sábado, novembro 24, 2012

Em equipa que ganha, mexe-se


Em equipa que ganha, mexe-se

 

Não há nada de mais errado do que este ditado popular que diz que “em equipa que ganha não se mexe”. Sempre achei esta ideia muito curiosa, porque penso que é muito perversa e excessivamente conservadora. No fundo o que este ditado diz é que se uma equipa ganha, ou seja, apresenta bons resultados, então é porque é uma boa equipa e não se deve mexer nela. Mas então quando é que se deve mexer? Se não se mexe enquanto ganha, então esperamos que perca para poder mexer. É por isso uma estratégia perdedora, a curto-médio prazo, e muito deficiente.

2 comentários:

Escaravelho Obscuro! disse...

Vou-lhe dar um contra-exemplo verídico, que ocorreu aqui pela zona há poucos anos. Talvez alguns de vocês até saibam do que estou a falar.

Um clube desportivo da zona, numa determinada modalidade, ficou em primeiro lugar nos distritais de Coimbra e subiu aos nacionais.

A maior parte dos jogadores eram da zona, esforçaram-se e subiram. Qual foi a recompensa dessa equipa vencedora?

No ano seguinte, foi contratado o treinador da equipa que tinha ficado em sexto lugar nesses mesmos distritais, que trouxe consigo vários dos jogadores que tinham ficado em sexto lugar nos distritais.

Os jogadores dessa antiga equipa vencedora, foram quase todos relegados para o banco ou deixaram de ter lugar no plantel.

Pouco tempo depois (já não me lembro se 1 ou 2 anos), essa "nova equipa reforçada" desceu aos distritais. O público, que se identificava menos com a equipa, começou a assistir aos jogos em menor número. E algum tempo depois, essa modalidade, antes vencedora, acabou por ser extinta no clube.

Pergunto Sr. Manel, é assim que se trata uma equipa vencedora?

Manel disse...

Quando escrevi este texto não estava a pensar no futebol!