quinta-feira, janeiro 24, 2008

O leite derramado

A hoje badala e anunciada falta de leite e o seu aumento de preço ao consumidor assim sem mais nem menos, tem algo por trás que me diz que alguém irá lucrar com isso (cheira-me). Nada me surpreende depois da aplicação da Política Agrícola Comum (PAC), o fenómeno das vacas loucas, passando pela estúpida cota leiteira e o novo enquadramento legal das explorações bovinas. A política Europeia para a Agricultura é demasiado regulamentada.
Em Portugal onde praticamente não existe agricultura, pois desde a reforma agrária até aos cursos de jovens agricultores esta poderia dar um filme de género ainda por classificar, pergunto se ainda existirá política agrícola. Deixo os comentários mais finos para os conhecedores da coisa.

5 comentários:

Anónimo disse...

A PAC é demasiado regulamentada, mas permite a compra de 4X4, sem qualquer ligação à agricultura. O que seria se não fosse regulamentada.

Manel disse...

Caro anónimo,
Nem só os ditos empresários agrícolas, mas quase o país todo sofreu de um ataque de jipose 4x4 nos idos anos 90.
Agora temos aí o biodioesel a competir com a comida para humanos e animais, e isso é o novo ponto em aberto para a política agrícola e ambiental.
Velhos problemas e novas soluções equivalem a novos desafios.
Outros problemas!

Anónimo disse...

A meta anunciada para a inclusão de biodiesel nos combustíveis poderá aumentar o problema. No entanto atrás de uma ameaça existe sempre uma grande oportunidade.
Como todos sabemos a Gândara Há meia dúzia de anos estava cheia de milho e pastagens. De madrugada e ao lusco-fusco eram filas intermináveis de vaquinhas (de 4 patas, leia-se) no vai vem para as ordenhas (até havia uma em Mira que se chamava Centro Piloto de Mungição Colectiva e hoje é supermercado). A vaquinha era o suporte da economia doméstica, quase sempre gerida pelo mulher gandareza. E hoje?? A vaquinha da subsistência virou Segurança Social, os milheirais viraram silveirais.

Manel disse...

Caro Anónimo,
É mesmo por essa nova janela de oportunidades que se deve espreitar, numa nova postura de olhar o problema.
Problemas novos a terem soluções novas, com a necessidade de novas ferramentas. A prática de economia doméstica, noutros moldes diferentes dos passados, será uma ajuda na solução para o ultrapassar da actul recessão económica da Gandara.
Só falta o ponto de início de solidificação para o início à feitura da peça sólida, além do molde, claro.
Prometo voltar ao assunto da agricultura da Gândara, apesar de nada saber de ingricula.

Anónimo disse...

Claro que o biodiesel é uma autêntica fraude que só traz lucros a alguns sem qualquer interesse para o clima.

1-Toda a terra agrícola cultivada para biocarburante não chega para fornecer a energia suficiente para os veículos.
2-A grande quantidade de água necessária para o cultivo.
3-os pesticidas em grande quantidade espalhados pelo país.
4-para produzir um litro de biocarburante é necessário um litro de petróleo.

E não falo da fome que voltará, (os mais velhos conheceram-na no reinado do asqueroso de Santa Comba Dão).

Produto apresentado como ecológico visto sob um angulo puramente económico, por grupos que procuram interesse imediato, sem qualquer preocupação climática futura.