segunda-feira, janeiro 25, 2010

O bacalhau quer alho

Jantar com fados no salão paroquial de Vilamar.
Lá fui com a minha guitarra dar uns acordes para participar na ajuda da causa.
Apanhado de surpresa, pois afinal eu estava destinado sem qualquer aviso prévio, a acompanhar os fados de umas vedetas muito especiais vindas de longe. Não me agradou a ideia, pois até desconhecia por completo o que elas iam cantar, além do meu desconhecimento do toque à Lisboa, associado aos meus gostos musicais não andarem muito por esse género.
Nos bastidores, e em conjunto com o meu amigo músico Vítor Santos fizemos uma tentativa, que foi falhada, de conseguir não borrar a escrita. Com o Vítor abrimos o espectáculo. Saiu cinco peças para guitarra portuguesa e viola. Depois juntou-se o grupo Aldeia velha, e amadoramente lá se cantou o fado. Decididamente eu não iria acompanhar tais vedetas, só que elas acabaram por saltar para o palco, chefiadas por um apresentador de fato a preceito, e que se apresentou como o dono de uma escola de fado, a escola das crianças, pois afinal vinham de longe e eram vedetas. A tocata lá foi sarrafando, misturando os maiores com menores. Eu simulei que tocava e a uma vedeta já bem adulta, que se apresentou como fadista profissional recusei simular tocar. Não estava para a aturar. A vida de uma pessoa que até fala com guitarristas é dura!
Altas horas da noite, crianças entre os 6-7 a 10-11 anos, vindas de bem longe, puxavam pelas gargantitas e a plenos pulmões. Uma delas obteve um segundo lugar num tal concurso da TVI, segundo afirmou o manager da dita escola de fado, que também me afirmou que nada sabia de música. Atrás vinham as respectivas famílias cheias de razão pela falta de qualidade dos guitarritas e tocadores de viola.
As crianças agiam como umas vedetas, apesar do palmo e meio da meninice.

6 comentários:

Pedro Carrana disse...

caro Manel,

concordo contigo.
Abraço

PS.- Na sexta foi-te marcada falta pelo grupo de Cordinhã.

Anónimo disse...

É Manel,
Que má digestão do Bacalhau?! Tu não merecias tal.
Bem vistas as coisas deviamos era tir ido à procura da filha da padeira.
FV

Carlos Rebola disse...

Pois é amigo Manel

A "Prata da Casa" a de boa qualidade, a que também chamam de lei, é desvalorizada perante a lata dourada pela televisão, em banho instantâneo, na brilhante "fama" duma "frame" de ofuscantes holofotes.

Quanto a estas crianças, que parece serem forçadas a serem adultas, às quais parece ser roubada a meninice, não estarão a ser vítimas de exploração infantil? Não estaremos perante uma sofisticada e bem elaborada forma de "pedofilia"? As piores coisas que acontecem às crianças maltratadas, passam-se no sei familiar ou com o consentimento de familiares ou "protectores", é o que dizem os especialista.

Aquele abraço
Carlos Rebola

Bruno E. Santos disse...

Há uma outra forma que eu acho do mais grotesco possível de exploração infantil, e que até passa despercebida, uma vez que os resultados finais são espectaculares e muito mediáticos! Estou a falar da Ginástica Artística Olímpica!
Há países que tem centenas ou milhares de crianças a treinar intensivamente 4-8 horas diárias (a fazer saltos mortais, piruetas...), desde os 4-5 anos de idade, para de tempos a tempos; quando atingem os 14-16 anos; escolherem uns 5 para ir a uns Jogos Olímpicos ou Campeonatos do Mundo, para sacar umas medalhas para o prestígio do país! Pode-se dizer que essas crianças tem educação e instrução, e as famílias colocaram-nas lá voluntariamente, em busca de perspectivas de futuro para elas! Perspectivas que muitas vezes, no caso de uma medalha, são de uma casa modesta, uma pensão vitalícia do estado e a fama efémera de poucos anos! Os que atingirem o auge terão uma carreira curta e nunca ganharão milhões, como actores, cantores e desportistas de outras modalidades!
Mas será bom para estas crianças, viverem toda a infância longe das famílias, em dormitórios colectivos do tipo caserna em regime espartano, muitas vezes a sofrer castigos físicos dos treinadores para atingir objectivos e sempre a forçar os limites estruturais do corpo? Por cada medalha de ouro olímpica, quantas dezenas ou centenas de crianças terão ficado esquecidas no anonimato, com lesões graves (ósseas, vertebrais e musculares) e incapacitadas para toda a vida?

Anónimo disse...

Manel, essa foi a 1ª, não foi? Ou tens tido muita sorte, ou não andas muito por qualquer "banda"!
..."cum quer alho" até arrepia!!!
É do que mais se ouve dizer...
"O meu filho é muito esperto!! Já 'camta' e já 'touca'!"

Abr
MDomingues

Jomapa disse...

Gostei do comentário do Bruno Santos sobre as crianças. Muito assertivo. Muitos tiveram que fugir como a lendária "Comanecci".
Tal era prática corrente nos ditos paises da Europa de Leste; agora mais a China.
Penso que aí a democracia/ capitalismo, não foi tão longe.
Ass: Jomapa