quarta-feira, fevereiro 22, 2012

As coisas são como são.

Corria o mês de Março de 2006 quando decidi entrar no mundo da blogosfera.


Era tudo novidade, onde a maioria das pessoas desconhecia o Youtube e o fenómeno Facebook estava longe de ser familiar aos internautas.



Tal como a Política Agrícola Comum destruiu a agricultura gandaresa, o eucalipto secou a floresta e Cavaco Silva matou a Política, o Facebook veio fazer algo semelhante à blogosfera ao aglutinar o e-mail, os fóruns, as notícias e outras coisas. Desde a época em que o Youtube era praticamente desconhecido até agora, muito mudou no universo internauta. Naturalmente os blogs acabaram por definhar. Este blog foi e é um espaço livre e aberto, na linha do quanto mais regional mais universal.



As mudanças climáticas ocorridas no ambiente internauta, a forma de vida cada vez mais global que a minha actividade profissional me vai exigindo, empurrou-me, também, para o facilitismo e imediatismo facebookiano.



Esta tasca, pois é assim que tenho designado este espaço, esteve e está de portas escancaradas. No entanto o seu terreno tem estado um pouco como a terra gandaresa na actualidade, isto é, com registo predial, contribuições pagas, estremas definidas, mas com um aspecto para o poisio.



As coisas são como são.



2 comentários:

Jomapa disse...

Manel:
Nada disso. O teu blog e um dos meus acessos para as noticias e para um visao sempre interessante da nossa gandara.
Eu percebo-te mas nem sempre o volume de comentarios e sinonimo de mais frequencia.
O blog esta vivo, continua.
Um abraco.
Jomapa

Bruno E. Santos disse...

A crise do Blog não terá a ver com a alteração verificada na sua política editorial, em que existiram modificações no tipo de conteúdos colocados?

Antes abundavam os conteúdos críticos que remetiam para a política e actualidade local/regional, o que gerava audiências via troca de bitaites nos comentários, entre o pessoal dos dois lados da barricada politiqueira. Nos últimos dois anos, os conteúdos têm sido mais virados para reflexões sérias e profundas sobre temas da actualidade (sobretudo temáticas políticas, económicas ou sociais de âmbito nacional), ou apresentação de dotes literários. Conteúdos esses que parecem passar ao lado das audiências que frequentavam o espaço! E é sabido que a qualidade editorial ou a sofisticação de conteúdos, costumam ter uma relação de proporcionalidade inversa com as audiências.

Aplicando uma metáfora, penso que o blog terá sofrido uma metamorfose de TVI/SIC para RTP2.