Na antiguidade, Hipérides era conhecido pelo seu estilo. O seu discurso mais famoso perdeu-se. Dizia respeito a Friné, uma prostituta famosa pela sua beleza. De facto, diz a lenda que o seu corpo serviu de modelo para a famosa estátua da deusa Afrodite. Mas Friné era também amante de Hipérides, e quando foi acusada de ofender os mistérios de Elêusis, Hiperdes assumiu a sua defesa. As coisas não estavam a correr bem a Hipérides e, por isso, abriu o vestido de Friné e expôs os seios dela ao júri.
Friné foi absolvida.
Como podia o mundo ficar privado de tal beleza?
«Sabes o que me lembra este céu? Mais ou menos: a guerra dos astros. Tal e qual. A guerra dos mundos. Um sol maléfico, que tenta destruir a maquete, e sete planetas menores que tentam defendê-la.» [Finisterra, Carlos de Oliveira]
terça-feira, abril 29, 2008
O 1º de Maio do Escoural
segunda-feira, abril 28, 2008
quinta-feira, abril 24, 2008
terça-feira, abril 22, 2008
Earthday 2008
Um tipo de neo paganismo como filosofia de base nos aponta um caminho que não será de salvação pois esta não existe, uma possível saída um pouquinho airosa.
Sempre me impressionou os desenhos e quadros onde as quedas de água violam a lei da gravidade.
Eis o que me veio à mente, hoje ao abrir o http://www.google.pt/.
quinta-feira, abril 17, 2008
quarta-feira, abril 16, 2008
Brasil
O Brasil já é o 6º maior fabricante mundial de automóveis
Com resultados excepcionais verificados no sector automóvel em 2007, o Brasil ultrapassou a Espanha e a França e tornou-se a 6ª maior fabricante mundial de automóveis. No ano passado foram fabricados 2,97 milhões de veículos, 14% a mais do que 2006. Este crescimento colocou o Brasil imediatamente atrás do Japão, dos Estados Unidos, da China, da Alemanha e da Coreia do Sul.
Fonte: http://www.apf.com.pt/
Funciona com pilhas
http://www.20minutos.es/galeria/4089/0/4/
Estación verde. La única estación de repostaje de combustible de hidrógeno que existe en Inglaterra, que será inaugurada mañana en el campus de Edgbaston de la Universidad de Birmingham en Reino Unido. Se planea la construcción de otras tres estaciones como ésta en Londres y de otras 12 en todo el país para el 2010.
O QUE É A PILHA DE COMBUSTÍVEL?
O princípio da pilha de combustível "fuel cell", baseia-se no processo electroquímico que combina directamente Hidrogénio com Oxigénio do ar, a uma temperatura da ordem dos 100ºC, produzindo electricidade e vapor de água;
H2 + O = H2O + Electricidade
A energia eléctrica debitada é controlada pela quantidade de Hidrogénio fornecido às diversas células, que constituem a pilha.
terça-feira, abril 15, 2008
Vento de Espanha
Via http://jumento.blogspot.com/
Os ventos de Espanha sopram assim.
Enquanto a ministra da defesa passa revista às tropas, Das Neves reza mais um terço.
segunda-feira, abril 14, 2008
Biotratol
A pressão internacional nos preços dos produtos alimentares, nomeadamente os cereais, é resultado da futura utilização de terra arável para a produção de matérias-primas de bio combustíveis.
Está aí uma nova situação em que os problemas estão relacionados com os novos desafios e negócios que espreitam com a substituição da gasolina por bio combustível, que relativamente às emissões de CO2 não se apresenta assim tão vantajosa como tentam fazer crer, pois ainda por cima teremos os a poluição agrícola e, ainda mais dramático, os problemas sociais relacionados com a posse de terra.
Os responsáveis mundiais estão a tapar o sol com a peneira no sossegar da sua consciência ecológica. A ver vamos, como diz o cego.
No entanto é o tempo de repensar a agricultura portuguesa local para o tempo pós PAC (Política Agrícola Comum), onde os projectos de índole regional deveriam estar já na calha, pois quem chega tarde para comer da galinha comerá só pescoços.
domingo, abril 13, 2008
sexta-feira, abril 11, 2008
Acordo ortográfico
Nã0 v2jo n3m 5into n2ce55idade ou v2ntagem ne55e tal acordo ortográfico. 3le não me afectará, pois não me influenciará nas minhas conversas telephónicas, nem no facto de eu não usar fato com regularidade. Näo s3rá uma le7ra a mais ou a menos que af2ctará a minha philosof1a de vida.
Poderei e5tar errado.
Cont1nuarei a e5crever sòmente como aprendi 3 às v3z3s c0m e44o5.
quarta-feira, abril 09, 2008
Escola
terça-feira, abril 08, 2008
Grau académico versus grau alcoólico
É de ler o excelente post do De Rerum Natura sobre os graus académicos, títulos que os tugas usam tal qual usaram outros no final da Monarquia.
Sá falta equiparar o grau académico ao grau alcoólico das queimas que se avizinham, provando assim que a um engenheiro não é necessário saber trigonometria.
Post escatológico
A romaria em carrossel auto voltou no fim-de-semana passado à Praia da Tocha.
Logo que terminem estes pingos de chuva, o branco pneuzinho estará a ser ofertado às mordeduras do sol.
Para os fins da ideologia, milénio, história, democracia, valores, religião e família, o fim da Praia da Tocha foi um sinal dos tempos.
quinta-feira, abril 03, 2008
Do Regimento dos Violeiros 1572
E o official do dito officio que tenda houver de ter faraa hua viola de seis ordens de costilhas de pao preto ou vermelho laurada de fogo muito bem moldada e laurada:
tampão e fundo de duas metades ?ss? junta pelo meo muita bem feita: e marchetada cõ hu marchete de oito e outro de quatro muito bem feitos:
e pelo pescoço arriba leuara hu rotolo ou hua trena cõ huas encaixaduras cõ seus remates e seraa grudada cõ grude de pexe:
fundo e tampão, e seraa forrada per dentro cõ forros de panno:
Item faraa hu laço de talha fundo ou raso muito bem feito:
Item regrara muito bem a dita viola e a alimpara e per esta manrª seraa acabada:
Item encordada a dita viola muito bem segundo pertencer ao tamanho della, e a[ha]pontara e afinara de maneira que possão nella tanger [?]:
Item mandão que os violeiros que tenda teuerem que fação as violas de seis ord?s de duas costilhas: e seião forradas cõ pions ou lenços:
e os laços dellas de talha seião de folha: e se os quiserem fazer no tampão ão forrados de purgaminho.
http://www.vihuelademano.com/regimento.htm
A Stôra Lili
Há muitos anos que se vem observando que a Escola se transformou num depósito de crianças e adolescentes.
Aceito que não era esse o caminho inicialmente pensado para ela. Mas de governo para governo, de ministro para ministro, de técnicos de educação para técnicos de educação, juntando ao baile os paizinhos e as mãezinhas, autarcas e professores, chegamos à realidade da stôra Lili.
O mais importante é saber onde nos situamos: se fazemos parte integrante da solução ou do problema.
– FÁTIMA BICA
2005; 226 p.; 21x15 – PVP: € 15,00
ISBN 972-772-544-9
A stôra Lili, de nome completo Eva Ermelinda de Alencerro da Nóbrega Corte‑Real de S. Francisco de Salles e Vila Seca de Castelo, bisneta do marquês de Vila Seca, estudou nas melhores escolas e universidades do país e do estrangeiro, é uma poetisa com vários livros publicados, mas tem de ganhar a vida como professora de Inglês na Escola Sec/ 3 Dr.ª Dedalina Inês, para grande embaraço e vergonha da mãe, que vive de aparências e da delapidação do património herdado. O diário que a stôra Lili mantém durante um ano reflecte a escola, os professores, os alunos, os pais, os políticos, enfim, a educação que temos. Mas, como nem só de escola vive uma docente, no diário a stôra Lili fala da vida, da família e de um avô senil, da mulher a dias, das relações falhadas com o ex‑marido e o ex-namorado, do casamento que está para fazer com o editor e do grande amor pelo Homem Misterioso.
quarta-feira, abril 02, 2008
terça-feira, abril 01, 2008
Abaixo o D. Quixote
Abaixo o D. Quixote
http://arseniomota.blogspot.com/2008/03/somos-testemunhas.html
Eis a clara visão de uns olhos que, apesar de já terem visto muito, enxergam o longe e o perto que teimosamente nós não queremos ver.
A todo o momento nos pedem o testemunho que negamos. Receamos ficar transformados em estátuas de sal, mas são estas que não conseguem visualizar a destruição da Cidade a mando do Deus Vingador.
(Ler mais)
Conversas de sala de chuto
Na conversa de sala de chuto, nova designação para rua dos bares onde é proibido fumar, o filme que irritou tanto os muçulmanos veio à baila.
“O Corão é só violência”, afirmou o autarca que por razões de tradição e obrigação eleitoralista todos ou quase todos os Domingos vai à missa.
Quando afirmei que a violência também estava bem presente na Bíblia, o autarca discordou de mim, apesar de confessar que nunca tinha lido o livro.
De seguida entrámos no bar para a rodada final.
Subscrever:
Mensagens (Atom)