terça-feira, março 27, 2018

Carro das vacas


(1





       Carros chadeiros: Carros das vacas de eixo de madeira, sendo as duas rodas de cambas solidárias a este. Voltear o carro carregado era muito difícil e evitava-se a todo o custo pois uma roda, como atrás mencionado, não é independente da outra. O eixo apoia directamente nas chedas solidárias ao toiço através do manto do carro, donde era puxado por uma junta de vacas apeaçadas à canga apoiada no tamboeiro e fixa por uma chavelha de engate. O apoio de eixo nas chedas é directamente no eixo que roda em contacto de madeira com madeira, recorrendo a um lubrificante à base de gordura animal, o unto que é transportado dentro de um recipiente feito de um corno. A ausência da película lubrificante e as cargas elevadas transportadas levava a que o carro em carga cantasse, chiando. Cada carro de vacas tinha o seu bilhete de identidade sonoro, conhecido de todos os vizinhos.

quinta-feira, março 15, 2018

Money




Há dois tipos de dinheiro.
O dinheiro vivo é aquele que é representado pelo sistema de notas e moedas físicas, e que usamos para fechar as transacções de venda e compra.
Este é de todos, mais de poucos que de muitos, mas passando de mão em mão, é no fim dinheiro público. Todos nós sentimos a necessidade e a sua facilidade de uso, assim como reconhecemos a sua utilidade.
Não passa de uma invenção humana.
Uma invenção milenar que hoje nos é apresentada como suja, não pelo seu manuseamento directo e sem regras de higiene, mas pela sua relação com a corrupção, tráfico ilegal, logo lucrativo, crime e guerra.
Será que é por ser de livre acesso?
Depois temos o dinheiro digital, …

quarta-feira, março 14, 2018

Unidades de venda e de compra



Uma pessoa que tenha baixo rendimento não terá qualquer valor para os bancos e intermediários dos pagamentos com unidades electrónicas de venda e de compra, o vulgo dinheiro de plástico. Na verdade, há uma intenção clara em empurrar as pessoas para esta situação que chamam “progresso”, como se disso se tratasse. A pretexto de destruir a “economia paralela”, e como os bandidos, dizem, que usam dinheiro vivo, acabando com este acabariam os bandidos. Impingem-nos cada coisa!
Enquanto isto vaia andando, os resistentes e os excêntricos, lentamente são encurralados pelo sistema. Os espaços onde se negoceia com dinheiro vivo cada vez são menos.

quarta-feira, março 07, 2018

Accionem a emergência


Accionem o botão de emergência!
Só assim se desligarão da corrente as múltiplas ventoinhas para onde se tem lançado tanta trampa. Com tanta sujidade colocada na frente da ventilação forçada, nada escapa de levar salpicos e mais salpicos excrementais.
O pedaço de pano que cobre os olhos da senhora da espada e da balança fede a bosta rara e estreme.


segunda-feira, março 05, 2018

Sobreviver é fundamental


Sobreviver é fundamental no tempo que vivemos.
Nunca como hoje o esforço de tantos gerou tão pouco retorno.
No entanto, sigamos o caminho que se faz caminhando.
Que se faça o que se pode, pois como alguém que eu estimo afirmou, quem faz o que pode faz o que deve.