domingo, setembro 16, 2012

Tomar medidas

Esta coisa que se chama TSU é uma afirmação de fé ideológica no novo neo liberalismo, de Ética duvidosa ou inexistente. Na prática muito pouco resolve para o tal tapar do deficit, e a argumentação que ouvi como hipotética vantagem já caiu por terra, primeiro porque nunca foi experimentada, e segundo a parte emocional coletiva a matou à nascença.

Mais, o Governo e os poucos que ainda o defendem sem grande entusiasmo, ainda tenta passar a ideia de que a redução da TSU era uma exigência da Troica, uma espécie de moeda de troca para a flexibilização das metas do défice. Uma aldrabice política destas cabeças pensadoras neoliberais que nos governam e que têm como objetivo empobrecer a chamada classe média. Aqui reside a ideologia do Coelho, do Gaspar e em especial do supre ministro Borges, quando afirma modelar a TSU. Em vez de solidariedade passaremos a assistencialismo.

Ora não foi isso que alguém da dita Troica afirmou. Esta coisa da TSU é uma afirmação de fé do Governo, do Gaspar que fala daquele jeito que é só seu. Não sei se  se o rapaz raciocina devagar, se tem um problema de transmissão de sinal às cordas vocais, ou se está a gozar connosco, de tal maneira que até se confunde com o que afirma, pois deve esquecer no fim da frase o que disse no seu início.

Depois das manifestações de ontem nada vai ser como dantes. Os problemas não estão resolvidos, e as medidas que Coelho anunciou, morrerem antes de nascer. Estas manifestações exigiram Ética na política, na Economia e na Finança, e e aqui é que a porca terce o rabo: a Ética da Finança é a sua ausência.

É uma questão de sobrevivência social mudar de ações políticas e económicas, que levem a apontar os responsáveis, quem efetivamente fez da Finança um jogo de casino. Na rua , nas redes sociais, muitos apontaram o dedo na direção certa.

Eu não acredito em amanhãs que cantam. Não existem pura e simplesmente. As soluções baseadas na fé são quase sempre as piores.

A austeridade vai estar aí.

Será bom que estejamos preparados e atentos.

Teremos que mudar de rumo e em especial, mudar de vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

A TSU é uma receita eventual.... tirem as devidas conclusões...

Anónimo disse...

Dissertação com nota máxima, amigo Manuel Ribeiro.