terça-feira, junho 27, 2017

As tecnologias têm uma importância extrema na vida da nossa espécie.


Na evolução social do bípede de polegar oponente, que somos nós, poderíamos classificar as etapas passadas em função das tecnologias utilizadas.
As tecnologias têm uma importância extrema na vida da nossa espécie. 

O polegar oponente




Desde que a evolução nos trouxe um dos dedos livre praticamente na frente dos outros da mesma mão, tudo melhorou e tudo se passou a ter na ponta dos dedos, a zona mais afastada em termos de ligação nervosas ao cérebro, e assim começámos, alguns, a ter tempo disponível para teorizar sobre a nossa existência.

ideias movediças


Quando entramos em terreno movediço qualquer movimento mais abrupto pode-nos levar a ficar mais atascados, pelo que ultrapassar esse obstáculo se torna ainda mais difícil.
À nossa volta há o ruído constante que polui a informação que chega até nós, baralhando-nos nas decisões e ocultando-nos os caminhos a escolher nestes momentos de mudança supersónica da qual é notória a dificuldade geral das pessoas em a entender.
Há turbilhão de ideias nas nossas mundividências.

Tal qual a perda de contacto visual do chão que pisamos nos pode levar ao desequilíbrio, a busca dos referenciais humanistas universais é o chão que nos segura.

sexta-feira, junho 23, 2017

S. João da Praia da Tocha.



S. João da Praia da Tocha.

quinta-feira, junho 22, 2017

Os novos púlpitos

                                                                                                                                                                Há demasiadas pessoas que têm certeza de que o que lêem, ouvem e vêem é o suficiente, e corresponde à realidade. 
Imaginam que tudo pode ser compreendido sem esforço, e não admitem que podem estar a ser manipulados. Ouvem, lêem e repassam assuntos nas redes sociais sem questionar. Não vêem a pressão constante das TVs que anunciam catástrofes. As coisas boas são desprezadas e os pequenos deslizes são apresentados como enormíssimos escândalos. Para elas, as Tvs acabam por ser os novos púlpitos de onde se prega a verdade.