domingo, janeiro 04, 2009

Animais escrevem ao Presidente da Câmara

Senhor Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede:
Está prestes a ser concluída uma boa e útil obra que é a nova estrada que liga Cantanhede à Estrada Nacional nº. 109.
Esta nova estrada separa algumas habitações dos Barrins de Baixo e Escoural. Assim sendo e como esta estrada vai ter uma vedação a quase todos os animais domésticos e selvagens, o que é muito bom e como não há passadeiras nem passagens pedonais como é comum haver em todas aldeias, vilas e cidades que são atravessadas por estradas de muito trânsito, não estamos a ver como é que um transeunte passa para a outra margem depois de se deparar com uma vedação relativamente alta para as suas pernas. Tem duas opções: salta a vedação duas vezes ou caminha na direcção da rotunda mais próxima, o que não é muito aconselhável porque pensamos que as rotundas são feitas apenas para os automóveis e camiões. Por todas estas razões concluímos, e muito bem, que não somos pessoas, mas sim animais, animais que se julgam fazer parte do grupo dos mamíferos domésticos. Há ainda mais dois ou três grupos destas espécies que se movimentam de carro-de-mão, de bicicleta, de carroça de vaca, etc. mas a estes fica o Senhor presidente incumbido de dizer o grupo a que pertencem. Sorte tiveram os animais que habitam nas margens da Auto-Estrada A17, que lhe deixaram buracos/túneis para que possam, consoante a época do ano alimentarem-se, reproduzirem-se e conviverem. Era o que também queríamos, não ser menos que os outros. Os trilhos que muito usávamos para procurar alimentos, para conviver… foram-nos vedados, é certo que com a falta de alimento e a falta de convivência a espécie fica ameaçada como é comum em qualquer outra. Queremos informá-Lo dos três trilhos mais usados por estes animais e são eles os seguintes: Rua Dr. Manuel Gomes da Cruz (onde nasceu e viveu por muito tempo o primeiro médico da Freguesia da Tocha e por isso tem o seu nome), Rua do Moinho de Vento (moinho que foi propriedade deste Doutor por herança e que há mais de quarenta anos serviu para tapar todos os buracos destas duas ruas), Rua do Forno da Telha (onde existiu uma fábrica de telha de canudo que serviu para abrigar da chuva e do sol inúmeras famílias do Concelho de Cantanhede e outros e sempre desprezada pelos nossos Munícipes!) e a estrada nova em folha que liga Cochadas aos Barrins.
Sabe o que vamos fazer agora Senhor Presidente! Aconselhar todos os habitantes destas aldeias a deslocarem-se sempre de automóvel para que não pertençam a estes grupos de animais, mas também sabemos que vai ser impossível para muitos! Pelas nossas formas possíveis de comunicação tentámos que percebesse os nossos problemas mas o Senhor não percebeu, também não é obrigado a conhecer todas as vozes dos animais! Foi através dos humanos que conseguimos que o nosso palrar, grunhir, latir… fosse traduzido em Língua Portuguesa e talvez assim o Senhor Presidente perceba aquilo que queremos, que é ter apenas os mesmos direitos daqueles animais que habitam nas margens da A17.
Teríamos muito gosto que o Senhor Presidente fosse o primeiro a ler esta carta, o que será praticamente impossível porque vamos enviá-la através de mail ao maior número de pessoas possível e até porque sabemos que há mais animais com as mesmas preocupações e assim não se sentem tão sós. Obrigado por ter lido, desculpe a linguagem usada mas é exactamente aquilo que sentimos ser, tudo menos humanos! Até já há animais selvagens muito mais bem tratados que nós!
(recebido por email)
Nota: Em tempos que já lá vão, eu reclamei sobre o traçado desta via.
Existe um processo no Governo Civil de Coimbra sobre o assunto, onde a única resposta do Presidente da Câmara da época, Sr. Jorge Catarino, é de uma falta de sensatêz que me espantou, para não dizer que às vezes até me envergonhou.
A responsabilidade deste estado de coisas é do actual presidente da Câmara de Cantanhede.

10 comentários:

Vítor Ramalho disse...

O texto ficava bem no Partir Pedra.

Vítor Ramalho disse...

Peço desculpa mas pilhei uma foto para colocar na notícia sobre o assunto do poste.

Manel disse...

Caro Vítor,
Assim será.
Um bom ano para ti.
abraço
Manel

Anónimo disse...

Vamos lá rectificar... o que está prestes a ser concluído é o 1º troço. O restante há-de vir mais tarde.
E já lá vão vários presidentes de câmara desde o inicio da obra.
A partir de qualquer obra (mesmo um WC) a sra câmara faz sempre várias festas, sempre bastante aplaudida pela imprensa local:
1. Os srs arquitectos(as) da Câmara desenham o WC - apresentação do projecto - 1/2 página na Boa Ova com fotografia e tudo.
2. Lançam a 1ª pedra (espero que não seja para mim, eles que resolvam os seus propblemas intra-muros) e lá vem mais uma festa e mais 1/2 página;
3. Quando chega ao telhado lá vai mais 1/2 página
4. Quando acabam então é festa de rachar, com foguetes, filarmónica, gaiteiros, etc. Então aqui é página inteira com foto de família.
Ainda não houve muitas queixa no ambiente por causa dos foguetes porque não haverá muitas obras nesta fase.
Esperem pelo Verão e então é que vai haver fogo a sério....
'O presi dente da sra cambra'

Anónimo disse...

Quando for a inauguração... quem está descontente, que vá lá e mije em cima deles... jogar o sapato não, que eles nem isso valem...
Quanto à rede, vocês é que têm sorte... se fosse na minha terra, roubava-a e cercava o meu quintal... sempre servia para pôr lá umas galinhas à solta, a criar ovos, para jogar ao toitiço de gajos que aprovam certas merdas, em lugares onde não vivem.

Anónimo disse...

how can you write a so cool blog,i am watting your new post in the future!

Anónimo disse...

If you could give more detailed information on some, I think it is even more perfect, and I need to obtain more information!
Personalized Signature:金陵热线棋牌游戏中心,名城苏州游戏中心,云南信息港游戏,彭城视窗棋牌游戏中心,江苏互联星空棋牌游戏中心,广西休闲游戏中心,安徽棋牌游戏中心

Carlos Rebola disse...

Caro Manel

Mais uma vez a CMC parece chamar os munícipes à insubordinação e desobediência civil, por caturrice, porque essa dos custos já não pega. Mais parece incompetência da nossa "ingenharia" politica e técnica, então não viram, apesar de terem sido chamados a ver, que ali passava uma estrada que não deve ser interrompida, vejamos quanto vão gastar em propaganda para continuarem com o erro.
Façam mas é o túnel ou viaduto, hó... os custos? Acabem com os gastos supérfluos e obscuros.

Um abraço
Carlos Rebola

Manel disse...

Li no “ independente de cantanhede “ que o Sr. Presidente da Câmara estranha só agora ter sido colocado o problema da falta de acesso na travessia da variante.
Da notícia eu vejo uma inverdade ou um frete que o jornal está a fazer ao Sr. Presidente da Câmara, pois não acredito que ele tenha afirmado tal coisa.
Além do processo herdado pelo Sr. Presidente do seu antecessor, que está relacionado com o traçado da variante que originou a minha reclamação publicada na net, onde deve constar a minha correspondência com o Governo Civil de Coimbra, onde eu propus uma alternativa, que chegou a ser falada pelas gentes do Escoural e Barrins de Baixo que iria ser feita, lembro que o Sr. Presidente da Câmara esteve presente no Escoural em Junho de 2008 no terreno da Associação do Escoural e Barrins de Baixo, onde o problema foi colocado pelo Sr. Florentino Repas dos Barrins de Baixo, ao que o Sr. Presidente tomou atenção e transmitiu para a Sra. Engenheira Anabela, presente no local.
Além das citadas pessoas, estavam presentes elementos da Direcção da Associação da qual eu também faço parte, vereadores municipais, técnicos da Câmara e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Tocha, que se apresentava cheio de pressa em abandonar o local, pois firmava que tinha outros assuntos importantes da Freguesia a tratar.
Assim, o problema não era do desconhecimento total, quer do Sr. Presidente da Câmara, quer do Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Tocha.

Anónimo disse...

It seems different countries, different cultures, we really can decide things in the same understanding of the difference!
PE Net