sexta-feira, janeiro 20, 2017

Vamos ajudar à TIA


Na economia 4.0 que vivemos já estão em implementação e em funcionamento sistemas de comunicação directa com equipamentos, tratamento de dados em tempo real com ligações ao cliente, onde tudo é registado, sistemas automatizados que comunicam entre si, centros de produção e fabrico integrando robots à mistura com operadores. Isto é o temos e vemos, e mais veremos se houver vida e saúde, como se costuma dizer.
Esta realidade é o caminho que  hoje trilhamos, e a tal “fábrica/indústria magra” está aí e vai acontecendo a grande velocidade.
Novas questões se estão a colocar relativamente às pessoas, à partilha do trabalho e ao sistema social.
Vamos prensar o assunto.
Pensar já é uma boa alternativa à TINA (There Is No Alternative), pensamento do tipo único que se sustenta a si mesmo, e que tem sido imposto com sucesso pelo poder dominante e ultimamente em catequeses até à náusea com recurso aos fazedores de opinião. O mesmo se aplica para o sistema financeiro que serve o todo-poderoso e único deus Mercado.

Vamos ajudar à TIA (There Is an Alternative).

quinta-feira, janeiro 19, 2017

É urgente pensar, e pensar é mudar de rumo.

Sabemos nós, porque vemos, ouvimos e lemos, que cada vez mais há uma concentração de riqueza/poder em um número cada vez menor de pessoas, e o que está a comandar os mercados financeiros, esses mesmos que se podem irritar como afirmou um algarvio, são computadores que utilizam algoritmos cada vez mais elaborados, e cujo objectivo é maximizar o lucro.

Só que nos indica que as pessoas não estão contempladas na equação. É urgente pensar, e pensar é mudar de rumo.

quarta-feira, janeiro 18, 2017

É a realidade, ó estúpido!

É a realidade, ó estúpido!


Os números debitados pelos algoritmos têm os seus seguidores fieis, como de religião se tratasse, uma reverência especial, havendo pessoas que seguem fiel e religiosamente toda esta ficção e acabam por julgar a realidade,  como um paradoxo.


quinta-feira, janeiro 12, 2017

Parem para pensar, por favor!




A vida não deveria ser só trabalhar, ganhar dinheiro, hipotecar-se, consumir e morrer.
Nascemos num mundo maravilhoso e com tantos lugar diferentes com pessoas únicas.

Parem para pensar, por favor!

quarta-feira, janeiro 11, 2017

De mentira a verdade absoluta


A Mentira nua dá a volta ao mundo antes da Verdade ter tempo de se vestir, e depois para alguns é transformada em verdade absoluta.

sexta-feira, janeiro 06, 2017

Idalécio Cação


….”Ler é sempre uma coisa de respeito, e tem de haver muito silêncio para um homem não se perder na leitura e dar o tom mais conveniente às notícias. Ler é como apanhar fruta numa árvore, colhê-la, e dá-la a comer a quem não pode chegar lá acima. Agente recebe as palavras ouvidas, sempre com as orelhas guiadas, não vá perder-se nem um grãozinho da leitura, nem o seu tom…….”
[Idalécio Cação]

segunda-feira, janeiro 02, 2017

Bom dia e bom ano!

Bom dia e bom ano!

Este ano eu não noto grandes diferenças do ano passado, e não espero nada de especial além de viver.