Na guitarra Maria do Carmo Alta, primeira mulher empresária de fado, também fadista e guitarrista profissional.
Restaurante Ferro de engomar, Estrada de Benfica, Lisboa, Anos 30.
Foto com alguns 90 anos, cantada da rede.
Na parede, por cima da pipa, pode-se ler:
Estou fartíssimo de afirmar
(tapado pela lâmpada) que o melhor vinho
É o do ferro de engomar.
Os olhares estão direcionados para o guitarrista (Júlio Ferreira?) de chapéu e bigodinho. O cabelo da senhora guitarrista (Maria do Carmo) é à lá garçonete dos anos 20. Atrás das duas mulheres o homem de gabardina está de olhos arregalados e a mão no ouvido. Atentos ao músico ,só o viola de fado (António Sobral?) está a olhar o fotógrafo.
Os copos com vinho na mesa são encenação e o armário com garrafas está organizado.
O rapaz da direita, de boné e calças remendadas, os homens de diversas idades e, pelas roupas, de posses vem distintas, a mostrar a transversalidade do social do fado.
Extraordinária foto encenada e poses estudadas.
Naquela época uma foto era para tomar o lugar de um quadro pintado, como a última ceia de Da Vinci.
Nota: O rapaz das calças remendadas bem poderá ser o Alfredo Marceneiro, que contracena na terceira foto com a Maria do Carmo.
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