo que está a ser patenteada. "Tem imensa saída, até já fomos contactados por grandes superfícies", diz Possidónio.
Aos 46 anos, António Paraíso, funcionário dos serviços prisionais e de reinserção, rendeu-se à urtiga (ou ortiga, ambas estão corretas). "Faz bem a tudo", resume. O grão--mestre começou a calçar as botas e ir para o campo por causa dos cogumelos. O interesse alargou-se à etnobotânicas, para estudar a presença de plantas na vida das pessoas, e rapidamente a urtiga destacou-se.
Sem medo do mau nome
António Paraíso quer divulgar a planta o mais possível e não se deixa influenciar pelas muitas conotações negativas da urtiga, até na Bíblia. "Pelo contrário, noto que as pessoas ficam curiosas e querem experimentar", diz. É assim que quer convencer os restaurantes da região a incorporar a planta nas ementas, desde a entrada, como uma pasta de urtiga, até à sobremesa (como pasteis de nata de urtiga ou queijo da serra verde.
As crianças já estão convencidas. No ano passado, a escola de Fornos ganhou primeiro prémio no concurso de empreendedorismo jovem da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela. O projeto foi um pão de urtiga, o Urtipão.
 

Sem comentários: