quinta-feira, setembro 15, 2022

Um glorioso absurdo.

 

Um glorioso absurdo.

No dia12 de setembro, nos degraus de Westminster Hall, a constituição britânica foi seguida à risca e ao segundo, respeitando o cronograma em toda a pompa gloriosa, o que se poderia chamar de glorioso absurdo.

De um os lados a Câmara dos Lordes. Uma câmara não eleita

Do outro lado a Câmara dos Comuns, com seus pares eleitos.

Ao meio, mas figurativamente acima, sentou-se o novo monarca e a rainha consorte.

segunda-feira, setembro 12, 2022

Como puxar assunto


 

Escrever Fora da Caixa

Início.

Encontrar um assunto sobre o qual escrever é o desafio que aqui me proponho,

Do outro lado, isto é, do seu lado como leitor, só poderá existir a disponibilidade para o ler. Se tal não vier a acontecer o assunto fica por aqui e só a si dirá respeito.

Mas como ultrapassou a leitura do primeiro parágrafo, e que ainda continua a leitura, lembro que o texto terá várias polissemias e formas de ser lido. Eu estou o a escrever, e só se vinculará a ele como leitor.

 Se a sua abordagem for pelo simples prazer de fruir da leitura, caso tal seja possível, a sua visão estética apenas o vinculará a si, e não a quem escreve estas linhas.

Se procura encontrar na leitura uma ideologia que se adapte, positiva ou negativamente, à norma do seu grupo, isto é, uma leitura política, então só o leitor se vinculará à leitura.

A intenção de quem escreve é o texto no seu sentido original. O desejo de quem escreve só depende do momento da escrita e o destinatário da mensagem, não das suas possíveis leituras.

Se fizer uma leitura de descoberta, de investigação na busca de encontrar respostas mesmo que incompletas às questões formuladas, aí, além da vinculação do leitor, se vincular-se-á também quem escreveu o texto tendo em atenção o momento da sua escrita.

Mas tudo é possível e legítimo.

Cada um lerá como quiser e o que quiser.

Uma só garantia aqui lhe deixo: o mais certo é eu estar possivelmente errado.

 

 

Liberdade de expessão

 Fia-te na virgem e não corras!




terça-feira, setembro 06, 2022

Putin sabe disso e certas forças políticas do interior dos países europeus também.

 

As despesas com a energia na Europa vêm aumentando desde fevereiro, quando a UE impôs sanções à Rússia sobre a invasão da Ucrânia e a Rússia respondeu o corte de fornecimentos. Após a decisão do G7, em 2 de setembro, de impor um limite ao preço do petróleo russo, logo no dia seguinte, a Rússia encerrou as entregas de gás através do Nordstream 1, o seu principal gasoduto para a Alemanha, supostamente por razões técnicas. Na manhã de 5 de setembro, o preço da gasolina na bolsa TTF de Amsterdão subiu.
A Europa e os altos preços da energia é um teste à solidariedade europeia.
Putin sabe disso e certas forças políticas do interior dos países europeus também.

quinta-feira, setembro 01, 2022

A Europa caminha para a recessão.


 

A Europa caminha para a recessão.

O choque de inflação está coincidir com uma crise económica

A guerra da Rússia contra a Ucrânia, uma recuperação desigual da pandemia covid-19 e uma seca em grande parte do continente ajudam a criar uma crise energética, inflação, e enorme incerteza sobre o futuro económico da Europa. 

Os governos tentam ajudar os mais vulneráveis. Mas a juntar à confusão nervosa, há um amplo acordo geral: uma recessão está aí.

É uma crise europeia onde os cães de furar silveiras, de ladrar aos vultos e de morder canelas, esperam já de rabo a acenar pelos donos que os têm tratado e mantido ativos.

A seca continua!


 

Os modelos indicam-nos que a chuva está arredia.