terça-feira, fevereiro 10, 2009

Honestidade, precisa-se

Estamos a comemorar os 200 anos de Charles Darwin, enquanto por aí, mui doutamente, alguns apresentam e ensinam como verdade absoluta, o criacionismo, o que é uma autêntica desonestidade.
O legado de Drawin é o novo posicionamento da nossa espécie no mundo em que vivemos perante os desafios que a nossa sociedade actualmente enfrenta, desde a conservação da biodiversidade até às novas curas para doenças, passando pela nova abordagem à economia que se deseja.

2 comentários:

Carlos Rebola disse...

"Nada é permanente, salvo a mudança" Heraclito
A teoria da "evolução das espécies" cientificamente provada e quase diariamente comprovada, diz que o que não evolui extingue-se, muito provavelmente. Um dia a velha, de milhares de anos, teoria do "criacionismo" porque estática, teoria do "porque sim", sem mais, acabará como acabou a teoria do "geocentrismo".
Darwin, Copérnico e Galileu entre outras mentes sábias e abertas, puseram hipóteses que ao serem provadas revolucionaram o modo como a humanidade interagia com o universo. Mas as teorias evoluem com novas descobertas e provas cientificas cada vez mais exactas, na medida em que as teorias se vão transformando em leis mais sistémicas.
A fé tem a ver com o desejo, lícito, de uma vida perfeita no "além" e não com a realidade terrena.
Penso que Darwin mostrou ao homem o caminho percorrido, que é ascendente não o contrário. A teoria da evolução influencia muitas outras áreas fora da biologia.
Comparado com o que pretendo conhecer a minha ignorância é infinita, por isso repito o que já ouvi dizer “desculpem a ignorância do macaco”.

Abraço
Carlos Rebola

Manel disse...

Amigo Rebola,
Darwin veio ajudar a retira o Homem do centro da Criação, e por isso foi atacado.
No entanto, pessoas como aquela senhora que quase ia sendo vice presidente dos USA, ainda defendem o criacionismo e uma Terra jovem,o que é o mesmo que defender a eficácia dos signos, isto é, uma desonestidade.
O mesmo se passa com os bispos e as uniões gay.
Será mais uma derrota da Igreja, tal qual aconteceu com a IVG, que não percebe o tempo em que vive, assim como no tempo de Charles Darwin os bispos não perceberam que o Homem afinal não é uma criação à parte do resto do Universo, pois teimosamente alguns ainda afirmam a infalibilidade papal.