segunda-feira, março 22, 2010

Limpar Portugal

Não é por ser original que uma ideia é boa, bastando para tal copiar bem, isto é, adaptar a cada caso as que já deram provas de que funcionaram.
Este movimento “Limpar Portugal”, uma ideia bem copiada, apesar de ter poupado uma pipa de massa ao Estado, isto é, às Autarquias tão responsáveis ou mais que os cidadãos pelas lixeiras existentes, foi um exercício Cívico que prova que existem causas mobilizadoras, fazendo notar que a militância ecológica é uma questão muito mais relacionada com o Ético que com o político, apesar deste se colocar por todo o lado em bicos de pés, pois limpar o que se suja é negócio à espreita.
Agora, o difícil é limpar Portugal de outros lixos e lixeiras.

6 comentários:

MDomingues disse...

Por cá, o copianço continua na moda!

... Mas gostei daquela: "Cavaco ajudou a limpar Portugal"

(((dasss... e de que maneira!

MDomingues disse...

http://www.youtube.com/watch?v=A5GryIDl0qY&feature=player_embedded

Henrique Monteiro disse...

Pois o poder político ou seja, o autárquico, desta vez ficou muito mal na fotografia. Nem com o exemplo do PR?! Para alguns presidentes de câmara e de freguesia, staf incluído, isto foi uma manifestação contra o "poder". E mais não digo. Finjo não entender!

Bruno E. Santos disse...

Eu, na qualidade de um dos membros da coordenação local do Projecto Limpar Portugal na Freguesia da Tocha, aproveito este espaço público para deixar alguns agradecimentos:
- À Junta de Freguesia da Tocha, que cedeu 1 tractor com reboque, uma carrinha "pick-up", dois funcionários, o Salão Nobre do seu Edifício para uma reunião; bem o seu equipamento da Secretaria, para a impressão de aproximadamente 1000-1200 panfletos informativos (500-600 folhas A4 x 2), os quais foram distribuídos por residências e locais públicos!
- Aos cerca de aprox. 25 habitantes da Freguesia que deram o seu contributo voluntário para as acções de limpeza no terreno!
- Aos voluntários que habitam fora da Freguesia, mas que cá vieram dar o seu contributo valioso; sendo na maior parte residentes em Cantanhede, mas também em Coimbra e incluindo um casal de turistas franceses que cá se encontrava!

Deixando aqui um "mea culpa" da nossa parte por a campanha de divulgação local do PLP ter arrancado demasiado tarde; o certo é que o principal problema verificado na freguesia foi a notória falta de adesão da população local a esta iniciativa!

Se é certo que infelizmente muito do lixo identificado continua no terreno, o PLP teve o mérito de reduzi-lo em muitas toneladas! E foi recolhida informação diversa, muito útil para o futuro:
- Identificação e localização da maior parte das lixeiras locais.
- Recolha de pistas importantes sobre o tipo e o perfil dos poluidores, sendo que em vários casos serão com elevada probabilidade habitantes de outras freguesias e concelhos!

Anónimo disse...

http://limparportugal.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

Limpar Portugal. Dia “L” 20 de Março de 2010O FUTURO

Este projecto LIMPAR PORTUGAL é propriedade da sociedade civil, a marca LIMPAR PORTUGAL é uma marca de facto pertença dos promotores deste projecto.

Voltar a Limpar é um tremendo erro, pois vai ser o mesmo que incentivar as pessoas a sujar, e que os Fantásticos Voluntários depois irão limpar...

A Coordenacão Nacional

Anónimo disse...

Uma mensagem a todos os membros de LimparPortugal


É chegada a hora de quem nada fez pelo Projecto, TENTAR ARREBATAR OS LOUROS PARA SI E TENTAR FICAR DONO DO FUTURO.

Os organizadores do PLP, não irão permitir que individuos como "L. AMARAL" e seus amigos tomem de assalto um projecto que sempre procuraram bocoitar.
O L. AMARAL que disse em Setubal ser o principal promotor do Limpar Portugal, em Setembro negou dar ajuda na organização por não ter ordenado, e foi a correr formar uma associação da qual já foi afastado.
Eles pensam que chegou a altura de ganharem dinheiro com LIMPAR PORTUGAL.

Este projecto LIMPAR PORTUGAL é propriedade da sociedade civil, a marca LIMPAR PORTUGAL é uma marca de facto pertença dos promotores e propriedade publica, deste projecto.

Voltar a Limpar é um termendo erro, pois vai ser o mesmo que incentivar as pessoas a sujar, que os Fantásticos voluntérios irão limpar...
A Opinião destes mais de 100.000 voluntários tratará de julgar quem nada fez e que só fará algo baseado no lucro pessoal.

Abutres a pousar