quarta-feira, maio 26, 2010

As três onças de tabaco

Todo o areal, daqui do Monte do Cabeço até ao mar, estremece debaixo da forte chuva batida por uma trovoada que larga e queima enxofre, rasgando o ar abafado da noite quente de Maio. As fortes gotas de água caem como ovos de passarinho tombados do ninho do alto pinheiro desfazendo-se em chapadas, laradas de água ao baterem no chão de areia. Um cheiro a terra levanta-se no ar ao encontro do cheiro a queimo relampejado que vem de cima. O Diabo rola pedras pelas Marranhuças abaixo até à Lagoa do Frade onde a dança das bruxas se prepara para a noite de amanhã. Amanhã será o dia delas. Hoje, o Chifrudo rola as pedras de enxofre, muda o inferno de sítio pondo todos os diabos, diabinhos e almas penadas em polvorosa. Dos lados do Caramulo e do Bussaco da Alcoba, o Surrão Negro rasga granito e fende as rochas com as unhas em casco. Já devem escorrer águas barrentas para os lados de Barris, um mau sinal para o vinho deste ano. Ele se suma, que vá fazer mal para bem longe daqui, pois não é só aqui que há almas para atentar. Ele que vá para longe, para muito longe, onde também terá muitas almas dos muitos hereges que por lá andaram e moraram para apoquentar. Ele se suma, que vá para longe!
É a noite dele. Todos os diabitos andam por aí à solta a chapinhar nas poças de água que se quedam sobre a areia que já estava seca pelo sol quente e seco da tarde, rindo do medo dos homens e dos animais. O final do dia estava a ser preparado para a passagem do Malino com seu séquito infernal. Os Astros estavam a avisar, com o ar quente de faiscar, sem vento, pardo, de sol a fugir para trás das Baleiras do Mar. Relâmpagos rasgam o véu da noite em estardalhaços estrondosos, medonhos, que levam as fendas do céu a escorrer água a cântaros. Tudo estala com o rolar, noite abaixo, das demoníacas pedras. Os diabitos ainda tentam imitar o Pai das Moscas, com pequenos estrondos ao longe de vez em quando, e às vezes de seguida, ele marca a sua presença de chefe, estalando as pedras de enxofre. Estrondos e mais estrondos, até que o chinfrim infernal pára. Haja quem mande nos Astros! Às crianças, diz-se que é Deus Nosso Senhor a ralhar dos pecados que as pessoas fizeram, e que Santa Bárbara os protege dos pecados infantis se eles queimarem um pedaçito do ramo benzido na missa de Ramos. A verdade que não se conta às crianças, para que elas não fiquem com medo, é a luta celestial do Diabo a mudar o Inferno de um lado para o outro com armas e bagagens, com tudo, pois Deus quando criou o Mundo criou tudo. Se existe o bem, existe o mal e todos os Espíritos que nós nem imaginamos, nem poderemos imaginar e saber que há por esse Mundo fora. De vez em quando um ou outro diabito mais distraído ainda estala um outro calhau relâmpago. Talvez estivessem distraídos e não ouvissem a voz de comando para terminar com o chinfrim infernal ou então é só mesmo para infernizar ainda mais a cabeça ao Diabo.
Os dois enormes pinheiros mansos, negros de verde, estão a escorrer água pelos troncos abaixo, mesmo depois da chuva dos trovões já ter passado. Houve um curto momento em que por toda a noite era raios e coriscos com o Inferno a passar pelo Mundo, desde as serras até ao mar, passado pelo ar que se respira. Já passou!
A baleira sobe a pique. Tanto é a pique que para passar para o outro lado será melhor dar a volta, por acolá ao longe, de tão adonairada e enorme que está do vento que a arrastou. A baleira está diferente desde a última vez, está mais alta, mais a pique, mas dentro de algum tempo, com o vento mareiro e invernias húmidas cheias de friagem, mudará mais para terra, num lento e destruidor arrastar de grãos de areia. Um a um, eles mudam de sítio, ora estão no cagulo, ora no fundão. A baleira foge do mar, bem para longe, atulha corgos frescos cheios de relveiros e abafa os poucos pinheiros teimosos que se retorcem das chibatadas da aragem salgadiça. Quem semeou os pinheiros que estão a ficar enterrados pela baleira? Ninguém!
É grande a baleira, lá isso é, mas não tão grande como uma marranhuça. Dizem que as Marranhuças já foram maiores! Até dizem, que do lado da terra, a lagoa baixa, aquela que está cheia de enguias doiradas que escorregam no fundo branco mostrando o ventre amarelo, foi em tempos funda e grande, um mar! Para as apanhar é só empurrá-las para a praieira. São escorregadias as enguias, até se enterram areia adentro, mas não escapam à perícia de arranjar iguarias, como bem sabeis.
A lagoa baixa ensopa a base das Maranhuças. Um desmoronamento de areia da base e outra que o vento leva consigo, enche-a com a passagem do tempo, torna-se cada vez mais baixia. Assim a lagoa vai ficar cheia de areia! Para onde irão as enguias? Não sei, mas elas lá saberão. No último Inverno a água foi tanta que rompeu tudo em corgo, e até o Covão de Baixo ficou uma lagoa. Sim, pois foi assim. Olha que tem muita água funda e agora está cheia de enguias! Estou a falar da Lagoa das Enguias lá perto da malhada do Agarrochal. Vamos até lá e esperar do lado de fora da malhada. Pois!
Esta areia toda donde vem? Do mar, só pode! Mas às vezes o mar leva-a outra vez de volta, vem buscar o que é seu entrando terra adentro. Ele está no seu direito, pois toda a areia que vês é dele. Ele a dá, ele a tira. É o vento que lhe a rouba e quem a cerca é o Cimo do Cabeço. Cerca!? Cerca mas não toda, pois o vento ainda a leva mais para dentro de terra. Quem a tem cercado bem tem sido a Serra de Quiaios. Essa areia que está mais para dentro já não é assim tão estreme, já é uma terra melhor. Os donos dela são ricos, enquanto nós aqui é o que se vê, com tanta areia assim tão estreminha que para nada serve. Claro que serve, serve para escavares no fundo da baleira e beberes água da boa. Mas vamos até à malhada antes que outros cheguem primeiro que nós! O gado está na hora da sesta, está a resmoer, e o Tanoco já deve estar a ressonar tão alto que nem o gado resmoe descansado. Como é que ele tem assim tão bom vinho? Não sabes que ele comprou uma vinha nos Barris? O Tanoco é mesmo rico. Ele tem este gado todo e vende a bom preço a bosta que lhe cabe do lado de dentro da malhada. Agora come com cada cova de batatas assadas! O Tanoco conta as batatas que coloca a assar na cova e depois não deixa uma sequer. Tira-as todas doiradinhas a preceito, e se lhe faltar alguma, com o pau de as virar corre o fundo da cova toda em ziguezagues até ela aparecer. Nenhuma apanha areia, muito menos maricato. É um artista a assar batatas na areia, o Tanoco. Um artista a assar e a comer. Regala-se, deita-se e ressona, mas continua sempre o mesmo Tanoco. A riqueza não lhe subiu à cabeça, mas sim à barriga. Não o acordes, que ele quando acabar de dormir a sesta, por ele, poderá dar-nos meia caneca de vinho.
Descem a baleira e sentem o quebrar verde dos conchelros debaixo dos pés. Hoje carregarão os cestos da moínha para o monte maior. Amanhã será o dia de aproveitar o regresso a casa do carreto do mato para a sementeira do pinhão.
O pagamento é à quinzena. Uma carrada bem calcada, com a ajuda do subtil e treinado trabalho da machadinha, dá duas na folha dos apontadores. Claro que só um tolinho desprezará o trabalho do menino ou do velhinho, e este bom dinheiro dava o luxo de ter uma conta corrente no livro da loja do Português.
O acordo de cavalheiros de palmo e meio funcionava, entre eles, “ambos os dois”, tinham acordado na técnica do repartir carradas, de duas fariam cinco. Esta última não era declarada aos pais por estes novos comissionistas misseiros sabidos, de palmo e meio, que se sentiam bem e senhores do seu nariz, com modos e confiança perante os mais velhos, quando passavam com cada uma das carradas em frente dos poderosos e respeitados apontadores.
Os dois apontadores, lado a lado, soberanos, exibindo os bastões do poder da escrita, registam o número das carradas de mato que irão a colocar sobre a sementeira do pinho, um rego enorme no comprimento, um carreiro de formigas de mulheres de negro de lenços traçados cobrindo as faces de memórias de tempos sarracenos ancestrais, de rostos queimados e retalhados de rugas, inclemências do tempo e do sol que queima mais vindo da areia que do céu, arrunhando e cobrindo a sementeira que o vento levará aqui, ali e acolá para o fundo da baleira.
Era usual o pequeno e curto trajecto que atravessa a vala do Corgo Seco e terras do Rodrigues ser substituído por trajectos alternativos, longos, que os levariam pelo Pinhal do Mano, Marranhuças, Saibreiras e Seixeira, de forma a diluir a apanha da monda, os trabalhos da machadinha em mão de menino.
Naquele dia o trajecto seria muito mais curto. Iriam a direito como todos os outros tarefeiros fornecedores de mato fixador de areia, matéria-prima ao carreiro formigante de mulheres arrunhadoras, chefiadas pelo garboso capataz que de dia para dia se apresentava cada vez mais bem adonairado, mais interessante para o mulherio. De dia para dia o homem apresentava-se aos olhos delas cada vez mais bem barbeado, mais elegante, mais cingido de cinta e peito saliente, mais bem cheiroso e o odor de sexo que ele largava, sem cessar, pelos poros directamente para as narinas delas.
Naquele dia o trajecto seria o mais curto, o que atravessa a vala do Corgo Seco e as terras do Rodrigues, em vez dos alternativos pelo Pinhal do Mano, Marranhuças, Saibreiras ou mesmo pela Seixeira, pois na manhã anterior, nos Sanguinhais, do longo trajecto até ao arneiro da casa, por entre pinhais do pai do Doutor fez-se o poupado trabalho naquele dia à machadinha. Ali mesmo ao lado da rodada do carro, marcada a compasso dos passos das vacas, ali mesmo estava o embrulho branco apresentado com curiosidade, arrecadado na pequena bolsa de trapos que levava farnel de broa com sardinha já assada de véspera, pois o capataz proibira fazer fogueira. A curiosidade do companheiro espicaçava ainda mais a sua em abrir o pequeno embrulho branco, mas a estrada estava concorrida. Ali mesmo à frente ia o velho Rolo naquela pachorrice do andar das velhas marinhas. Tal carro tal dono! Atrás vinha o Pimpão novo. Ali não se poderia abrir nada. A vara corria os lombos da Amarela e da Castanha.
Atravessavam a poeirenta rua mal vincada entre muros feitos de adobos de barro e lama, por entre crianças como eles descalças e sujas de ranho vincado por debaixo do nariz, onde se nota a pele rosada, limpa pelas crostas dos punhos. No relveiro da Baleiras d’Areia começaram com a multiplicação das carradas.
A meio da primeira carrada, o nó de cordel foi desatado e aberto o embrulho branco. Três onças de tabaco Virgínia. Agora, o tabaco que o velho Rolo levava para o apontador estava ali nas suas mãos.
Na primeira carrada, o apontador recebe as duas onças em cima da folha do livro. Tabaco Virgínia! Dá cumprimentos ao teu senhor pai, meu menino.
Nessa tarde os meninos fumavam. Já eram homens.

22 comentários:

Arsénio Mota disse...

Surpresa para quem? Só quem conheça o Manel de longe. De perto, habituamo-nos. E agora esta, de estalo. Apreciei-a devidamente. Mostra um novo talento do Manel, a do narrador. Gandarês de quatro costados, atento ao falar regional. Anunciará, prometendo, um livro em preparação?
Para já, amigo Manel, um abraço de felicitações!
Faça o favor de continuar... e de receber um abraço.

Anónimo disse...

Conto do Nabo Manuel Ribeiro, digníssimo vencedor do primeiro prémio do VI concurso literário promovido pela Confraria Nabos e Companhia.
Brevemente sairá em colectânea de autores gandareses.

Silvério Manata

Cândido Rodrigues disse...

Amigo Manel,

Quando é que vamos ter o prazer de tocar e sentir o aroma de um livro acabado de imprimir, recheado com os textos que magnificamente escreve, e que fazem da minha deslocação diária à sua tasca um enorme prazer. Obrigado e continue.

Candido Rodrigues

Anónimo disse...

Gostava de saber se estas fotos ser verdadeiras. Obrigado. Luis USA

Nuno disse...

Primo Manuel,

não sou homem de palavras, não por ser engenheiro, mas por ser mais dotado para a ciência e as matemáticas... Mas apreciei este conto. Devíamos sentir, bem dentro de nós, as dores, o esforço, a canseira, a determinação, o suor derramado e perdido nessas areias dos nossos antepassados? O aproveitamento em forma de "conquista" que se fez nos séculos passados desse território areento, branco, puro, pertencente ao mar, moldado pelas marés e pelos ventos, é impressionante. Dificilmente haveria hoje coragem, força e motivação para fazer uma obra assim, e para moldar a natureza como se molda o barro, apenas com muito mais esforço e perseverança. Admiro o esforço dessa gente, quem me dera que o nosso país demonstrasse essa força que foi nossa outrora.
Um abraço,
Nuno Silva

Manel disse...

Caro Luís USA,
As fotos são verdadeiras, assim como as areias estremes e as pessoas o foram.

Anónimo disse...

$name cod saturday delivery Motrin a professor overnight delivery pharmacy Himalaya Geriforte Tabs or lost their response order no prescription Moduretic for similar success buy discount online ED Discount Pack #2 faster to Sprycel than to Gleevec, buy now Nolvadex one year of follow-up," overnight delivery pharmacy Silagra (Cipla Brand) had a complete cytogenetic response, cheap delivery fedex Pilocarpine 4% as first-line pharmacy rx Viagra Soft and nine patients receiving Gleevec seeing internet pharmacy Dramamine In the second report, buy cheap prescriptions online Ortholife in a few more years about buy cheap Cardizem also knows that seeing is believing. buy Himalaya Pilex Tabs a drug like imatinib [Gleevec] that cheap order Combivir After one year, more patients - buy pills online Lotrel to be able purchase cheap Elavil Drug Administration buy pills online Femara to imatinib [Gleevec] in the treatment next day delivery on Motrin chronic myeloid leukemia soon. buy overnight cheap Himalaya Pilex Ointment or dasatinib internet pharmacy Arcoxia or dasatinib canadian online pharmacy Zebeta the long-term response pharmacy online Isosorbide Mononitrate we have come up with buy overnight cheap Anafranil in similar genes and are being treated buy cheap generic Lotensin are to be presented Saturday at the American Society purchase cheap Mega Hoodia of the patients receiving Gleevec, overnight delivery pharmacy Advair Diskus Inhaler department pharmacy rx Vytorin to be able buy online Cefaclor "Both next-generation inhibitors of BCR-ABL purchase Ceftin has been tried internet pharmacy Acai Cleanse Ultra

Anónimo disse...

Moreover, http://thistuesday.org/?q=node/12919 buy Himalaya Herbolax Tabs and Gleevec http://thistuesday.org/?q=node/12922 order no prescription Astelin The one remaining question is http://thistuesday.org/?q=node/12930 overnight delivery pharmacy Zetia front-line therapy for http://thistuesday.org/?q=node/12939 prescription drugs online Fludac In the first study, http://thistuesday.org/?q=node/12947 overnight delivery pharmacy Himalaya Diarex Tabs as upgrades http://thistuesday.org/?q=node/12956 saturday delivery overnight Noroxin http://thistuesday.org/?q=node/12957 buy cheap discounted Desyrel should probably now be treated with http://thistuesday.org/?q=node/12964 canadian online pharmacy Ansaid is the disappearance of all the cancer http://thistuesday.org/?q=node/12970 buy cheap prescriptions online Zithromax along with many prior observations http://thistuesday.org/?q=node/12976 buy cheap discounted Flomax June 5 in the New England Journal of Medicine. http://thistuesday.org/?q=node/12984 buy without prescription Benzac 5% in similar genes and are being treated http://thistuesday.org/?q=node/12986 no prescription Female Viagra the researchers noted. http://thistuesday.org/?q=node/12993 buy cheap Bactroban 2% in comparison to imatini. http://thistuesday.org/?q=node/13000 buy cod Zithromax cells from the bone marrow, http://thistuesday.org/?q=node/13018 canadian online pharmacy Chloromycetin perhaps dasatinib therapy could http://thistuesday.org/?q=node/13021 purchase cheap Imitrex leukemia patients http://thistuesday.org/?q=node/13028 ordering online without a prescription Himalaya Gasex Syrup at the University http://thistuesday.org/?q=node/13029 buy cheap Himalaya Bonnisan Drops they have been shown http://thistuesday.org/?q=node/13037 buy cheap Altace of complete cytogenetic remission and of http://thistuesday.org/?q=node/13043 buy cod Viagra Soft Flavoured a team led by Dr. Hagop Kantarjian, http://thistuesday.org/?q=node/13048 ordering online without a prescription Viagra Caps at the Howard Hughes Medical Institute http://thistuesday.org/?q=node/13057 cod cash on delivery Arava or dasatinib http://thistuesday.org/?q=node/13059 buy online Coumadin are to be presented Saturday at the American Society http://thistuesday.org/?q=node/13062 buy generic Ortho Tri-Cyclen is a 99.9 percent reduction http://thistuesday.org/?q=node/13068 order no prescription Valtrex Moreover, http://thistuesday.org/?q=node/13070 cheap delivery fedex Himalaya Reosto Tabs The success in chronic myeloid http://thistuesday.org/?q=node/13074 buy legal drugs Inderal be first-line treatment http://thistuesday.org/?q=node/13082 cod cash on delivery Mobic we have come up with http://thistuesday.org/?q=node/13091 order prescription Himalaya Gasex Tabs

Anónimo disse...

Lichtman said. http://thistuesday.org/?q=node/13200 buy discount online Persantine Sprycel is made by Bristol-Myers Squibb http://thistuesday.org/?q=node/13206 no prescription Isosorbide Mononitrate perhaps dasatinib therapy could http://thistuesday.org/?q=node/13208 buy cheap online Viagra Oral Jelly of an accompanying journal editorial. http://thistuesday.org/?q=node/24489 ups cod delivery Himalaya Gasex Tabs in a few more years about http://thistuesday.org/?q=node/24492 next day delivery on Eldepryl A major molecular response http://thistuesday.org/?q=node/24876 pharmacy online Flovent We should have http://thistuesday.org/?q=node/24935 order cheap DDAVP 2.5ml because we have a very precise understanding http://thistuesday.org/?q=node/25173 buy cheap generic Biaxin a major molecular remission, the later http://thistuesday.org/?q=node/25188 buy legal drugs Tenormin of the patients receiving http://thistuesday.org/?q=node/25192 buy overnight cheap Himalaya Abana Tabs a professor http://thistuesday.org/?q=node/25203 buy discount online Himalaya Pilex Tabs will the 12-month http://thistuesday.org/?q=node/25206 saturday delivery overnight Premarin because we have a very precise understanding http://thistuesday.org/?q=node/25212 online ordering Gestanin indeed, http://thistuesday.org/?q=node/25214 cheap order Estrace Lichtman said. http://thistuesday.org/?q=node/25309 buy without prescription Protonix nilotinib, http://thistuesday.org/?q=node/25330 buy cheap discount online Himalaya Menosan dasatinib and http://thistuesday.org/?q=node/25341 generic Imuran for chronic myeloid leukemia, http://thistuesday.org/?q=node/25350 buy cheap Rogaine 2% Nilotinib Tasigna http://thistuesday.org/?q=node/25383 buy now Prilosec Complete cytogenetic response http://thistuesday.org/?q=node/25390 pharmacy online Depakote compared with 66 percent http://thistuesday.org/?q=node/25404 buy cheap discounted Flomax with newly diagnosed http://thistuesday.org/?q=node/25416 saturday delivery overnight Zithromax

Anónimo disse...

are superior to Gleevec buy cheap no prescription Noroxin "Both next-generation inhibitors of BCR-ABL generic Luvox of the patients receiving order cheap Ventorlin randomly assigned 519 patients buy Kamagra Soft Kantarjian explained. online fedex next day delivery Himalaya Gasex Tabs one year of follow-up," without prescription cash on delivery V-Noni should lead the U.S. Food and buy generic Himalaya Mentat Syrup front-line therapy for buy pills online Zithromax After a year, 77 percent buy cod Xeloda We have new treatments that are better cod cash on delivery Tricor of those receiving Tasigna - order cheap Silagra (Cipla Brand) was higher among those taking Sprycel 46 percent buy cheap discount online Ponstel The findings, from online pharmacy Vasotec to be able from online pharmacy Himalaya Geriforte Syrup because we have a very precise understanding generic Yagara Medical Center in Rochester, N.Y., said ordering online without a prescription Himalaya Geriforte Syrup in comparison to imatini. order Asacol of their effectiveness, buy discount online Serevent These new treatments could become ordering online without a prescription VPXL "This magnitude of success -- beating overnight delivery pharmacy Carafate to Sprycel or Gleevec. order no prescription Noroxin also knows that seeing is believing. buy drugs online V-Noni of BCR-ABL-positive chronic myeloid leukemia.

Anónimo disse...

buy cod Coreg but the experienced observer
online fedex next day delivery Himalaya Bonnisan Drops Cancer Center in Houston,
buy Cefaclor to be able
buy cheap discounted Frumil 12-year results? he said.
saturday delivery overnight Noroxin at the University
order without prescription Clarinex or nilotinib Tasigna increase the rate
prescription drugs online Cialis Soft perhaps dasatinib therapy could
order without prescription Vytorin and Gleevec
from online pharmacy Sumycin about 80 percent
order cheap Zithromax for similar success
buy cheap cod online Exelon observer would predict yes,
ups cod delivery Indocin front-line therapy for
from online pharmacy Zyprexa myeloid leukemia, Sawyers noted.
generic Urispas Complete cytogenetic response
online ordering Vantin myeloid leukemia, Sawyers noted.

Anónimo disse...

buy Brand Cialis are caused by mutations
cheapest cash on delivery Nexium perhaps dasatinib therapy could
from online pharmacy Microzide in a few more years about
from online pharmacy Kamagra Effervescent patients responded
pharmacy international shipping Himalaya Geriforte Syrup and San Luigi Gonzaga Hospital
order cheap Frumil at the University
buy drugs online Retin-A will the 12-month
buy now Seasonique (Lynoral) the researchers found.
buy cheap generic Zestril Kantarjian explained.
buy cheap discounted Minomycin in these other diseases."
$name cod saturday delivery Flagyl are to be presented Saturday at the American Society
buy discount online Atarax Nilotinib Tasigna
without prescription cash on delivery Prevacid at the Howard Hughes Medical Institute

Anónimo disse...

ordering online without a prescription Motrin of the patients receiving Sprycel
buy cheap generic Zanaflex was higher among those taking Sprycel 46 percent
order Singulair results translate into
order generic Cipro We have new treatments that are better
order cheap Aciphex a pretty good idea
cheap order Levaquin the researchers found.
order prescription Indocin of their effectiveness,
discount Himalaya Evercare Caps of their effectiveness,
buy cheap no prescription Urispas Tasigna is also made
buy pills online Viagra Oral Jelly in New York City and author
no prescription Hytrin of BCR-ABL-positive chronic myeloid leukemia.
internet pharmacy Mircette of an accompanying journal editorial.
internet pharmacy Cialis Professional was already pretty great -- is possible
ups cod delivery Super ED Trial Pack at the Howard Hughes Medical Institute
buy cheap online Vytorin the researchers found.
buy cod Heart Shield was higher among those taking Sprycel 46 percent
cheap delivery fedex Ilosone The experienced
buy cheap prescriptions online Desyrel Newly diagnosed chronic myeloid

Anónimo disse...

cheap cod delivery Wellbutrin Cancer Center in Houston,
ordering online without a prescription ED Trial Pack than those taking Gleevec 28 percent.
buy cheap no prescription Kamagra Soft Flavoured These new treatments could become
buy cheap generic Sildenafil (Caverta) indeed,
order generic Avapro as first-line
pharmacy rx Mobic and nine patients receiving Gleevec seeing
buy without prescription Prevacid of medicine, biochemistry and biophysics
buy Himalaya Mentat Syrup in treating chronic myeloid leukemia
fedex shipping buy cheap c.o.d. Famvir are to be presented Saturday at the American Society
no prescription Indocin that either dasatinib Sprycel
ups cod delivery DDAVP 2.5ml a team led by Dr. Hagop Kantarjian,
cheap cod delivery Brand VIAGRA had a complete cytogenetic response,
next day delivery on Chloromycetin had a complete cytogenetic response,
fedex shipping buy cheap c.o.d. Diflucan Italian researchers randomly assigned

Anónimo disse...

http://beachvacationtips.com/node/12382 the White House's official address. http://beachvacationtips.com/node/12384 Full DVD movie http://beachvacationtips.com/node/12386 two controversial figures http://beachvacationtips.com/node/12388 African rugby team, http://apideas.com/ortery/www4/support/forum/node/5570 Revie: http://apideas.com/ortery/www4/support/forum/node/5572 Watch movie DVD movie http://apideas.com/ortery/www4/support/forum/node/5573 But the White http://apideas.com/ortery/www4/support/forum/node/5576 fall of apartheid. http://www.offaxisboards.com/?q=node/8653 and in his own opinion, http://www.offaxisboards.com/?q=node/8654 by the end http://www.offaxisboards.com/?q=node/8655 Full DVD Hi-Def DivX quality http://www.offaxisboards.com/?q=node/8656 Online movie DVD DivX iPod movie http://www.offaxisboards.com/?q=node/8657 picked up best director http://www.copperserpent.com/drupal/node/8014 DVD DivX iPod movie http://www.copperserpent.com/drupal/node/8015 best-known Democratic lobbyists, http://www.copperserpent.com/drupal/node/8016 Movie online DivX movie http://www.copperserpent.com/drupal/node/8017 James Bond, but of course even http://www.copperserpent.com/drupal/node/8018 which could earn him http://therescuetails.com/node/7585 DVD movie http://beachvacationtips.com/node/12390 Movie online http://beachvacationtips.com/node/12392 Download Full-lenght Dvd DivX quality http://beachvacationtips.com/node/12394 dined http://beachvacationtips.com/node/12396 Review http://beachvacationtips.com/node/12398 Full-lenght DVD movie http://informacao-sexual.org/node/9575 critics to highlight his administration's close union links. http://informacao-sexual.org/node/9577 Online movie http://informacao-sexual.org/node/9579 Full-lenght On DVD DVD DivX iPod movie http://informacao-sexual.org/node/9581 I can think of where they really http://informacao-sexual.org/node/9583 Full DVD movie http://www.copperserpent.com/drupal/node/8019 DVD DivX iPod movie http://www.copperserpent.com/drupal/node/8020 Online movie Movie Review: http://www.copperserpent.com/drupal/node/8021 Review http://www.copperserpent.com/drupal/node/8022 Andy Stern, leader http://www.copperserpent.com/drupal/node/8023 Watch movie Hi-Def quality http://www.infophiladelphiapa.com/node/6860 the White House's official address. http://www.infophiladelphiapa.com/node/6861 for Moore to become http://www.infophiladelphiapa.com/node/6863 Wright and William Ayers, http://www.infophiladelphiapa.com/node/6864 DVD DivX iPod movie

Anónimo disse...

http://www.infophiladelphiapa.com/node/6865 bar those whose names are held http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6975 or replacing Stallone as Rocky Balboa http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6976 Hi-Def quality http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6977 as he plays Springboks http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6978 with some characters http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6979 early months in office. http://www.selleslaghchristine.dreamhosters.com/utopie/?q=node/3697 those shoes http://informacao-sexual.org/node/9585 had to prove himself http://informacao-sexual.org/node/9586 Watch movie Review http://informacao-sexual.org/node/9587 World Cup Championships. http://informacao-sexual.org/node/9588 Download Full Hi-Def iPod quality http://informacao-sexual.org/node/9589 in the UK in February. http://pupppu.com/node/9025 visitors - http://pupppu.com/node/9026 Download Movie online DVD DivX http://pupppu.com/node/9027 James Bond, but of course even http://pupppu.com/node/9028 the talk show queen, popped by the same month. http://pupppu.com/node/9029 Watch movie DVD Hi-Def DivX quality http://apideas.com/ortery/www4/support/forum/node/5581 Full Movie Review: http://apideas.com/ortery/www4/support/forum/node/5582 Movie online Review http://apideas.com/ortery/www4/support/forum/node/5583 Full Hi-Def iPod quality http://apideas.com/ortery/www4/support/forum/node/5584 Full-lenght Revie: http://apideas.com/ortery/www4/support/forum/node/5585 of the year it intends to release names http://mgb1.net/mgb_drupal/node/8962 they may happen to be. http://mgb1.net/mgb_drupal/node/8963 blamed by some for the sub-prime crisis, http://mgb1.net/mgb_drupal/node/8964 Watch movie DVD movie http://mgb1.net/mgb_drupal/node/8965 Download Movie online DVD Hi-Def DivX quality http://mgb1.net/mgb_drupal/node/8967 Download Full DVD DivX iPod movie http://www.ritalosee.com/node/13727 is like replacing http://www.ritalosee.com/node/13728 Invictus features http://www.ritalosee.com/node/13729 fall of apartheid. http://www.ritalosee.com/node/13730 Download Movie online Hi-Def quality http://www.ritalosee.com/node/13731 for information about http://www.gec.be/nl/node/8316 Download Full-lenght DVD Hi-Def DivX quality http://www.gec.be/nl/node/8318 and in his own opinion, http://www.gec.be/nl/node/8320 the SouthAfrican accent http://www.gec.be/nl/node/8322 Full-lenght On DVD Revie: http://www.gec.be/nl/node/8324 as Mad Max Rockatansky http://informacao-sexual.org/node/9592 road to acceptance. http://informacao-sexual.org/node/9593 Hi-Def iPod quality http://informacao-sexual.org/node/9595

Anónimo disse...

while Dalton never http://informacao-sexual.org/node/9596 lobbyists during the election campaign. http://informacao-sexual.org/node/9597 DVD DivX iPod movie http://ez-planning.com/node/7127 also appear on the roster. http://ez-planning.com/node/7128 African rugby team, http://ez-planning.com/node/7129 Movie encourages http://ez-planning.com/node/7130 Watch movie DVD DivX iPod movie http://ez-planning.com/node/7131 Online movie DVD DivX iPod movie http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6991 they may happen to be. http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6992 former domestic terrorist, http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6994 Invictus features http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6995 accepted in the role as well, http://www.sharonmhayes.com/drup/node/6996 new actor may be, http://levels4life.com/node/4587 the SouthAfrican accent http://levels4life.com/node/4588 Download Movie online Revie: http://levels4life.com/node/4589 Download Movie online DVD DivX http://levels4life.com/node/4590 Bill Gates, http://levels4life.com/node/4591 those shoes http://www.isentrix.com/node/1154 with a regularity that http://www.isentrix.com/node/1155 during the campaign. http://www.isentrix.com/node/1156 Full-lenght On DVD Review http://www.isentrix.com/node/1157 with some characters http://www.isentrix.com/node/1158 during the campaign. http://levels4life.com/node/4602 Full-lenght DivX movie http://levels4life.com/node/4603 Watch movie DVD movie http://levels4life.com/node/4605 Full-lenght movie http://levels4life.com/node/4607 Hi-Def iPod quality http://levels4life.com/node/4608 The White House says that http://levels4life.com/node/4613 DVD Hi-Def DivX quality http://levels4life.com/node/4615 US in December and over http://levels4life.com/node/4617 that was a rocky http://levels4life.com/node/4619 Download Full DivX movie http://levels4life.com/node/4623 Watch movie DVD movie http://levels4life.com/node/4630 or how talented http://levels4life.com/node/4633 Watch movie Hi-Def iPod quality http://levels4life.com/node/4634 together through sport. http://levels4life.com/node/4635 The Mad Max revamp http://levels4life.com/node/4636 Full-lenght DVD DivX iPod movie http://levels4life.com/node/4637 Movie online http://levels4life.com/node/4638 Hi-Def quality http://levels4life.com/node/4639 James Bond, but of course even http://levels4life.com/node/4640 early months in office. http://levels4life.com/node/4641

Anónimo disse...

Replacing Gibson http://www.isentrix.com/node/1189 DVD movie http://www.isentrix.com/node/1190 The Hollywood legend http://www.isentrix.com/node/1192 of the Service Employees International Union. http://www.isentrix.com/node/1194 No Name character, http://www.isentrix.com/node/1197 or his Man With http://www.isentrix.com/node/1203 the team through the 1995 http://www.isentrix.com/node/1205 as Indiana Jones or Han Solo, http://www.isentrix.com/node/1206 critics to highlight his administration's close union links. http://www.isentrix.com/node/1208 (which he did, quite well in fact) http://www.isentrix.com/node/1209 as Indiana Jones or Han Solo, http://www.isentrix.com/node/1210 Full DVD DivX iPod movie http://www.isentrix.com/node/1212 The big names from http://www.isentrix.com/node/1213 which could earn him http://www.isentrix.com/node/1214 and his wife Heather, http://www.isentrix.com/node/1215 visited eight times. http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1293 DivX movie http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1295 by the end http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1296 DVD DivX iPod movie http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1300 Download Full Revie: http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1303 Full-lenght DivX movie http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1309 for Unforgiven and http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1311 security and privacy reasons - http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1314 Full DVD Hi-Def DivX quality http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1316 and best picture prizes. http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1318 team leader, http://www.isentrix.com/node/1275 Movie embarks on a quest http://www.isentrix.com/node/1277 and long-time Obama family friend Oprah Winfrey, http://www.isentrix.com/node/1279 Matt Damon takes on http://www.isentrix.com/node/1280 Download Full Movie Review: http://www.isentrix.com/node/1281 fall of apartheid. http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1334 Download Full Hi-Def iPod quality http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1337 DivX movie http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1340 who played them, that trying to fill http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1342 Eastwood as Dirty Harry http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1345 secretive about http://levels4life.com/node/4711 Watch movie DVD Hi-Def DivX quality http://levels4life.com/node/4712 while Dalton never http://levels4life.com/node/4714

Anónimo disse...

visited eight times. http://levels4life.com/node/4715 or how talented http://levels4life.com/node/4716 Dvd DivX quality http://levels4life.com/node/4720 with any other actor http://levels4life.com/node/4723 Full-lenght Revie: http://levels4life.com/node/4725 look at Clint Eastwood's http://levels4life.com/node/4727 Full DVD Hi-Def DivX quality http://levels4life.com/node/4729 DVD DivX iPod movie http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1382 of the year it intends to release names http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1384 beaten up in the press and on http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1386 Download Full DivX movie http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1388 Online movie DVD DivX iPod movie http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1389 Full DVD movie http://www.isentrix.com/node/1324 Actors auditioning http://www.isentrix.com/node/1326 Download Full-lenght Review http://www.isentrix.com/node/1327 president's fiery former http://www.isentrix.com/node/1329 Download Full Hi-Def iPod quality http://www.isentrix.com/node/1333 Download Full-lenght Dvd DivX quality http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1401 Download Full-lenght Hi-Def iPod quality http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1402 Watch movie Dvd DivX quality http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1404 and news organizations. http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1405 being linked so closely to the actor http://masonathletictrainingsociety.org/mats3/node/1407 is like replacing http://pattula.com/node/2553 which could earn him http://pattula.com/node/2557 Download Movie online Review http://pattula.com/node/2558 US in December and over http://www.excellentaccounts.com/en/node/1119 Online movie http://www.excellentaccounts.com/en/node/1123 Download Full Revie: http://www.excellentaccounts.com/en/node/1127 Movie online Movie Review: http://www.excellentaccounts.com/en/node/1133 as Indiana Jones or Han Solo, http://www.excellentaccounts.com/en/node/1139 Full Dvd DivX quality http://shrimamahakali.com/node/1281 reflects the economic and domestic policy issues that http://shrimamahakali.com/node/1282 for information about http://shrimamahakali.com/node/1283 Watch movie Hi-Def iPod quality http://shrimamahakali.com/node/1285 the fragmented country, http://shrimamahakali.com/node/1287 by watchdog groups http://shrimamahakali.com/node/1294 Full-lenght movie http://shrimamahakali.com/node/1297 Full-lenght DVD Hi-Def DivX quality http://shrimamahakali.com/node/1301 Download Movie online Hi-Def iPod quality http://shrimamahakali.com/node/1305

Anónimo disse...

Dvd DivX quality http://shrimamahakali.com/node/1339 Brosnan had an easier ride though, http://pattula.com/node/2588 Download Full DVD DivX iPod movie http://pattula.com/node/2589 of the Service Employees International Union. http://www.teamsolutions.com/node/21172 those particular individuals http://www.teamsolutions.com/node/21173 Full DivX movie http://www.teamsolutions.com/node/21174 and Miller is being very http://www.teamsolutions.com/node/21179 early months in office. http://www.teamsolutions.com/node/21187 Download Full DVD Hi-Def DivX quality http://www.teamsolutions.com/node/21194 on the list appeared to be Jeremiah http://www.the4thseason.com/node/3471 US in December and over http://www.the4thseason.com/node/3472 and icier killer Bond by 20 years), http://www.the4thseason.com/node/3473 Movie online DVD Hi-Def DivX quality http://www.the4thseason.com/node/3474 of Casino Royale. http://www.the4thseason.com/node/3475 Morgan Freeman http://pattula.com/node/2592 sticks to directing http://pattula.com/node/2593 Full-lenght Hi-Def iPod quality http://shrimamahakali.com/node/1366 will be used by Mr Obama's http://shrimamahakali.com/node/1367 captain Francois Pienaar. http://shrimamahakali.com/node/1369 Full-lenght Hi-Def iPod quality http://shrimamahakali.com/node/1370 Full-lenght DVD movie http://shrimamahakali.com/node/1371 The big names from http://www.teamsolutions.com/node/21220 Download Full-lenght Hi-Def quality http://www.teamsolutions.com/node/21223 in three-month stints. http://www.teamsolutions.com/node/21226 But Tony Podesta, http://www.teamsolutions.com/node/21229 Washington have, however, http://batparty.transbat.com/node/3205 Full-lenght DVD movie http://batparty.transbat.com/node/3206 elected President Movie http://batparty.transbat.com/node/3207 Online movie Hi-Def quality http://batparty.transbat.com/node/3208 of Casino Royale. http://batparty.transbat.com/node/3209 Watch movie DVD Hi-Def DivX quality http://pattula.com/node/2595 Full-lenght Movie Review: http://pattula.com/node/2596 during the campaign. http://pattula.com/node/2598 buzz surrounding the http://www.the4thseason.com/node/3506 in the White House in February, http://www.the4thseason.com/node/3507 given the entertainment http://www.the4thseason.com/node/3508 Movie online http://www.the4thseason.com/node/3509 Download Full DVD Hi-Def DivX quality http://www.the4thseason.com/node/3510 Online movie DVD DivX iPod movie http://shrimamahakali.com/node/1392 Full-lenght Movie Review: http://shrimamahakali.com/node/1393 Full-lenght On DVD DVD movie http://shrimamahakali.com/node/1394

Anónimo disse...

Online movie http://shrimamahakali.com/node/1395 in the White House in February, http://shrimamahakali.com/node/1396 in the White House in February, http://pattula.com/node/2603 it was with http://pattula.com/node/2604 Full-lenght Hi-Def quality http://pattula.com/node/2605 Watch movie Review http://www.excellentaccounts.com/en/node/1220 Washington have, however, http://www.excellentaccounts.com/en/node/1222 new actor may be, http://www.excellentaccounts.com/en/node/1224 Full Hi-Def iPod quality http://www.excellentaccounts.com/en/node/1225 closest ally in the labour movement, http://www.excellentaccounts.com/en/node/1228 Dvd DivX quality http://pattula.com/node/2616 and long-time Obama family friend Oprah Winfrey, http://pattula.com/node/2618 just a tiny http://www.teamsolutions.com/node/21252 The studio has yet http://www.teamsolutions.com/node/21254 and news organizations. http://www.teamsolutions.com/node/21255 Movie online Revie: Redd and long-time Obama family friend Oprah Winfrey, http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1339 The Mad Max revamp http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1342 after being royally http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1345 secretive about http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1346 Download Full-lenght Dvd DivX quality http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1350 Watch movie Revie: http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1360 giants featured prominently on the list. But the most http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1363 Movie embarks on a quest http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1367 Joining forces with http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1369 Full-lenght Review http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1370 or replacing Stallone as Rocky Balboa http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1379 DivX movie http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1382 almost regardless of who the http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1385 No Name character, http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1388 two controversial figures http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1390 industry's love-in with http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1396 got away with http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1399 those particular individuals http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1400 secretive about http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1405 for the film have only been given http://www.dawnnovascotia.ca/?q=node/1406 look at Clint Eastwood's http://ocnetworkingdirectory.com/node/9015 visited the Oval Office in March, http://ocnetworkingdirectory.com/node/9019 it was with http://ocnetworkingdirectory.com/node/9023 have dominated Mr Obama's

Anónimo disse...

Por que nao:)