quinta-feira, maio 21, 2009

Podas no Largo da Tocha

22 anos e 19 dias separam estas duas fotos!
Repare-se no estado vegetativo actual dos plátanos, após terem sofrido consecutivas P*hodas técnicas nos últimos anos!!!
Não é por falta de aviso aos autarcas, é falta de capacidade destes.
Tanto olham para o umbigo que lhes descai o nariz.

2 comentários:

Bruno E. Santos disse...

Pelo que observei na intervenção realizada no largo há uns 4 anos, aquelas árvores devem igualmente ter várias raízes a menos!

Aliás, vou recolocar aqui o meu primeiro comentário que realizei no seu blog, em resposta ao seu post "Morreu de Pé", de 13 de Dezembro de 2007:

"Pude verificar pessoalmente que em algumas intervenções efectuadas no largo da Tocha (durante vários anos), envolvendo os plátanos, verificou-se o seguinte padrão:
--> Durante a construção dos canteiros de betão envolventes dos trocos das árvores, e estacionamentos/passeios laterais em betão, placas de betão ou macadame; verificou-se a intervenção descuidada de maquinaria pesada.
--> Essa maquinaria arrancou a maioria das raízes laterais das árvores, ficando as verticais!
--> Essa situação foi visível no passado, por exemplo, na queda da grande acácia existente no antigo parque infantil; quando confrontada com ventos fortes após as intervenções.
--> Das obras resultou a quase impermeabilização dos solos envolventes, sendo reduzidas as quantidades de água e nutrientes que chegam ao solo. Os escassos centímetros entre os troncos e o bordo interior dos canteiros, são insuficientes para isso!
--> Em intervenções ainda mais antigas, como foi o caso da construção original do mercado, o espaço exíguo deixado nos canteiros iniciais, não previu o crescimento/engrossamento dos troncos! Daí resultaram alguns troncos vítimas de "garrote" na sua base.
--> Acresce a isto o facto de durante duas décadas, na zona do mercado ter sido elevada a quantidade de sal infiltrada no solo, resultante sobretudo da lavagem após as feiras / mercados; sal esse proveniente sobretudo de caixas de peixe fresco ou bacalhau seco.

Não sendo eu um técnico, penso que este raciocínio pessoal baseado em observações visuais pode ajudar a explicar a morte ou definhamento de alguns plátanos!

13 Dezembro, 2007"

advheleno disse...

É a técnica da "phoda". É cultura da "phoda". É a política da "phoda"...
Talvez a A17 e a AR lhes dê a volta. Como disse o Júlio, a Gandara é uma terra seca e arenosa onde só cresce a junça. E a junça, não gosta de sombra.