terça-feira, março 31, 2020

O efeito martelo



Depois do vírus e suas réplicas, que isto vai ter umas recaídas, pois não julguem que voltaremos ao que isto era, o pior virá e não sabemos como será . Só poderemos ter umas ideias.
As relações de poder mundial serão alteradas e uma nova geografia política e económica será desenhada, tal como aconteceu no pós segunda guerra.
Duvido que a União europeia sobreviva. Os USA deixarão de ser a principal potência e temo que os nacionalismos, no pior sentido que lhes posso dar, não venham aí como salvadores de coisa nenhuma.
A curto prazo indico que não teremos aulas do terceiro período em escola não haverá férias, nem passeios de automóvel a ver o mar . Não teremos festas romarias, procissões.
O número de bebedeiras caseiras aumentará atenção à violência doméstica , e o valor dos bens de primeira necessidade aumentarão de preço.
O relacionamento entre as pessoas terá uma mudança drástica, e não voltará , em nada a ser como dantes.

terça-feira, março 24, 2020

Nós a olhar os outros e os outros a olhar para nós



E ficamos desta janela a olhar o vizinho, o que ele está a fazer que é o mesmo que nós estamos fazer, isto é, a olhar para nós.
Mas não é isto que se faz nas redes sociais , olhar uns para o outros , nesta mediocridade dominante em que está transformado o facebook , vulgo redes sociais, de tasca aberta em tempos de quarentena?
Ultimamente tenho clicado no item não seguir e cada vez menos me chateio, pois o vinho da tasca anda a ficar uma zurrapa , martelado.
A porta da rua é larga e a foto prova que a bota não bate com a perdigota, e afinal nem se torna necessário ou obrigatório.
O non sense ajuda ao baralhar as cartas antes de distribuir jogo.

segunda-feira, março 23, 2020

O martelo e a dança




Coronavírus: o martelo e a dança 
Como serão os próximos 18 meses, se os líderes ganharem tempo.
Resumo do artigo: As fortes medidas de coronavírus hoje devem durar apenas algumas semanas, não haverá um grande pico de infecções depois e tudo pode ser feito por um custo razoável para a sociedade, salvando milhões de vidas ao longo do caminho. Se não tomarmos essas medidas, dezenas de milhões serão infectados, muitos morrerão, juntamente com qualquer pessoa que precise de cuidados intensivos, porque o sistema de saúde entrará em colapso.
O link para o artigo:

Não toquem tambor para o maluco dançar.





Não toquem tambor para o maluco dançar. 
Esta onda COVID-19 vai passar depois de arrasar e deixar a praia toda entulhada. Depois virá muitas mais ondas para nos dar com o entulho  espalhado a esmo nas canelas e nos costados. 
Não irei gastar palavras com gente que dança só ao som do pandeiro, pois vou precisar delas mais tarde, com todas as letras, para os mandar efectivamente para o cesto da gávea, mas com todos os alhos. 

quarta-feira, março 11, 2020

Covid-19 , 11 de Março de 2020.



(Cartoon do autor português Vasco Gargalo sobre a guerra na Síria)

Covid-19 ,  11 de Março de 2020.
Claro que isto que nos está a acontecer será ultrapassado mais dia, menos dia, só não sabemos quando. Eu espero que seja rápido e sem mais danos para as pessoas. Para isso é preciso que cada um cumpra o que todos temos que fazer em termos sanitários, com consciência e sem pânico.
O tempo que estamos a viver é tempo de guerra, escrito aqui e agora sem aspas.  
Esta guerra terá o seu término, que espero que seja em breve, e como todas as guerras terá os vencedores, isto é, os que irão ficar mais poderosos e que irão escrever a história.



quarta-feira, março 04, 2020

Parar para pensar.


Parar para pensar.

Estou a pensar que hoje temos uma classe de pessoas descartáveis, basta olhar ao redor, e ao mesmo tempo uma cascata tecnológica que nos leva invariavelmente a uma sociedade do mundo sem trabalho, tal como o definimos hoje.