segunda-feira, março 19, 2012

Artexanato

Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato), aquele que produz objectos pertencentes à chamada cultura popular.

O artesanato é tradicionalmente a produção na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas), realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto. Em algumas situações o artesão tinha junto a si um ajudante ou aprendiz.

Esta é a definição mais correta que encontrei para artesanato.

No entanto, acrescento que obra do artesão terá que ter uma utilidade prática e funcional, coisa que a maioria das obras que por aí chamam artesanato não tem.

O escultor Alves André, à laica de brincadeira chama a essas feiras, feiras de artexanato. Dizer que uma miniatura de um carro de bois tem arte e engenho, eu concordo, mas artesanato é o carro de bois, não a miniatura, pois na execução da miniatura não são aplicadas as técnicas da construção de um carro de bois.

No caso do ferro forjado, aí as técnicas da forja e do caldeamento são as mesmas quer para o rendilhado ornamental quer para a relha do arado, sendo esta de mais fácil execução que o ornamentado.

Escrevo isto para colocar o meu ponto de vista acerca da banalização das artes e ofícios, cujas técnicas e saberes se andam a nivelar por baixo com o nome amplo e abusivo de artesanato.



Alves André tem razão em não aceitar artesanato misturado com artexanato.

2 comentários:

Bruno E. Santos disse...

Por falar em artesanato pragmático e útil, alguém sabe se ainda existe aqui na zona algum artesão especializado em fabricar êmbolos de madeira/couro para bombas de tirar água manuais?
O meu actual já foi desmontado e reparado duas vezes, mas qualquer dia dá o berro!

Manel disse...

caro Bruno,

Terás que ser tu a reparar, pois o último que conheci, o carriço da Fervença, já não trabalha.
No entanto, o filho dele, Manuel Carriço, que foi meu colega na Escola Industrial de Cantanhede está apto, e tem conhecimentos para te executar tal trabalho, assim estja disponível.
Contacto do Manel Carriço?
Vou saber junto dos meus colegas, antigos estudantes da Escola Industrial.
Vai lembrando , por favor.
Abraço
manel