sexta-feira, junho 23, 2006

S. João da Praia da Tocha

As festas do S. João têm um valor simbólico associado à água. Aqui no Escoural, até à época da 2ª Guerra Mundial, a água da fonte da Saibreira recolhida no dia de S. João, antes do nascer do Sol, teria propriedades especiais, que eu nem imagino quais. Era um culto no feminino, pois só a moça solteira é que recolheria a água. Era também em frente da fonte que se realizavam os festejos, coisa pouca , a condizer com o tamanho da aldeia. A festividade popular é agora reforçada na Praia da Tocha, a peregrinação pagã às águas do oceano, a licenciosidade das dunas e a noite curta e inexistente.

2 comentários:

Cristina disse...

ja deixei estas festividades...lol

beijinhos, bom fds.

Manel disse...

Cara Cristina,
Do S. João da Praia da Tocha, só me restam memórias. Está tudo muito formatado, muito igual à Fig. da Foz ou a qualquer outra cidade, e isto a partir da abertura de estradas por onde escorrem automobilistas, uns por ver andarem os outros.
Até já tem as ditas marchas populares, numa Gândara onde a única marchas que conheceram foram as marchas para a Borda d'Água, as idas para a França e mais recentemente Suíça.

Um bom fds