quarta-feira, agosto 27, 2008

Memória das Férias

Memórias do que foi um bom lance de carapau efectuado pela companha de Arte Xávega do Lídio da Praia da Tocha. Naquela vez o lance também era um pouco meu, pois tinha ido ao mar no pequeno Infante D. Henrique. A foto tirada pelo Dr. (Amigo) Arlindo Cunha, antes da vulgarização das actuais máquinas digitais, data dos idos 1999 ou 2000. Olhem pra mim, todo vaidoso, armado em grande pescador!

3 comentários:

Toni disse...

Excelente foto amigo Manel!

Olhar para ela fez-me viajar no tempo e lembrar-me das minhas férias de infância onde, também eu, bem miudo, embarcava mar a dentro nos pequenos barcos do Sr. A. Patrão, que me imortalizaram a Arte Xávega. Se essa foto tivesse sido tirada uns 10 anos antes, certamente que estaria bem perto da rede.

Boas memórias,

Um abraço

Carlos Rebola disse...

Caro Manel

Para além do orgulho de quem colabora neste tipo de arte de bem pescar sem delapidar a fauna marítima é uma atracção turística para os que visitam a Praia da Tocha, mas sem inteligência que se prove, há infelizmente quem queira acabar com a Arte Xávega. Os mesmos que vêm "progresso", nos sugadouros de pescado (arrastões) que se observam da praia, quantas vezes, aquém das doze milhas (milha náutica = 1852 metros) permitidas, fazendo farinha da criação capturada, quais moinhos de morte dos nossos mares.
Tenho muito boas recordações da paria da tocha do meu tempo de criança, puxava à rede e tinha direito ao meu montinho de carapau ou petinga com muita lula feito na areia pelo "arrais", qualquer dia é exigido que a petinga seja comercializada amanhada e escamada.
Um abraço
Carlos Rebola

Manel disse...

Caríssimos,
Existem poucas razões que me levam ao areal da Praia da Tocha. Mas uma é fortíssima e à qual eu não resisto, a saber a arte xávega dos meus amigos pescadores da Praia da Tocha.
E depois há toda uma culinária rica e um convívio único, só nosso.