quarta-feira, junho 28, 2006

Caminhos(1)

Que modelo de desenvolvimento para a Região de Cantanhede? Deveria ser política das Autarquias atrair investimentos para a sua região. Ora, o pouco investimento atraído tem tido por parte dos autarcas o enfoque no número de postos de trabalho criados. Tem sido sempre assim que se tem apresentado as vantagens do investimento. É urgente fazer uma reflexão, isto é , pensar o Concelho e a Região, pois por mais interessante, inovador ou mais “in” que seja o investimento, este poderá ser negativo em termos de incidência. Por qualquer motivo, que poderá ir desde alteração geográfica de mercados ou até cortes orçamentais para os casos de subsídio dependência, a deslocalização ou o definhamento será certeza a qualquer momento. Para que um investimento se torne de incidência positiva, deverá evitar estar numa cadeia de valor muito curta, isto é, deverá arrastar consigo um conjunto significativo de fornecedores e subcontratações locais, para se poder usar os ganhos em termos logísticos, proximidade e, em especial, no saber fazer local, isto é, suportado nos pontos fortes locais. Se um investimento na Região se apresentar como utilizador e dinamizador dos pontos fortes em que os locais são fortes, tornar-se-á em polo de desenvolvimento pela certa. Se for apoiado só na focalização do número de postos de trabalho, numa cadeia de valor muito curta, teremos em futuro próximo histórias já antigas de filmes há muito vistos. Pergunta: Quais são os pontos fortes do Concelho de Cantanhede e da região envolvente? Modelos de desenvolvimento ultrapassados, não obrigado!

7 comentários:

Pedro Carrana disse...

A Câmara Municipal que deveria ser o principal motor da economia e desenvolvimento local, criando condições para captação de novos investimentos, não o está a fazer. Ao invés esses investimentos estão a ser criados em concelhos vizinhos.. e nós a vê-los passar!!! Parece que o que o povo quer são festas e "pagode".. então que se alimente o povo!!!

Anónimo disse...

Caro manel!
Tenho todo o gosto em recebe-lo na minha oficina quando vier aqui para a zona das Caldas da Rainha.
Um abraço.
Orlando Trindade

Anónimo disse...

Nós queremos é festa...
A Ivete Sangalo vai estar em Cantanhede e tudo o resto é paisagem.

Anónimo disse...

A Câmara Cantanhede está a fazer um excelente trabalho, do melhor alguma vez realizado. Como se diz: "vozes de burro não chegam ao céu"

Anónimo disse...

Exacto caro Anonymous! O trabalho tem sido excelente para alguns, que só por mero acaso são sempre os mesmos: Alegremente os outros irão à festa, visitarão uns stands de trapos, comerão umas batatas com bacalhau e baterão palmas ao Tony Carreira que até vai fazer o seu melhor, isto é, irá merecê-las.
É de notar que todas as outras festas de aldeia se não acabaram para lá caminham, e as Juntas e Câmara é que organizam as festas?
A comissao de festas tem feito um excelente trabalho, mas com o meu dinheiro.

Anónimo disse...

caro Munícipe.. não posso estar mais de acordo... Mas que a Expofacic, por exemplo, é um meio de alguns se "encherem".. ai é ..é!!!

Anónimo disse...

De facto a Câmara está a fazer um trabalho bom em termos de Imagem e controlo das notícias que saem nos jornais... pq de resto é mera gestão corrente