ASPONE é uma gíria brasileira composta das letras iniciais da frase:
ASsessor de POrra NEnhuma .
Aspone refere-se àquele tipo de pessoa que faz parte do quadro de funcionários de uma empresa ou repartição pública, mas na verdade não tem função alguma, por ser completamente desnecessário ou não trabalhar - está ali por ter apadrinhamento político ou familiar - significando apenas um ónus a mais na folha de pagamentos.
O ASPONE também pode ser o típico funcionário puxa saco do chefe, servindo-lhe como um Staff, que não soma nada.
Ele adora entregar os colegas, sendo um verdadeiro "X-9", "dedo-duro", pois acredita que com essa atitude terá mais status com seus superiores.
Depois desta descrição, começa a pensar quantos conheces perto de ti ?
Ah pois é ….. temos às resmas, às paletes …. !!!
8 comentários:
Caro Manel,
Tenho a impressão de que os brasileiros inventaram o nome, mas tiveram que aprender com alguém. Nós como "colonizadores" tambem devemos ter mandado, juntamente com outras coisas, a nossa versão de ASPONE para eles copiarem.
Cumprimentos,
Viva Manel,
Gosto mais do nome Peniqueiro...
As funções são similares...não fazem uma porra, aliás, fazem...e a culpa é de quem os alimenta!
Estamos rodeados de Aspone,Asdocar, Asdapupa...peniqueiros!
Abraço
PS: Cuidado com essa promoção do leva seis e pague um...já há poucos...estão em extinção!!!
jobes fore de boys
Um país com um salário médio de 600 e tal euros, em que existem muitos milhares destes cargos "desnecessários", muitos deles a ganhar 2500-6000 euros por mês (ou mais), tem forçosamente que ter uma carga fiscal elevada para controlar as contas públicas! Mas depois a culpa dos défices é apenas dos "tugas" e da sua pressão exagerada na saúde e educação, chegando-se a pretender abolir e privatizar esses sistemas para resolver o problema! E isto sejam quem forem os galos a cacarejar no poleiro!
E leiam este artigo: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=124170
Uma marinha com 52 almirantes, mas apenas 40 navios (dos quais só 3 com capacidade militar moderna, apesar de estarem a caminho 2 usados da Holanda e 2 submarinos, sendo a maioria pequenos navios de patrulha)! E mais não comento!
Este não é um "ASPONE" mas ficou com uma reforma choruda só com oito anos de Câmara.
(Clique no link em baixo para ver de quem se trata)
Folha DR/Maio09 - ReformaPara ver o documento original de onde foi retirada a imagem, por favor clique aqui - Documento pdf original CGA
Caramba,
Aí o sálario médio é 600 Euros???
Aqui no Brasil milhões vivem com R$500,00...1 euro = 3,15 reais...
Como têm ladrões aqui!Agora, como disse o Sr. Cândido em uma nota acima, colonização... o passado condena!!!
Amiga Denise! Se por exemplo, tivermos 15 pessoas a ganhar um salário mínimo nacional de 450 euros e um "aspone" a ganhar 2850, o salário médio das 16 pessoas é de 600 euros! A realidade portuguesa anda muito perto deste exemplo! Claro que muitas das pessoas com salários elevados não são propriamente "aspones"! Neste caso são mesmo casos raros, no todo da população!
Tá certo Bruno...
Captei!!!
Abraços
Enviar um comentário