terça-feira, julho 26, 2011

vermeer letter love

The Love Letter (De liefdesbrief) c. 1667-1670 oil on canvas 17 3/8 x 15 1/8 in. (44 x 38.5.cm) Rijksmuseum, Amsterdam
O instrumento que a senhora segura é uma cítara, antepassada da nossa guitarra. Tomamos o comprimento entre a pestana e o cavalete em proporção ao tamanho das figuras humanas, chegaremos próximo do actual comprimento de vibração de corda do nosso instrumento, isto é, 47 centímetros.

http://guitarrasdecoimbra2.blogspot.com/2011/07/o-repertorio-da-guitarra-portuguesa.html

O grito

Da(s) religião(ões) tudo se pode ir buscar, desde uma mensagem de paz até ao ódio. Se a maioria dos crentes das diversas religiões afirmam a paz, a violência, quer na sua prática extremistas, quer no seu atiçar foi e é suportada na religião, uma leitura que dá para todos os lados. O ser humano não nasce cristão nem maometano. Nasce-se apenas. A família em particular e a sociedade em geral condicionam-no segundo conceitos a que foram anteriormente condicionados. O indivíduo vai-se moldando por conceitos discutíveis e muitas vezes disparatados, perdendo a coragem de os questionar. Pensar é sempre criticar!

quinta-feira, julho 21, 2011

Poupar água

Um um espaço verde não é "uma rotunda com relva". Em Cantanhede, os responsáveis políticos de hoje entendem que uma rotunda com relva é um espaço verde ao serviço da população.

Precisamos de moínha

Depois vem o vento rente ao chão e lança areia contra as colheitas cortando os rebentos das searas. A areia estreme não dá nada sem ter com o que misturar, sem a gordura da moínha. Mas para a construção do convento será preciso semear pinhos e abrir corgos. Abrir corgos e semear pinhos resolve? Resolve.

quarta-feira, julho 20, 2011

Os nossos salvadores

"… Parece que o ser humano tem medo de ser livre. Ele quer um pai no céu, pelo menos para ouvir as queixas e as orações. Ele precisa de ter um pai no céu, como um Deus, para tomar conta dele. Sem um Deus no céu, ele sente-se como uma criança perdida. Psicologicamente, é uma fixação no pai …"

terça-feira, julho 12, 2011

Gândara

Não inventem o que já está inventado.

Ontem voei do Aeroporto Tours – Loire Valley para o Porto no avião da foto. É um pequeno aeroporto militar que serve toda uma região, e neste caso particular da linha para o Porto, onde a maioria dos passageiros são portugueses ou franco/portugueses, com uma ligação forte ao norte do nosso país. Usei esta linha aérea por razões profissionais, que me serviu muito melhor que a anteriormente utilizada. Pergunto, aqui, onde pára a ideia de em Portugal se usar a base militar de Monte Real , Leiria , também para a aviação civil? Basta copiar os casos de sucesso, pois parece que nada está inventado.

quinta-feira, julho 07, 2011