quinta-feira, abril 30, 2009

Os revisores da História

(Clicar nas fotos para ampliar)
Os revisores da História andam atarefados em esconder certas facetas do passado, despindo Oliveira Salazar da sua roupagem ditatorial, mente fechada e isolacionismo a que ajudou a colocar o nosso país, problemas que herdámos e que ainda subsistem, apesar de tudo, na actualidade.
Para que o revisionismo histórico não venha a negar o inegável, deixo aqui dois belos exemplos. Se não fossem de tão triste memória histórica, seriam apresentados como anedotas.

13 comentários:

MDomingues disse...

...Essa imagem da besta bem emoldurada e às centenas,(talvez fossem necessários uns milhares) e posta à venda lá p'rós lados de quem muitos vão a pé... ainda dava para fazer um "negóciozão"!!!
... Até eu comprava para influir $$$ ...se o negócio fosse do meu amigo, claro!


Um abraço
MDomingues

Bruno E. Santos disse...

Espectáculo de carta! Dois dias antes das eleições, já se sabe que o candidato e futuro marechal, está reeleito com uma colossal votação!

Agora isto fez-me lembrar aqueles congressos partidários, que eram transmitidos em directo pelas televisões, durante dias (2 ou 3 dias em que eu já sabia que não ia poder ver quase nada de alternativo na Tv). Horas e horas de discussões estéreis, quando já se sabia de antemão que o candidato Z ia ganhar com os votos de X delegados, contra os Y delegados do candidato P!

Se a inexistência de Democracia é má, a existência de uma Democracia da Treta o é igualmente!

Manel disse...

Caro Bruno,
A Democracia é conqistada todos os dias.
Só quem tem medo de ser livre é que não luta por ela, preferindo um salvador qualquer, um irmão protector, uma herança de escravo.
Apesar de ser o sistema menos mau, a democracia dá essa possibilidade de ser melhorada, se cada um por isso fizer.
Prefiro a angústia de ser livre ao medo em o ser!

Bruno E. Santos disse...

Caro Manel, eu sou a favor da Democracia, mas simplesmente não me revejo nesta Democracia actual!

E aproveitando o seu post, digo-lhe que um dos sintomas evidentes da deterioração progressiva e falta de qualidade desta Democracia actual; é estar a pouco e pouco a conseguir transformar a figura do Prof. Salazar; de um "Vilão" para um novo "O Desejado", perante parcelas crescentes da população portuguesa! Um dos factores iniciais que ajudou ao estabelecimento do regime do Estado Novo, foi a população estar farta das expectativas frustradas e da "bandalheira" em que se transformou a Primeira República!
A História tende a repetir-se por ciclos! Ou a Democracia funciona em pleno, ou mais tarde ou mais cedo vai desaparecer perante a indiferença geral!

Caro Manel, é sempre um prazer trocar argumentos consigo!

António disse...

Caro Manel,

Mudam-se os tempos, mudam-se algumas vontades, mudam-se alguns seres...se o Zézito Sousa vê este teu post, vão-lhe fervilhar imensas ideias naquela cabecinha idiota, ai vão vão...
Um Abraço e viva o Maio!

Anónimo disse...

Creio que está na altura de fazer este homem seguir o caminho de São Nuno de Santa Maria. Têm algo em comum…. Morreram despojados dos bens terrenos, coisa que os políticos hoje não conseguem fazer !!!! E agora ainda o crucificam … Cuidado que já está a ressuscitar. Não com esta cara mas com outra. Mais sofisticada, os tempos são outros e exigem mais inteligência. O direito de se dizer o que se pensa talvez só no próximo mundo, não neste e não no século XXI.

PS disse...

Os revisores da História andam atarefados em esconder certas facetas do passado. Tal como agora, também alguem escondeu a escritura da casa de Adelaide Monteiro. Nomeadamente, os documentos relativos ao imposto de sisa, à identificação da procuradora que, segundo a escritura, representou a empresa vendedora – a Stolberg Investiments Limited, uma offshore sediada nas Ilhas Virgens Britânicas. Mas no seu entender agora é que é bom. Viva a democracia xuxialista.

Anónimo disse...

TodA a gente sabe que Vital Moreira foi deputado do PCP.
Toda a gente sabe que o PCP votou contra a adesão de Portugal à CEE.
Agora Vital Moreira é candidato a deputado do Parlamento Europeu! Sr blogger... o paraquedas se nao abrir não serve para nada....entendeu? Haja teta pra mámár e tudo tem uma justificação válida. válha-me Deus. acordem para a bida.

Anónimo disse...

Haja teta pra mamar até no chapim real

Anónimo disse...

Depois de um santo Pereira, só um santo oliveira!
Eu proponho a abertura da bolsa de relíquias, pois só prepúcios do menino jesus sei onde estão 4,e cabrestos do pénis do beato Oliveira sei onde estão 3.

Dr. Mento disse...

Por acaso, até sou a favor de uma visão mais humana da figura de Salazar, porque é essa perspectiva que nos ajuda a perceber quem foi este senhor e o que é que ele fez realmente.

Já participei, há coisa de dois anos, numa investigação académica sobre Salazar e acabei por descobirir alguns detalhes interessantes, que lançam alguma luz sobre uma figura que, por opção própria, sempre se deixou envolver numa estranha bruma de mistério.

Hoje, com o avanço dos trabalhos académicos sobre o homem que liderou o Estado Novo entre 1933 e 1968. Hoje, Salazar já não é um fascista, porque percebemos quão longe ele estaria de Mussolini.

Mas não é por isso que aprendemos a gostar dele. Na verdade, o nosso fascista que não é fascista era, isso sim, uma criatura ardilosa e manipuladora, um homem avesso ao desenvolvimento e ao progresso, um mentiroso compulsivo (como muitos políticos, diga-se), um poço de contradições.

Sabemos mais sobre Salazar. Mas não gostamos mais dele.

Manel disse...

caro Dr. Mento,
"Sabemos mais sobre Salazar. Mas não gostamos mais dele."

É isso o que está em causa! saber mais sobre a figura, para perceber o que actualmente temos como herança, pois heranças são heranças.

Anónimo disse...

Hello. And Bye.