quarta-feira, agosto 15, 2007

A Tocha revisitada

Eu que sempre disse que sou da Freguesia da Tocha, esta Tocha do santuário da Nossa Senhora d’Atocha, deparo com a “paneleirice” do placar com a indicação de Freguesia de Tocha. Entre freguesia da Tocha e Freguesia de Tocha, ficam aqui os meus parabéns ao inventor de tal modernice.

5 comentários:

Anónimo disse...

Modernice esta que esteve a informar dos principais eventos da Freguesia,a quem por lá passava, aproximadamente duas semanas, depois perdeu o piu e até hoje !!!!!

Anónimo disse...

Existem pelo menos duas formas de olhar as coisas. Você olha de cima, é o maior. Outros olham de baixo, naceram pequeninos. Eu prefiro olhar de frente.

Anónimo disse...

Localiza-se no coração da gândara, sendo a maior freguesia do concelho de Cantanhede e a que situa mais a oeste. A freguesia da Tocha, confina a norte com o concelho de Mira e a sul com a freguesia de Bom-Sucesso, do concelho da Figueira da Foz. A nascente faz fronteira com Arazede, do concelho de Montemor-o-velho e a poente o Oceano Atlântico. Tem uma área de 78,88 Km2, estendendo-se pelos lugares de: Andrades, Barrins de Baixo e Barrins de Cima (tendo as suas origens no séc. XVII), Berlengas (séc. XVIII), Bracial, Cadaval, Caetanas e Caniceira (séc. XVII), Casal do João (séc. XVIII), Catarinões, Cochadas (Séc. XVI / XVII), Escoural, Fonte Martel, Fonte Quente (séc. XII /XIV), Inácios, Lagoa dos Bois, Morros, Pereirões, Povoeiras, Praia da Tocha, Queixada da Raposa de Baixo e Queixada da Raposa de Cima (séc. XVII) e Tocha (séc. XVII). De origens ancestrais, o vasto território da zona da Tocha havia sido doado ao Mosteiro de Santa Cruz, de Coimbra, por D. Afonso Henriques, aproximadamente no ano de 1140.

Manel disse...

Esoural que deriva da escória.
Escória como sendo o resíduo da separação dos metais no proceso de fundição, lembro a todos que eu sou fundidor e membro da Assoçiação Portuguesa de Fundição na área das ligas leves, ou então escória como coisa desprezível, ralé.
(Escoural vem do latim, SCORIA)
Escórias de fundição existem no Escoural.
Escoural já existia e Tocha esperava que o frade aldrabão escrevesse sobre um Bacelar que existiu séculos mais tarde e nunca chegou a ser fidalgo.
A freguesia DA Tocha aguarda que lhe escrevam a estória das suas gentes, não a história de fidalgos.

Anónimo disse...

Modernices...
Falta muito para esta freguesia mudar..
Em 1.ª o Sr.Presidente devia colocar 1 travão a todo o roubo que Cantanhede nos tem vindo a fazer...
Não acredito que com uma Praia excelente como temos (entre as 100 melhores do país diga-se de passagem), com um número considerável de Habitantes, o Hospital Rovisco Pais...Não acredito que não pudéssemos já ser conselho...Mas Cantanhede não quer por nada deixar de nos ter sobre a sua alçada, basta dizer-se que somos a freguesia que confere mais rendimentos à câmara municipal...Mas andando...(Não sei se alguém alguma vez reparou, mas creio que a Vila da Tocha tenha uma área maior do que a cidade de cantanhede...)