quinta-feira, maio 31, 2007

A greve geral nos outros

A CGTP está perante um paradoxo na sua natureza sindical. Definindo-se pelo sindicalismo de classe, com uma componente directiva e discursiva fortemente obreirista, dogmática no vanguardismo proletário, acaba por se ver reduzida a uma federação congregadora de trabalhadores de serviços públicos, em que a maioria do operariado do país lhe passa ao lado. Vivendo do Estado, o Estado-patrão, o Estado capitalista, na exacta medida em que o seu poder de mobilização se esgota em parte da área dos assalariados dos serviços das administrações públicas central e local. Publicado por http://agualisa6.blogs.sapo.pt/291364.html , João Tunes às 16:03
Nota do manel: Esta é a verdade em que o trabalho mais árduo é carregar com a ferramenta.

A ler ou a ver

“Fahrenheit 451” Montag é bombeiro, tem cerca de 30 anos e é casado com Mildred, uma mulher que chama “família” às personagens da sua televisão interactiva de três paredes e que usa constantemente uns auriculares, em forma de conchas, para continuar a ouvir os “parentes”. Passado no século XXIV, num mundo sem memória. No século XXIV, os bombeiros não são sinónimo de heroísmo nem têm a tarefa de apagar incêndios (todas as construções são à prova de fogo e espaços verdes quase não existem). Ocupam-se, antes, de um sinistro trabalho: existem para queimar livros e incendiar as casas daqueles que cometem a ilegalidade de possuir literatura. “Fahrenheit 451”, que dá titulo ao livro, é precisamente a escala e a graduação usada para incendiar os volumes. A história de Montag representa também o combate individual num mundo de obediência servil e a sabedoria que pode ser descoberta nas páginas dos livros.

quarta-feira, maio 30, 2007

A lei e os "moralistas"

Aqueles que se assumem com uma superioridade moral, quer ela seja induzida por religião que dizem professar, quer pelo facto de estarem do lado de dentro (ou de fora) de um balcão de um Serviço público ou outro motivo qualquer, chateiam-me a ponto de eu ficar chateado. Li no jornal Asbeiras , que os Centros de Saúde de Viseu estão na “lista negra” das instituições que negam consultas de planeamento familiar aos jovens e adolescentes e que as adolescentes que visitaram os centros de saúde e delegações do IPJ queixaram-se de “falta de discrição dos funcionários da recepção”, refere um estudo da Deco. Segundo o mesmo, os funcionários “falaram alto, deixando as jovens embaraçadas, foram antipáticos, arrogantes e pouco disponíveis”. Como poderei classificar tais funcionários?

terça-feira, maio 29, 2007

Tradição

(Botero, tradição)
"Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se querem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos." (1 ª EPÍSTOLA DE S. PAULO AOS CORÍNTIOS )

quarta-feira, maio 23, 2007

Viver melhor com menos

Teremos, obrigatoriamente, de aprender a viver melhor com menos, pois até agora a questão que se tem colocado tem sido ter que arranjar quem pague, já que no passado a obra de fachada foi mostrada sem que a questão sobre quem pagava fosse apresentada. Todos sabem quem pagou e quem irá pagar. Da minha parte, que paguei, pago e irei pagar, exijo um pouco de respeito pelos meus euros. Exijo luta contra o desperdício, pois ainda há quem ainda viva gerindo o meu dinheiro embandeirando em arco, alegre e festivamente, de uma forma irresponsável. Teremos que aprender a viver melhor com menos. Reconhecer o desperdício será o primeiro passo.

terça-feira, maio 22, 2007

Modernices e modernidade

Observo aqui na Aldeia uma vivência dita religiosa católica que não é baseada na religião, mas sim na superstição pura e simples, associada à adoração de senhoras, santos e santinhos, figuras e figurinhas mais ou menos divinizadas. Um autêntico politeísmo, um rol de divindades num altar quase hindu. Nesta sopa flutua o respeito pela tradição, pela ordem estabelecida, onde a dita fé religiosa aparece como uma atitude social e política públicas em nada ligada ao sagrado. “As coisas sempre foram assim, as coisas serão sempre assim, e portanto é de defender as coisas assim como estão”. Às vezes, esses navegadores do caldo aparecem como auto intitulados de modernos, e com umas modernices penteiam e pintam a fachada do existente, mostrando a mesma coisa. Fazem lembrar a anedota em que o marido diz para a esposa, “com essas modernices todas só te falta passar a fumar”. Como dizia a cantiga: “tudo está no seu lugar, graças a Deus”.

quinta-feira, maio 17, 2007

Estás com cagufa?

Thomas More afirma: “A pobreza do povo é a defesa da monarquia... A indigência e a miséria eliminam toda coragem, embrutecem as almas, acomodam-nas ao sofrimento e à escravidão e as oprimem a ponto de tirar-lhes toda a energia e sucumbir ao jugo”. Dessa forma, concluí-se, ter dinheiro, alimento e conforto, permite também que se tenha coragem. Podemos observar que a condição do medroso era mesmo de miséria justamente porque a miséria mesma induzia à fragilidade e à covardia. A miséria humilha, destrói. A bravura e a valentia eram características dos nobres e endinheirados. Assim é fácil. Isso pode ser observado nas fotos e esculturas da época da Renascença. Os homens deixavam-se retratar de peito inflado, rosto altivo e sorriso suave nas faces coradas.
Mas a despeito de todas os esforços para superar e negar o medo, só há uma verdade: “Não há homem acima do medo”. Prova disso é que os homens, mesmo os cavalheiros corajosos, usaram amuletos, criaram imagens de santos, anjos de guarda e templos para deuses que pudessem protegê-los. Nenhuma civilização escapou desse ritual. A necessidade de segurança está na raiz da afectividade e da moral humana. Quem não tem medo está, na melhor das hipóteses, doente. Como o homem é o único animal que sabe que vai morrer e por isto, é o único no reino animal a conhecer o medo num grau tão terrível e duradouro. Entretanto, paradoxalmente, o medo é que nos permite escapar provisoriamente da morte.

Salvo de salvador

Apesar de estarem obsoletos e de não terem qualquer utilidade positiva, ainda andam por aí alguns à sua procura e outros que até se julgam indispensáveis e potenciais candidatos a serem achados. "O problema não é salvar Portugal, mas salvar-nos de Portugal" [Jorge de Sena]

quarta-feira, maio 16, 2007

A guitarra do “Soletra”

Eis a etiqueta original da guitarra que pertenceu a Manuel Joaquim Mendes, o “Soletra”, que foi à escola já tarde, só para aprender a soletrar. Foi barbeiro e guitarrista na Taboeira.

terça-feira, maio 15, 2007

Ora bolas

Como já não há maneira de meter bolas na baliza do adversário, vamos meter bolas na buraca da loira.

Mão

Uma mão para abençoar Timor.

segunda-feira, maio 14, 2007

O medo e a mudança

«A maioria dos portugueses (53%) nunca utilizou um computador, apenas 28% navega regularmente na Internet e só um terço dos trabalhadores usa tecnologia digital na actividade laboral. Estes são os principais factores que fazem com que Portugal esteja na cauda da Europa em matéria de conhecimentos básicos de informática, revela um estudo da Eurostat, ontem apresentado.» [Diário de Notícias Link].
Os medos e os antigos fantasmas andam por aí!

quinta-feira, maio 10, 2007

Ler os outros

É de ler a homenagem do mestre Octávio Sérgio ao grande Artur Paredes, aquele que abriu os horizontes à guitarra de Coimbra. http://guitarradecoimbra.blogspot.com/2007/05/faz-hoje-108-anos-que-nasceu-artur.html

quinta-feira, maio 03, 2007

eles "andem aí"..

Clicar sobre a foto para aumentar.
Blogue apela à candidatura de autarca da Tocha à Câmara de Mira Movimento nasceu em Mira para convencer o autarca da Tocha, Júlio Oliveira, a avançar, em 2009, com uma candidatura à Câmara Municipal. Na Net já foi “postado” um blogue a apelar ao apoio. Ninguém sabe dizer se um blogue “postado” na Net com o propósito de conseguir apoios para uma candidatura do presidente da Junta de Freguesia da Tocha, Júlio Oliveira, à Câmara Municipal de Mira, é uma brincadeira, se está a ser levado a sério, mas a verdade é que está a ser criado um movimento nesse sentido.Intitulado “O blogue dos que querem que Júlio avance”, no seu primeiro post, assinado com o pseudónimo “Mirão”, os apoiantes desta causa explicam o porquê da iniciativa, afirmando na blogosfera que é do conhecimento de todos que Mira é um concelho que tem tudo para dar certo, que tem tudo para crescer e desenvolver-se, «mas que não anda!».Dizem os apoiantes deste hipotético movimento, que os homens que têm passado ao longo dos tempos «pelo cadeirão da Praça da República» têm estado mais preocupados em garantir «a sua próxima reeleição» do que naquilo que é essencial, e que tanto o PSD como o PS «não têm feito o que devem» para levar o barco a bom porto, sendo, assim, «ambos culpados da pasmaceira em que vamos vivendo».Daí que este blogue sirva, frisa o texto assinado por “Mirão”, provar que Júlio Oliveira, actualmente presidente da Junta de Freguesia da Tocha, «é o homem certo para tirar Mira do marasmo, para colocar Mira no mapa».«É nosso dever – acentua o texto – convencer Júlio Oliveira a avançar. É nosso propósito conseguir que o povo mirense entenda que ele é mesmo o homem certo para dar a volta a Mira».Dadas estas “explicações”, o blogue apela aos interessados em apoiar esta iniciativa para enviarem as suas mensagens para o endereço de correio electrónico julioapresidente@iol.pt e, para aceder à página da globosfera, os interessados podem entrar em http://www.obloguedosquequeremquejulioavance.blogspot.com/ . O Diário de Coimbra falou com Júlio Oliveira e o autarca da Tocha mostrou-se, inicialmente, surpreso com tal movimento, afirmando não saber de nada.«Não tenho conhecimento desse blogue e, sinceramente, ninguém falou comigo nesse sentido. Por isso não posso pronunciar-me sobre isso», referiu.Numa espécie de “back up” à sua memória, Júlio Oliveira recordou-se que, «há uns anos, pessoas de Mira que vêem à feira da Tocha, já me tinham dito que eu era um bom presidente para Mira, mas – disse o autarca – nunca levei isso a sério».Este democrata-cristão, a presidir a Junta da Tocha há mais de 25 anos, mesmo dizendo que não lhe passa pela cabeça «uma situação destas», sempre foi afirmando não poder dizer que «desta água não beberei». Ou seja: «A dois anos de distância não posso dizer nada…».A afirmação do autarca levou o nosso Jornal a questioná-lo sobre se sentiria com capacidades para gerir um concelho como Mira, e a resposta foi arrebatadora: «Tenho capacidades, sim senhor!. Aliás, se esse blogue não for uma brincadeira, as pessoas que estão por detrás dele devem estar entusiasmadas pelo desenvolvimento que a Tocha tem tido ao longo dos anos, a crescer a olhos vistos…».O nosso Jornal também abordou o vereador da Câmara de Mira, Miguel Grego, que desconhece «em absoluto» a existência deste movimento e blogue. Instado a comentar o assunto, o autarca de Mira, limitou-se a dar uma gargalhada e a dizer: «Sem comentários!».
Vejam aqui a notícia do JN sobre a candidatura do autarca http://jn.sapo.pt/2007/05/04/pais/autarca_tocha_troca_terra.html
Nota cá do Manel: é o Diário de Coimbra no seu melhor . É de se vir até às lágrimas!

terça-feira, maio 01, 2007

Na oficina do mestre Adérito (2)

( Mestre Adérito dedilha a guitarra que construiu)
(Bandolim em restauro)
( Pormenor da rosácia)
(Clicar na imagem para aumentar)
Mestre Adérito tem um toque especial nos sons que constrói. Um equilíbrio sensível que atravessa do grave ao mais fino agudo, além de um toque muito pessoal. Na minha última visita à oficina do mestre Adérito, este estava a restaurar um bandolim que pertenceu ao avô de um importante industrial de Águeda.Mestre Adérito autorizou-me a indicar o seu contacto: 916770189.

Os barbeiros guitarristas gandareses

(Manuel da Vila dedilhando a guitarra)
(Clicar na imagem para aumentar)
No seguimento do mestre da guitarra Flávio Rodrigues que foi barbeiro de profissão, venho aqui vincar os barbeiros guitarristas gandareses. Na foto temos Manuel de Oliveira (Manel da Vila) que foi barbeiro no activo entre outras actividades profissionais, além de ter sido o primeiro presidente da Junta da Freguesia da Tocha eleito após o 25 de Abril, dedilhando uma guitarra no 19º convívio dos Manéis realizado todos os 1 de Maio, na Tocha. Relativamente ao barbeiro da Taboeira, Manuel Joaquim Mendes, de seu nome completo, faleceu a 01-01-1988 com 78 anos. A sua última guitarra foi restaurada a 1904, segundo informação do seu filho, comprada em Lisboa na Feira da Ladra por 300$00, em 1969.

Manéis

Manel Cabete (Carvalhinho), o jovem de 89 anos, poeta e cantador, mais uma vez marcou presença no 19º convívio dos Manéis, que se tem realizado sempre no restaurante do Toino do Amigo, na Tocha.

Um jardim gandarês