segunda-feira, fevereiro 04, 2008

O enclave do Escoural

Sempre me intrigaram as fronteiras. A aldeia do Escoural é partilhada por duas freguesias, a Sanguinheira e a Tocha. Em tempos uma parte era o Escoural de Cadima, a importante e influente Cadima dos Crúzios de Coimbra que também eram donos da Tocha. As razões que levaram a Cadima ficar com uma pequena parte da aldeia não as sei ao certo, só posso especular por agora, mas não serão muito diferentes e talvez da mesma ordem que justificam os concelhos de Montemor-o-Velho chegar ao Largo da Vila da Tocha, e o da Figueira da Foz já ter casas ao sul da Praia da Tocha no seu território. Entre muitas explicações, uma apresentou Carlos Oliveira ao iniciar a “Casa na Duna”, já a criação das freguesias de Cadima e Tocha eram história antiga, com: “ Na Gândara há aldeolas ermas, esquecidas entre pinhais, no fim do mundo, …”. Agora nos mapas oficiais da Câmara de Cantanhede a divisão da aldeia pelas duas freguesias é outra. Temos assim a parte do Escoural que é da Tocha mas é da Sanguinheira e a parte da Sanguinheira que ainda é da Tocha, isto é, um enclave que ficou perdido entre pinhais, no fim do mundo. A ignorância tem-nos governado, também aqui em Cantanhede, só que esta já não é especulação.

4 comentários:

Anónimo disse...

Então, e o Zambujal não quer habitação social?
Quando é que se encontra um organismo geneticamente modificado para compensar a pobreza mental?

Anónimo disse...

Experimentem ver no mapa concelhos como o do Montijo!
E vejam este caso único, entre Oman e os Emiratos Árabes Unidos: http://home.pages.at/maxifant/Frames/madha-na.jpg

Anónimo disse...

Outros casos engraçados também existem,como por exemplo na Volta da Tocha existem 2 casas e no Arneiro Tecelão outras 2 ou 3,que segundo os mapas disponibilizados para fazer os censos 2001,pertencem à freguesia da sanguinheira, mas que na realidade os seus habitantes em nada pertencem a esta.Estas situações irão perdurar no tempo porque dá trabalho alterar as cartas topográficas e actualizar os dados nos municípios.Mas trabalho ninguém quer ter......Provavelmente nos censos 2001 estas habitações foram incluídas nas duas freguesias, a verdadeira(Arazede)e a do mapa(Sanguinheira).Na Sanguinheira foram de certeza,pois eu lá as meti.

Anónimo disse...

Eu assisti, uma noite há já muitos anos, à mudança de uns marcos a Sul da Praia da Tocha, para que certa casa podesse ser legalizada !?... OLARILA !...