quarta-feira, junho 10, 2009

Gândara

...... É no relveio do Cabeço da Areia, ali ao lado das Terras Novas da Remolha, onde termina o baldeado de terra feito a muque e começa o Pinhal do Povo até às Baleiras d’Areia, que se dá o repartir das calcadas e apertadas carradas em milagre de multiplicação do número de fornecimentos de mato de elaborados ocos entre taipais e caniços graças aos pinheiros de monda, para assim aumentar o monte no recebimento do assento dos soberanos e atentos apontadores.
....................................................

15 comentários:

advheleno disse...

Estou admirado! PNR ainda não participou neste post? Mas podia e devia já que não falando no Pinhal do Povo, perdemos a sua prespectiva eleitoral dos caniceiros.
Será que tudo acaba com a "multiplicação do número de fornecimentos de mato de elaborados ocos entre taipais e caniços...para assim aumentar o monte no recebimento do assento dos soberanos e atentos apontadores"?

PS disse...

O PNR propõe-se:

· Salvaguardar o mundo rural, através da revitalização dos campos, encorajando o turismo de qualidade, as animações culturais e ajudando os jovens agricultores a conservar o gosto dos trabalhos da terra.

· Implementar uma linha de crédito bonificado para os jovens agricultores e pescadores, nomeadamente para a aquisição de equipamento, e criação de escolas profissionais para estes sectores.

· Proteger a agricultura tradicional, diversificada e biológica, defendendo as explorações de média dimensão e de dimensão familiar, cujo papel económico, social e ambiental não pode ser esquecido. Para tal, deve haver uma moratória das dívidas dos pequenos agricultores, uma redução da burocracia e um apoio aos preços dos produtos agrícolas.

· Promover uma política de etiquetagem, de modo a privilegiar a qualidade à quantidade e o consumo de produtos naturais e regionais.

· Promover o desenvolvimento das culturas susceptíveis de serem utilizadas como matérias-primas industriais, bem como aquelas que mais se adequam às condições naturais do nosso país.

· Desenvolver a aquacultura para revitalizar as zonas ribeirinhas do nosso país e proteger as espécies piscícolas.

· Desenvolver uma política de ordenamento do território racional e credível, que permita a exploração sustentada da silvicultura, bem como a expansão desta actividade económica.

· Proteger a fertilidade dos solos, desenvolvendo medidas de combate à erosão e à desertificação.

· Revitalizar o sector das pescas, de modo a possa operar eficazmente nas águas nacionais e comunitárias e concorrer com as frotas estrangeiras.

· Assegurar a maior independência alimentar possível, tendo em conta possíveis convulsões internacionais ou catástrofes naturais e criar nichos de produção que consigam penetrar nos mercados externos.

SENHORES E SENHORAS, NA VERDADE, DEPOIS DE LER ISTO, PODEM VERIFICAR QUE AS POLITICAS DO PS, PSD E OUTROS TAL É QUE ESTÃO BEM E SEMPRE ESTIVERAM. O RESULTADO VÊ SE.

PSD disse...

Quando um dia atravessar a EN 109, páre. Terei muito gosto em trocar ideias consigo, embora acerca do assunto, Justiça, não sei se terá muito para me falar. É O QUE SE VÊ NO DIA A DIA, A COMEÇAR DO TOPO POR AÍ ABAIXO.

Anónimo disse...

A tasca do Manel está com clientes bebedolas.
O cliente PNR quando entrou já vinha bebado.
Mas o culpado é o Manel que dá vinho à bruta aos frequentadores da tasca. Agora, atura-os.

Anónimo disse...

- Aquele tipo é um bêbado! Falando assim deixa de existir qualquer troca de ideias. Isto é próprio de gente sem elevação

MDomingues disse...

Alguém (anónimo)é capaz de debater o assunto da reflorestação feita depois do incêndio de 1993?

...Talvez as sementes fossem para lançar de avião, no dia da inauguração do aeroporto!!!

Anónimo disse...

Exactamente, Sr. MDomingues, com os governos que Portugal teve nesse ano e nos seguintes, foi o que se viu. É uma prioridade de todos correr com essa gente anda por aí inaugurando rotundas e aeroportos e tgvs. Com uma política de ordenamento do território racional e credível, que permita a exploração sustentada da silvicultura teria sido feita essa reflorestação.

Anónimo disse...

...É que eu pensava que essa reflorestação era feita com o dinheiro resultante da venda da madeira ardida!

olho atento disse...

O $ da venda da madeira ardida ficou nos serviços florestais de Mira. Nem a estrada da floresta melhoraram. Há agora 1 abaixo assinado na Câmara Mira para melhorar a estrada florestal até ao limite de Cantanhede.

Anónimo disse...

E os compadres da Tocha?
Para onde foi o dinheiro?
E os terrenos da praia dados à Câmara do sr, catarino? Onde está o dineiro? onde? No dixland? Na expofacic?

eliseu disse...

O Dixieland, coisa ridícula e estapafúrdia, veio aqui cair de pára-quedas. só cabeças malsinadas se lembrariam ...

Carlos Rebola disse...

Os meus avós contavam e ainda há que se recorde, que os lavradores do Zambujal roçavam o mato nos seus pinhais das "coutadas" e carregavam-no nos seus carros de bois, como a foto documenta, para os areais (dunas) entre a tocha e o mar, esse mato e "moliço" foi enterrado na areia onde germinaram as sementes de tojo, murta, pinheiro e rosmaninho,..., as acácias e mimosas vieram muito depois, provavelmente ideia de algum "douto" silvicultor. Seja como for a floresta aí está e a maquete do "Finisterra" alterou-se completamente, terá sido razão disso, os sulcos pirogravados, na pele branca e tosquiada do cordeiro... a outra paisagem a que se via da janela."As dunas, o deserto: linhas mais suaves. "Pele espaçosa, para trabalhar à vontade. Dá uma bela paisagem." Será que daquela “Casa da Duna” se vislumbrou o fim da terra, enquanto o cordeiro sangrava dos sulcos feitos a estilete?

Dixieland disse...

São precisas políticas nacionais que visem o bem de Portugal e dos Portugueses e não políticas de manutenção de privilégios e interesses sectários.

Anónimo disse...

Há uma comandita na Tocha que tem mamado á grande e á francesa.
Tem mamado dos pequenos expedientes e dos pequenos negócios do Rovisco pais, Cooperativa, Compartes, e coisa.
até há deles de nome que precisam de ser 7 para valerem um.

MDomingues disse...

Caríssimos!
Espero que todo o concelho beneficie deste projecto de reflorestação!!! (...sempre uns mais do que outros,claro!)


http://www.veritas.pt/Projecto10.html
(ver descrição)



"ACTA N.º 37/2002
Acta da reunião ordinária privada da Câmara Municipal de Cantanhede realizada no dia 5 de Novembro de 2002.

13 – PEDIDO DE VIABILIDADE DE INSTALAÇÃO DE UM PARQUE EÓLICO NA TOCHA / DA GIPAC ofício com a referência C/2373/LSS, datado de 30/09/02, solicitando a viabilidade para a instalação de um parque eólico com a capacidade para 10760 Kva para a zona da Tocha. Junto ao processo encontra-se uma informação prestada em 24/10/2002, pelo Director do Departamento de Urbanismo, do seguinte teor: “A requerente solicita a viabilidade de um projecto de instalações eléctricas com aproveitamento da energia eólica, destinado a ser ligado à rede de distribuição da EDP. Prevê-se a instalação de 7 aerogeradores, com 3,20 m de diâmetro na base e 50 m de altura. Terão uma potência unitária de 1,35 MW, prevendo-se uma produção energética anual média de 30,6 GWh. A localização proposta para o Parque Eólico fica a cerca de 1000 m da Praia da Tocha, que é a povoação mais próxima, junto à estrada florestal n.º 1 entre a estrada de acesso à Praia e a Vala da Levadia. O parque eólico funcionará sem pessoal operador permanente, havendo um supervisor para verificar diariamente as condições de funcionamento. A área a ocupar está sob jurisdição dos Compartes e está incluída em área de Reserva Ecológica Nacional (REN). De acordo com esclarecimentos complementares da empresa requerente, trata-se de um investimento da ordem dos 12,5 milhões de euros. A área a ocupar, da ordem dos 6 a 8 ha, será alugada, por valores definidos em função da produção. Julgo que a Câmara Municipal deve emitir parecer favorável a instalação do Parque Eólico proposto, sem prejuízo do processo de licenciamento envolver entidades exteriores ao Município, que terão de ser ouvidas, nomeadamente os Compartes, a Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território, o Instituto de Conservação da Natureza”. A Câmara, por unanimidade e tendo por base a informação prestada pelo Director do Departamento de Urbanismo, deliberou emitir parecer favorável à pretensão apresentada pela Gipac, referente à instalação na Tocha de um Parque Eólico, nos precisos termos do preconizado da referida informação. A acta foi aprovada em minuta, quanto a esta parte, para efeitos imediatos."